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PublicouPaulo Gonsales Alterado mais de 10 anos atrás
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A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
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A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PERSPECTIVAS E TENDÊNCIAS
Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas O Cenário Mundial liderar significa planejar, organizar, dirigir, controlar – atividades de pessoas para atingir um objetivo específico Variáveis no processo de Gestão Variáveis ambientais Tecnológicas Legais Financeiras Pessoal
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Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas Todas as ações acontecerão em função de turbulências, incertezas e esforços para concretizar as funções gerenciais As pessoas representarão o cerne, o coração das operações, agilizando todos os recursos disponíveis pelo seu talento, competência, discernimento, visão e capacidade empreendedora
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Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas O ser humano como o pivô para agilização, desenvolvimento e consolidação dos esforços produtivos Ao longo dos anos no Brasil e no mundo as pessoas foram conduzidas de diferentes formas e por setores que tinham denominações diferenciadas
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Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas Após 1930 o setor de Administração de Pessoal tendo como gestor a figura do “Feitor” Novo tratamento ao trabalhador brasileiro após a criação do Ministério do Trabalho, amparado pela Lei de 1º de maio de 1943 Aviso prévio, férias, recrutamento via jornais, prova de datilografia, treinamento fora da empresa O profissional top de RH era geralmente um bacharel em Direito
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Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas No final dos anos 70 o RH foi impulsionado pelos movimentos sindicalistas e passou inclusive a ter um tratamento específico nos cursos de Administração de algumas universidades
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Gestão de Pessoas – Tendências e Perspectivas O novo perfil fortalece as áreas de recrutamento, seleção, treinamento, desmembrando áreas de rotinas legais e trabalhistas, criando novos focos de ação, tais como: Planos de carreira Benefícios Valorização e saúde do trabalhador Inclusão de TI para criação de sistemas de bancos de dados Auditoria em RH Terceirização de serviços Desenvolvimento de competências
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Perspectivas para o Século XXI O novo cenário mundial justifica a atualização de todos os subsistemas de RH Recrutamento Seleção Treinamento e desenvolvimento Benefícios Cargos e salários Avaliação A dinâmica da vida organizacional demanda soluções customizadas, rápidas e modeladas conforme as circunstâncias e as potencialidades de cada empresa
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Perspectivas para o Século XXI Há uma nítida compreensão de que em qualquer negócio, quer na área privada quer na pública, as pessoas querem formar um corpo a contribuir, sob a forma de rede, para a instalação de um clima favorável que conduza a resultados O capital humano como combustível mais valoroso que faz toda a máquina organizacional andar e chegar ao seu destino O setor de RH deverá funcionar como unidade de consultoria interna para as demais áreas da empresa, aconselhando, orientando, monitorando e propondo soluções de melhorias
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Nova Abordagem Organizacional no Novo RH Arquitetura organizacional: HOLÍSTICA (sistêmica e integrada), apoiada nos seguintes princípios (NADLER, 1994) Princípio da finalidade Adequação arquitetônica Materiais estruturais Tecnologias colaterais
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Nova Abordagem Organizacional no Novo RH Para a CTI - Corporate Transition Internacional Inc. (1987) as organizações bem-sucedidas devem trabalhar com 7 C’s: Comprometimento Criação conjunta Conexão Comunicação Celebração Clima bom Confiança
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Gestor de Pessoas O profissional dessa área deverá utilizar estratégias que perspassem toda a organização Segundo a visão de vários pensadores e autores (Hanenberg, Runion, Silvano e outros) sua presença é demanda pelas seguintes posturas: Saber impactar Aprender “segredos” Pensar reflexivamente Não trabalhar desnecessariamente Ser ético
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Gestor de Pessoas As exigências do mundo organizacional são constantes e contínuas. Todas as inovações sempre exigirão do bom profissional o exercício de suas competências Portanto ao mundo empresarial a nova ordem está lançada: RH estratégico, flexível, integrado, comunicativo e ético
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Gestor de Pessoas Conhecer o ambiente; avaliar as incertezas; identificar e posicionar talentos; recompensá-los e desenvolvê-los. Eis a nobre missão do RH voltado ao século XXI
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