A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD"— Transcrição da apresentação:

1 Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin

2 Objetivos Conhecer os principais recursos e ferramentas utilizados na educação a distância Aprender a identificar as ferramentas de organização, gestão, informação e comunicação

3 Tópicos Recursos utilizados em EaD
Ferramentas de organização, gestão e comunicação em EaD Ferramentas interativas do Moodle

4 Recursos utilizados em EaD

5 Recursos utilizados em EaD

6 Recursos utilizados em EaD
Aplicativos / Softwares / Programas Processadores de texto Planilhas eletrônicas Softwares para apresentações eletrônicas Aplicações gráficas Editores de páginas web Bancos de dados

7 Ferramentas de organização, gestão e comunicação em EaD
Ambientes virtuais de aprendizagem - AVA Plataformas que dão suporte às atividades de educação a distância. Funcionalidades que garantem as relações de comunicação, a difusão e tratamento do conteúdo, a gestão e as interações necessárias ao processo educativo.

8 Ferramentas com funções para a aprendizagem virtual (Class, 2001)
Funções de informação: gerar, armazenar, veicular, processar e reproduzir a informação Funções de comunicação: veiculação da informação, inclusive as mídias mais tradicionais, como o uso de pergaminhos, de tambores na selva, de livros, de revistas, do rádio, da TV, do vídeo, das redes de computadores etc.

9 Ferramentas com funções para a aprendizagem virtual (Class, 2001)
Funções de interação: permitem elaboração e manipulação conjunta de conteúdos específicos por parte do emissor e do receptor Funções de colaboração: permitem a otimização do trabalho em equipe, a aprendizagem colaborativa, uso de diferentes linguagens, e atendem a diferentes estilos de aprendizagem.

10 Recursos utilizados em EaD

11 Moodle AVA que utilizamos! Por meio dele você acessa as aulas, interage com os demais participantes e posta as atividades. Possui uma forte conotação espacial e funcional, como se você estivesse em um ambiente físico de ensino da instituição. Nele você interage com os espaços onde circula a informação, a comunicação, a gestão do ensino e do conteúdo, a colaboração, a gestão das atividades didáticas e avaliativas

12

13 Ferramentas interativas do Moodle
Ferramentas síncronas: promovem a comunicação em tempo real, ou seja, ao mesmo tempo entre os interlocutores que participam da atividade de interação. Ex: bate-papo (chat) Ferramentas assíncronas: promovem a comunicação em tempos diferentes. Os usuários não precisam estar conectados ao mesmo tempo para se comunicar com os outros colegas. Ex: fórum

14 Fórum Espaço de discussão coletiva. Discussão, no ambiente virtual, sobre um tema específico. Ferramenta de grande importância, pois permite a comunicação entre professores e alunos a qualquer momento, desde que se tenha um computador disponível e conectado à internet. Professor e alunos podem postar suas mensagens e fazer uma leitura das intervenções de todos os participantes envolvidos no curso.

15 Fórum Permite que cada participante, ao ler a mensagem do seu colega, acrescente comentários, concorde ou até mesmo seja divergente da opinião do outro. A forma assíncrona de comunicação dessa ferramenta permite que o participante use seu tempo pessoal para elaborar suas reflexões sobre o tema que está sendo discutido.

16

17 Sala de bate-papo ou chat
Permite a comunicação em tempo real (online). Funcionamento é semelhante a um sistema de mensagens instantâneas (como o MSN ou o GTalk, por exemplo) É preciso que todos os participantes estejam online (ferramenta síncrona), ou seja, conectados à internet, logados no ambiente Moodle e dentro dessa “sala” para que seja possível a comunicação.

18 Sala de bate-papo ou chat
Pode ser útil como espaço de discussão, de esclarecimento de dúvidas, mas também pode ter outros usos, tais como discussão de vídeos ou textos, por exemplo.

19 Mensagem Possibilita a troca de mensagens instantâneas entre os participantes do curso.

20 Wiki Permite construir documentos de forma coletiva, usando um navegador da internet. Aumenta a velocidade de criação e atualização de páginas desenvolvidas por vários autores ao mesmo tempo, sem haver a necessidade de revisões antes de as modificações se tornarem efetivas. Proporciona aos participantes de um curso, por exemplo, um trabalho em conjunto para adicionar páginas web e expandir e modificar seus conteúdos.

21 Wiki O texto/página vai sendo escrito aos poucos e com a participação de todos. As versões antigas da produção textual nunca são apagadas, podendo ser inclusive restauradas. Os textos podem ser editados, a partir de recursos comuns de edição de textos, acrescidos de outros recursos, que ampliam as possibilidades de criação. Os autores dos textos podem desenvolver estilos diferentes de texto, inserir lista, hiperlinks, tabelas e figuras.

22 Tarefa Descrição ou enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo aluno, que pode ser enviada, em formato digital, ao local indicado no ambiente Moodle. Você pode solicitar aos seus alunos atividades como redações, projetos, relatórios, imagens, resoluções de exercícios, textos, resumos, entre outras.

23 Glossário Ferramenta em que o professor/tutor e alunos podem construir uma espécie de dicionário, no qual serão inseridos conceitos referentes ao conteúdo estudado.

24 Lição ou Quiz Ferramenta que permite ao professor criar testes objetivos com diversos tipos de perguntas (verdadeiro ou falso, múltipla escolha, respostas curtas).

25 Webconferência Promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes em locais diferentes, distantes geograficamente, podendo utilizar diversos recursos tais como texto, imagens, áudio, vídeo, compartilhamento de arquivos e tela de computador, quadro branco etc.

26

27 Videoaulas São aulas gravadas em vídeos pelo professor-formador, pelo conteudista ou pelo professor-tutor para a explicação de um conteúdo ou de uma aula prática.

28 Referências JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, 2013.


Carregar ppt "Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google