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CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA – PMAQ – PARTE II SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO.

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1 CAPACITAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA – PMAQ – PARTE II SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

2 Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade PMAQ-PROGRAMA DE MELHORIA DE ACESSO E QUALIDADE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

3 FASE II FASE II - AUTOAVALIAÇÃO -MONITORAMENTO - EDUCAÇÃO PERMANENTE - APOIO INSTITUCIONAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

4 MONITORAMENTO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

5 PRESSUPOSTOS PARA MONITORAMENTOS LOCAIS SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA I - Ter caráter formativo, pedagógico e reorientador das práticas, numa abordagem em que a informação possa produzir mudança na ação; II - Subsidiar a gestão da AB; III - Evitar a vinculação dos processos de monitoramento a consequências punitivas que reforcem resistências, deturpação de resultados ou tensões desnecessárias; IV – Reconhecer o sucesso das equipes que tiverem bom desempenho estimulando-as na busca de melhores resultados; V- Permitir a identificação de experiências exitosas e a criação de oportunidades de cooperação horizontal entre as equipes; VI - Possuir mecanismos que assegurem a participação democrática dos envolvidos; VII - Estabelecer mecanismos de divulgação sistemática dos resultados do processo de monitoramento da AB.

6 A PRÁTICA DO MONITORAMENTO -Projeto estratégico e nós críticos influenciando a escolha do que deve ser monitorado (inclusive a criação de indicadores); -Alcances e limites dos indicadores; -Acompanhamento de processos, com reorientação oportuna de estratégias de intervenção(planejamento dinâmico, vivo); SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

7 Mecanismo de Monitoramento do Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade O processo de monitoramento do “Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade” contemplará: - Análise da consistência dos dados alimentados no Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB); - Comunicação mensal automatizada para as Equipes de Atenção Básica e gestores municipais, a respeito dos indicadores que não puderam ser calculados em função de inconsistências encontradas; - Cálculo e disponibilização eletrônica da totalidade de indicadores contratualizados no âmbito do PMAQ (47). SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

8 Mecanismo de Monitoramento do Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade A partir de março de 2012, cada Equipe de Atenção Básica poderá visualizar, no Sistema de Gestão do PMAQ, o resultado dos indicadores e a média para o conjunto de equipes que integram o mesmo estrato no Programa; Os gestores municipais poderão visualizar as informações para o conjunto de equipes participantes do Programa no município; Os gestores estaduais e COSEMS poderão visualizar as mesmas informações, agregadas por município, no seu respectivo estado. O CONASEMS e CONASS poderão visualizar as mesmas informações, agregadas por município, para todo o país. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

9 Alimentação dos novos campos do SIAB Envio das informações atualizadas das Equipes de Atenção Básica participantes do Saúde Mais Perto de Você – Acesso e Qualidade SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA CompetênciaEAB N% Set/113.30318,7% Out/115.06328,7% Nov/116.76038,3% Dez/129.05351,2%

10 EDUCAÇÃO PERMANENTE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

11 EDUCAÇÃO PERMANENTE SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA Sua finalidade é a transformação das práticas de gestão e da organização do processo de trabalho das equipes de AB. Baseia-se em um processo pedagógico que contempla desde a aquisição/atualização de conhecimentos e habilidades até o aprendizado que parte dos problemas e desafios enfrentados no cotidiano, envolvendo práticas que possam ser definidas por múltiplos fatores que façam sentido para os atores envolvidos (aprendizagem significativa).

12 -A Educação Permanente (EP) como estratégia de gestão; -Combinação de necessidades de EP sentidas pelos trabalhadores com as percebidas pela gestão (“no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho”); -Pode ser uma estratégia do apoio institucional. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA EDUCAÇÃO PERMANENTE

13 APOIO INSTITUCIONAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

14 POR QUE FALAR EM APOIO INSTITUCIONAL? Críticas de limites e problemas de práticas: de gestão autoritárias, verticais e centralizadas; de não reconhecimento da história e da potência do outro; que pressupõem a mera reprodução de modos de fazer; que desconsideram a importância de processos de subjetivação que produzam liberdade e compromisso. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

15 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA APOIO INSTITUCIONAL Possui caráter compartilhado e deve considerar as realidades e singularidades de cada território e unidade de saúde. Pressupõem reformulação do modo tradicional de fazer coordenação, planejamento, avaliação constante, suporte às intervenções e agendas de educação permanente.

16 APOIO INSTITUCIONAL Esse apoio auxilia as equipes na análise do trabalho e de suas práticas, ajudando-as a lidar com situações-problemas, desafios, desconfortos e conflitos, e ainda contribui na construção/experimentação de intervenções e utilização de ferramentas e tecnologias. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

17 APOIO INSTITUCIONAL: imagem-objeto Relação horizontal que ampliem os graus de: democratização; publicização; autonomia; emancipação; compromisso dos trabalhadores e gestores; suporte à análise do processo de trabalho pelas equipes; Ativação da sensibilidade e da potência das equipes e coletivos; Suporte ao fazer - à ação concreta. Relação horizontal que ampliem os graus de: democratização; publicização; autonomia; emancipação; compromisso dos trabalhadores e gestores; suporte à análise do processo de trabalho pelas equipes; Ativação da sensibilidade e da potência das equipes e coletivos; Suporte ao fazer - à ação concreta. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA Relações de supervisão e modelos de gestão verticalizados Mudanças

18 MODALIDADES DE APOIO Apoio Institucional à gestão: foco na gestão do processo de trabalho de uma equipe, um serviço, uma instância de gestão - compreende o apoio do Ministério da Saúde às Coordenações Estaduais de AB, destas para os municípios e/ou destes para as equipes; Apoio (Especializado) Matricial: foco na ampliação de competências/ capacidades das equipes de saúde para lidar com problemas clínicos e sanitários (saúde mental, pediatria, nutrição, ginecologia, etc); NASF´s; Apoio clínico-institucional: foco na clínica/atenção/cuidado e na gestão como elementos diferentes e inseparáveis; SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

19 APOIO INSTITUCIONAL ÀS EQUIPES DE SAÚDE Auxílio na discussão e montagem das agendas das equipes; Suporte à implantação do acolhimento à demanda espontânea; Suporte à construção de projetos terapêuticos singulares; Análise de indicadores e informações em saúde; Facilitação dos processos locais de planejamento; Discussão do perfil de encaminhamentos da unidade; Facilitação do uso de estratégias de auto-avaliação. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

20 APOIO INSTITUCIONAL DA SES À GESTÃO E EQUIPES Monitoramento e Avaliação das equipes de SF e município; Análise de indicadores e informações em saúde; Levantamento de situações-problema; Facilitação dos processos locais de planejamento; Elaboração de matriz de intervenção e acompanhamento. SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

21 APOIO INSTITUCIONAL “A revelação e análise dos problemas e dificuldades das equipes/coletivos apoiados deve estar atrelada a um esforço de potencialização das equipes e suas experiências, evitando a culpabilização e impotência, o que não quer dizer desresponsabilização” (MS, 2011). SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

22 SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE COORDENADORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO! coatba@ses.mt.gov.br (65) 3613-5338


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