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Tipos de câmaras digitais Joana 2ºA Nº10. Já existem no mercado um número muito grande de modelos de câmaras digitais dos mais diversos fabricantes, inclusive.

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1 Tipos de câmaras digitais Joana 2ºA Nº10

2 Já existem no mercado um número muito grande de modelos de câmaras digitais dos mais diversos fabricantes, inclusive gigantes tradicionais da fotografia tradicional. Voltada para o mercado doméstico e para uso na Internet, a fotografia digital ainda se está a afirmar, e embora seja a tendência natural, tendo em vista a integração dos computadores no nosso dia-a-dia, ainda peca pela falta de uma boa resolução. Os modelos atuais permitem a resolução normal dos écrans de computador, mas quando se tenta obter uma cópia em papel é que se vê que faltam não só o equipamento para obter a imagem, como também o elemento de impressão final. Câmara digital

3 Tipos de maquinas fotográficas

4 Amadoras descartáveis : São aquelas câmaras anunciadas na televisão onde dizem que têm "1000 megapixel", função de webcam, filmam, mp3, mp4, gravam som, reproduzem filmes, cabem milhares de fotos, mas não têm a mínima qualidade! Esqueçam essas câmaras! Na verdade mal podem ser consideradas uma "categoria".

5 Compactas Point e Shot São as câmaras digitais mais comuns e mais procuradas por terem preços mais acessíveis, por serem compactas e fáceis de transportar e completamente automáticas. Para quem deseja uma câmara que possa levar para todo o lugar, que não necessite de maior conhecimento técnico de fotografia e o uso seja apenas amador, esta pode ser uma boa escolha!

6 Compactas Amadoras São câmaras um pouco mais avançadas que as da categoria anterior, já com algum controlo manual como ISO, White Balance, exposição, abertura e velocidade. Mesmo que vá usar estas câmaras apenas no modo automático, vale a pena pagar um pouco mais por elas em relação às point e shot. Por terem lentes de melhor qualidade e sensores melhores, processadores internos de imagem mais rápidos e eficientes, respondem melhor aos comandos e produzem fotografias com maior nitidez, cor e contraste.

7 Superzooms: São câmaras maiores e por isso perdem a caraterística de compactas. O que elas trazem de vantagem? O tamanho ajuda a segurar melhor e ter mais firmeza. As lentes grandes com zooms mais potentes têm uma ótima qualidade. Com elas pode produzir fundos levemente desfocados, e pode até brincar um pouco com a profundidade de campo. Essas câmaras estão longe de ter a qualidade profissional, mas funcionam muito bem como uma ferramenta para quem está a aprender. É preciso gostar muito de fotografia para carregá-las para todo o local.

8 DSLR: "DSLR significa, em inglês : Digital Single Lens Reflex. Nestas câmaras a luz que entra através da lente é refletida num espelho e transferida para uma tela de visualização. Esse jogo de vidros e espelhos faz com que, olhando pelo visor (não a tela do LCD), veja exatamente o que a lente está “vendo”. Nessas máquinas não é possível fotografar utilizando o monitor LCD. Ele só será utilizado para verificar a fotografia após o clique e para aceder aos menus. Nelas também é possível trocar as lentes. Pode usar uma infinidade de lentes disponíveis no mercado para obter os mais diversos efeitos e resultados. É possível usar desde lentes mais baratas e simples até lentes caríssimas. Nestas máquinas conseguimos utilizar bem tudo o que se aprende sobre fotografia. É possível brincar com a profundidade de campo, deixando o fundo bem desfocado, utilizar todo tipo de exposição longa, congelar movimento, fazer fotos com pouquíssima luz, usar lentes especiais para fotografias como macro, etc. É pura diversão. As DSLR também possuem sensores maiores e melhores, que produzem pouquíssimo noise e tem sensibilidade de ISOs altos até 3200. São rápidas e respondem instantaneamente ao clique. Possuem muita precisão no foco. São muito bem acabadas, resistentes e totalmente configuráveis. É possível utilizar também outros formatos de imagem, como o RAW e o TIF no lugar do JPG. Enfim, são máquinas completas e de uso profissional. Alguns modelos de DSLR terão caraterísticas para amadores avançados e as mais caras terão uso somente profissional. São câmaras grandes e caras e visam o utilizador que tem conhecimento de fotografia, ou quer aprender, e os profissionais.

9 Twin-lens-reflex (TLR) Estas câmaras, que foram muito populares nos anos 50 e 60, estão um pouco fora de moda hoje em dia, porém conseguem excelentes resultados, devido principalmente ao uso de filmes do tipo 120, gerando negativos de 6 x 6 cm. Alguns modelos da Mamya usam filmes 220, com negativos deste mesmo tamanho. É uma câmara ainda utilizada por fotógrafos de casamentos e eventos sociais devido à qualidade das ampliações. Esta câmara possui duas lentes, sendo uma superior que serve para focar a imagem no visor e a inferior para transmitir a imagem ao filme. Os pontos negativos são a quase inexistência de acessórios, como objetivas de diferentes tamanhos, o problema da paralaxe, que dificulta fotos a curta distância, e a imagem de focalização invertida (direita/esquerda) que pode causar alguma dificuldade na composição da imagem.

10 Largo Formato 5x4" - 10x8" São câmaras grandes, pesadas e "assustadoras" para os amadores, que lembram as velhas "máquinas lambe-lambe" dos fotógrafos de praça dos tempos antigos. Aliás, o que mudou foi só a sofisticação do equipamento, pois as câmaras de largo formato são o topo de linha em termos de definição de imagem, basicamente devido à enorme do seu filme, comparado ao 135 das 35mm SLRs. Essas câmaras também permitem movimentar o plano da lente em relação ao plano do filme, de forma pouco comum, podendo assim corrigir linhas/perspetivas (isto é muito útil em fotos de arquitetura, para os edifícios não ficarem deformados). São câmaras utilizadas em geral nos estúdios fotográficos principalmente por fotógrafos de publicidade e por fotógrafos de Still-life. Os pontos negativos são: tamanho e peso, que dificultam o uso fora de um estúdio e também o preço, tanto do equipamento e acessórios, como por foto. A focalização é difícil pois a imagem é totalmente invertida e a imagem muito clara, exigindo uma cobertura escura.

11 Panorâmicas Este tipo de câmara é especial, para objetivos especiais. Com a finalidade de atender principalmente fotógrafos de natureza, paisagens e arquitetura, utilizam filmes 135 ou 120, consumindo o equivalente a 3 fotos normais para uma foto panorâmica, como pode ser observado no esquema abaixo. O ângulo registrado pode variar entre 100 a 150°, sem as distorções da grande angular.

12 APS (Advanced Photo System) Este é um sistema novo, voltado principalmente para o uso amador, que visa facilitar o uso das câmaras por pessoas menos informadas em fotografia. As vantagens desse novo sistema são: pode-se trocar um filme antes de terminar de bater as fotos e voltar a utilizá-lo oportunamente, todo o processo de encaixe e rebobinamento é feito automaticamente, mesmo depois de revelado o filme permanece dentro de um magazine, junto com as fotos o utilizador recebe uma folha de contato com a miniatura de todas as fotos. O usuário também pode escolher o formato da foto, inclusive panorâmica, antes de clicar. A maior desvantagem está na ausência de minilabs com capacidade para processar APS e a sua incompatibilidade com toda a infraestrutura que existe para o formato 135 no mercado.

13 Biografia:  http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_digital  http://fotografaprendiz.blogspot.pt/2008/04/tipos-de-cmeras-digitais.html  http://newjr.tripod.com/cameras.htm


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