A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan"— Transcrição da apresentação:

1 O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
- Respostas ao questionário -

2 Questão 1 O primeiro parágrafo nos fala da capacidade de expressão dos alunos. Qual o contraste apontado?

3 Resposta da questão 1 O contraste apontado no primeiro parágrafo do texto em estudo diz respeito à facilidade que os alunos possuem de se expressar coloquialmente e a dificuldade no uso da modalidade formal da língua, principalmente quando se trata do texto escrito.

4 Questão 2 Quais as diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo?

5 Resposta da questão 2 As diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo são: na produção oral, o falante conta com a presença física do interlocutor e percebe visualmente o contexto (gestos, olhares, o que se processa ao redor); no texto escrito, inexistem os elementos extratextuais que auxiliam o entendimento durante a comunicação.

6 Questão 3 Um texto escrito mal formulado não representa necessariamente falta de domínio da linguagem cotidiana. Justifique essa afirmação com base no terceiro parágrafo e no conhecimento que você tem sobre o assunto.

7 Resposta da questão 3 Um texto escrito mal redigido não representa falta de domínio da linguagem cotidiana porque a linguagem escrita utiliza recursos que não usados na linguagem oral. Deste modo, o indivíduo pode dominar a modalidade coloquial da língua, mas não ter o domínio dos sinais gráficos necessários à escrita.

8 Questão 4 4. Releia o quarto parágrafo e responda: a) O que é um discurso? b) Quando você fala ou escreve produz discursos? Comente. c) Por que o simples conhecimento das normas da escrita não garante o sucesso de um texto?

9 Resposta da questão 4 a) O discurso é um ato de linguagem que representa uma interação entre o produtor do texto e o seu receptor. b) Quando falamos ou escrevemos produzimos discursos porque realizamos uma interação com o receptor. c) O simples conhecimento das normas da escrita não garante o sucesso de um texto, pois o produtor precisa organizar seu texto como um discurso, tendo em mente o processo de interação entre os interlocutores e a finalidade do texto.

10 Questão 5 Qual a importância do receptor para a composição de um texto? Comente.

11 Resposta da questão 5 A importância do receptor para a composição de um texto é primordial, pois, é a partir de quem vai receber a mensagem, que o emissor molda o seu discurso.

12 Questão 6 Finalidades diversas resultam em textos diferentes? Explique.

13 Resposta da questão 6 Finalidades diferentes resultam em textos não semelhantes no que se refere à forma e à mensagem, pois o emissor molda o seu texto a partir de seu objetivo e de seu receptor. Por isso, existem diferenças entre um texto publicitário e um texto jornalístico mesmo quando abordam um assunto similar. O texto publicitário objetiva vender um produto, enquanto que o texto jornalístico pretende informar sobre um fato verídico. Finalidades diferentes que resultam em textos diferentes.

14 Questão 7 Releia atentamente o último parágrafo e responda: a) O que um texto não deve ser? b) O que é um texto coeso?

15 Resposta da questão 7 a) Um texto não deve ser constituído por fragmentos isolados justapostos, sem conexão entre si. b) Texto coeso é aquele em que as partes referem-se mutuamente, só fazendo sentido quando considerados em relação umas com as outras.


Carregar ppt "O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google