A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
AULA 3 Professora: Rosimeri Claudiano da Costa

2 O que é linguagem?

3 É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas.

4 Segundo o dicionário “Aurélio”, que classifica linguagem como um substantivo feminino, significa o “uso da palavra como meio de expressão e de comunicação. Forma de expressão própria de um indivíduo, grupo e classe social. Vocabulário, palavreado.

5 A linguagem é a forma como as pessoas se comunicam entre si através de signos que são utilizados para que se faça entender o que se está sentindo ou necessitando expressar. Essa comunicação de ideias é feita de modo a utilizar signos convencionados, podem ser sonoros, grafados, gestuais e de muitas outras formas.

6 A linguagem pode ser percebida por diversos sentidos do corpo humano, existe a linguagem visual, a linguagem sonora, a linguagem gestual e muitas outras. Os códigos também são considerados formas de linguagem que combinam os mais diversos elementos visuais.

7 LÍNGUA + LINGUAGEM = COMUNICAÇÃO

8 COMUNICAÇÃO É o ato ou efeito de comunicar-se. Ação de transmitir e receber mensagens por meio de métodos e ou processos convencionais. No sentido que lhe dão os teóricos e os linguistas, comunicação é o fato de uma informação ser transmitida de um ponto a outro - lugar ou pessoa.

9 Como formas de comunicação, temos:
A linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.

10 A linguagem pode ser não-verbal, ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas se utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

11 A linguagem pode ser ainda verbal e não-verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

12 Dicas de sites: Linguagem Corporal:
Atividade: Vídeo para próxima aula:

13


Carregar ppt "Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google