A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
AULA 2 Professora: Rosimeri Claudiano da Costa

2 Conceito de Língua e Linguagem
UNIDADE I Conceito de Língua e Linguagem

3 A língua é uma coisa de tal modo distinta que um homem privado do uso da fala conserva a língua, contato que compreenda os signos vocais que ouve." Saussure.

4 A língua é um instrumento de comunicação, um sistema de signos vocais específicos aos membros de uma mesma comunidade. Graças à sua flexibilidade, mobilidade e situação na cavidade bucal, ela desempenha o principal papel na fonação.

5

6 A língua, distinta da fala, é um objeto que se pode compreender separadamente. Enquanto que a linguagem é heterogênea. A língua é um sistema de signos que exprimem idéias, e é comparável, por isto, à escrita, ao alfabeto dos surdos-mudos, aos ritos simbólicos, aos sinais militares, etc.

7 A língua apresenta variações, e diversas comunidades e falantes das mesmas. A começar pela língua materna, usada no país do falante, adquirida desde a infância, durante o aprendizado da linguagem. As línguas vivas, são todas as línguas utilizadas, tanto na comunicação oral como na comunicação oral como na comunicação escrita, nos mais diversos países. As línguas mortas não estão mais em uso como meio de comunicação oral e escrito

8

9 Como as línguas nascem e morrem? O que são famílias linguísticas?
As línguas não são eternas. Pelo contrário, elas morrem enquanto outras nascem e se multiplicam. Mas será que todas as línguas possuem a mesma origem? ???????????????? Descubra a resposta em:

10 A língua-mãe, é quando se estabelecem genealogias - ou famílias de línguas tomadas como referência ou resultado. Para o português ou francês, por exemplo, diremos que a língua-mãe é o latim. As línguas-irmãs são todas as que resultam das evoluções divergentes de uma mesma língua antiga, dita língua-mãe. O português, francês e espanhol são exemplos de línguas irmãs, sendo o latim, a língua-mãe.

11 Função social da língua.
A língua e a fala são preceitos básicos para estabelecer uma comunicação. A língua é a estrutura que compreende as convenções adotadas por determinado grupo social. A fala está sujeita a modificações regionais, gírias e jargões, relacionados à forma como os indivíduos utilizam essas convenções.

12 O que é linguagem?


Carregar ppt "Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google