A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Nosso curso: ◦ Aula teórica ◦ Aula prática ◦ Pesquisas e atividades (Comprometa-se com você mesmo(a) e marque um horário de estudos. Uma hora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Nosso curso: ◦ Aula teórica ◦ Aula prática ◦ Pesquisas e atividades (Comprometa-se com você mesmo(a) e marque um horário de estudos. Uma hora."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução Nosso curso: ◦ Aula teórica ◦ Aula prática ◦ Pesquisas e atividades (Comprometa-se com você mesmo(a) e marque um horário de estudos. Uma hora de estudos diários é suficiente. Seguindo as orientações dadas, você obterá sucesso. Consegue-se grandes conquistas com o esforço e a dedicação). Bons estudos.

3 Introdução Material de Estudo ◦ TD com exercícios (No início, resolva as questões e somente na dúvida olhe o gabarito. Compare suas respostas com o gabarito após terminado o TD).

4 Introdução http://www.stellarium.org/pt http://aebescola.aeb.gov.br/index.php/repositorio

5 A Evolução do Conhecimento Astronômico Prof. Heliomárzio Moreira

6 Primeiro calendário lunar da história: uma talha de ossos do Paleolítico (35 000 anos a.C.). Encontrado nos abrigos Blanchard. De acordo com estudos recentes, as taças representam exatamente as diferentes fases e posições da Lua a partir do local onde o objeto foi descoberto. Documento Alexander Marshack / NGS O homem de Cro-Magnon buscava decifrar as mensagens do céu. As primeiras observações astronômicas Osso de Ishango (Congo, 20 000 a. C.) Gruta de Lascaux (França, 17 000 a. C.)

7 No norte da Europa, a mais convincente prova do interesse pré-histórico pela astronomia está relacionado com um monumento funerário na Irlanda, Newgrange, que foi construído por volta de 3000 a.C. Newgrange, Irlanda (3 000 a.C.) No interior de Newgrange existe um comprido corredor que termina numa câmara. A Câmara fica iluminada apenas no Solstício de Inverno.

8

9 Cosmologia antiga

10 Egito O nascer helíaco De Sírius (Sothis) marcava o início das cheias do rio Nilo. Era o começo das Estações no Egito.

11 O gnomon http://www.observatorio.ufmg.br/pas74.htm O que é o zênite? Localizando os pontos cardeais pela sombra do gnomon

12 Astronomia grega ANAXIMANDRO PITÁGORAS ERATÓSTENES ARISTARCO ARISTÓTELES HIPARCO

13 Heraclides de Pontus (388-315 a.C.) propôs que a Terra gira diariamente sobre seu próprio eixo, que Vênus e Mercúrio orbitam o Sol, e a existência de epiciclos. Aristarco de Samos (310-230 a.C.) foi o primeiro a propor a Terra se movia em volta do Sol, antecipando Copérnico em quase 2000 anos. Entre outras coisas, desenvolveu um método para determinar as distâncias relativas do Sol e da Lua à Terra e mediu os tamanhos relativos da Terra, do Sol e da Lua.

14 Distâncias e Tamanhos do Sol e da Lua Comparando o tamanho da sombra da Terra na Lua, durante um eclipse lunar, com o tamanho do disco lunar, Aristarco calculou que o diâmetro da Lua é um terço do diâmetro da Terra. O valor encontrado por Aristarco para o tamanho relativo da Lua foi 0,35 do diâmetro da Terra, o que é bastante preciso dado que a razão correta é 0,27.

15 Também deduziu que a distância Terra-Sol é 20 vezes maior que a distância Terra-Lua. Para isso, mediu o ângulo A entre o Sol e a Lua, quando a Lua estava exatamente com uma metade iluminada, vista por um observador da Terra (quarto crescente) Aristarco deduziu que o diâmetro do Sol era 7 vezes o diâmetro da Terra. Esse valor é muito menor do que o conhecido hoje (o Sol é aproximadamente 100 vezes maior, em diâmetro, que a Terra). Mas essa dedução foi importante, porque forneceu evidências de que o Sol é bem maior que a Terra.

16 A Medida do raio terrestre Eratóstenes de Cirênia (276-194 a.C.), bibliotecário e diretor da Biblioteca de Alexandria de 240 a.C. a 194 a.C. Mediu o raio da Terra.

17 Tales de Mileto (624 - 546 a.C.) levou para a Grécia os fundamentos da geometria e da astronomia, do Egito. Tinha em mente que a Terra era um disco plano cercado por uma vasta extensão de água. Pitágoras de Samos (572 - 497 a.C.) para ele, a Terra tinha o formato esférico, como a Lua e outros corpos celestes. Achava que os planetas, o Sol, e a Lua estavam em esferas separadas da esfera das estrelas. Foi o primeiro a chamar o céu de cosmos. Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) explicou as fases da Lua e os eclipses. As fases dependem de quanto da parte da face da Lua iluminada pelo Sol está voltada para a Terra. O eclipse do Sol ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol; o eclipse da Lua ocorre quando a Lua entra na sombra da Terra. Argumentou a favor da esfericidade da Terra, pois a sombra da Terra na Lua durante um eclipse lunar tem a forma arredondada. Eudoxus de Cnidus (408-355 a.C.) e propôs em seu livro De Cælo, que "o Universo é finito e esférico, ou não terá centro e não pode se mover."

18 Hiparco de Nicéia (c.190 - c.120 a.C.). Fez observações durante o período de 147 a 127 a.C em seu observatório na ilha de Rodes. Compilou um catálogo com a posição no céu e a magnitude de 850 estrelas. Deduziu corretamente a direção dos pólos celestes, e descobriu a precessão dos equinócios. Encontrou o valor correto de 8/3 para a razão entre o tamanho da sombra da Terra e o tamanho da Lua e determinou que a Lua estava a uma distância de 59 vezes o raio da Terra (o valor aceito hoje em dia é 60). E determinou a duração do ano com um erro de 6 minutos. A Precessão dos Equinócios

19 Ptolomeu (85 d.C. - 165 d.C.) (Claudius Ptolemaeus), de Alexandria. Em alguns estudos de óptica percebeu que a luz das estrelas é refratada pela atmosfera terrestre. Ficou mais famoso por compilar a história das observações e ideias dos antigos astrônomos em sua obra “Mathematike syntaxeos biblia iy” (Compêndio matemático em 13 volumes), que é a maior fonte de conhecimento sobre a astronomia grega (pois muito do conhecimento grego foi destruído pelo incêndio da Biblioteca de Alexandria). Sua publicação, ficou famosa com o título Ho megiste astronomas (O maior de todos os astrônomos - do grego), ou somente Megiste (O maior de todos). Com a tradução feita pelos árabes, ficou conhecida como Al Megiste. Levado para a Espanha quando da invasão dos mouros e, depois de sua expulsão, traduzido do árabe para o latim, ficou conhecido na atualidade como Almagesto. Seu sistema dominou o conhecimento por aproximadamente 1 400 anos, tornando-se o fundamento da ciência astronômica até ser contestado por pelos pensadores da Revolução Copernicana.

20 Esfera Celeste Equador Celeste N S Polo Sul Celeste Polo Norte Celeste N S Esfera Celeste

21 Lembrando:


Carregar ppt "Introdução Nosso curso: ◦ Aula teórica ◦ Aula prática ◦ Pesquisas e atividades (Comprometa-se com você mesmo(a) e marque um horário de estudos. Uma hora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google