A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos."— Transcrição da apresentação:

1 1/11

2 2 Auditorias Especializadas

3 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos e na análise de processos específicos, programas de governo e áreas especializadas, agregando valor às abordagens tradicionais de auditoria interna. Essa agregação de valor está refletida, sobretudo, na possibilidade de atuar preventivamente, adotando medidas corretivas no decorrer da execução dos processos.

4 1/14 Auditorias de processos, com foco em riscos; Auditorias voltadas a áreas e projetos específicos, com prioridade em obras e tecnologia da informação e comunicação (TIC). QUE tipos de auditorias especializadas se pretende fazer?

5 1/15 1 - As auditorias especializadas em processos, com foco em gestão de riscos, contribuirão efetivamente para a consolidação do Controle Interno Preventivo, na medida em que poderão aferir a eficácia dos controles implantados na gestão dos processos, propondo ações necessárias ao seu aprimoramento. POR QUE fazer auditoria em processos com foco em riscos? O que é risco? Um evento incerto dentro de um processo que, em ocorrendo, tem um efeito positivo ou negativo sobre os objetivos desse processo. E gestão de risco? É o processo de identificar e de controlar os eventos incertos, eliminando ou minimizando os efeitos daqueles que podem afetar o sucesso de um projeto.

6 1/16 Gestão dos processos com foco em risco Entender o Processo Identificar e avaliar os riscos inerentes ao processo Implementar controles para evitar ou prevenir esses riscos Validar os controles implementados (testes) Identificar oportunidades de melhoria Comunicar os resultados Acompanhar as ações A atuação do Controle Interno Preventivo é voltada para a gestão dos riscos do processo Um dos papéis da auditoria com foco em risco é dar garantias de que esses riscos foram geridos adequadamente

7 1/17 Agrega valor aos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, uma vez que a auditoria passa a focar o futuro, antecipando e prevenindo riscos na sua origem e monitorando os controles continuamente. O diferencial da auditoria em processo com foco em risco

8 1/18 2 - As auditorias especializadas estarão voltadas para áreas e projetos específicos, com prioridade em obras e tecnologia da informação e comunicação (TIC), em sintonia com as prioridades da gestão estratégica do governo. POR QUE fazer auditoria em áreas e projetos específicos?

9 1/19 Grande volume de recursos envolvidos, aumentados com o advento da Copa 2014; Risco de direcionamento dos processos licitatórios; Risco de contratações por valores superiores aos praticados no mercado; Risco de pagamentos indevidos de serviços; Risco de execução em desacordo com os critérios mínimos de qualidade. POR QUE priorizar obras?

10 1/110 POR QUE priorizar tecnologia da informação e comunicação (TIC)? Importância da TIC para a eficiência e a qualidade das atividades do governo; Grande número de sistemas de TIC em utilização no Poder Executivo Estadual; Fragilidade na integração entre os sistemas utilizados; Risco na manutenção da integridade dos dados; Risco de comprometimento da segurança das informações. Alguns exemplos: SIOF, SIAP, SACC, SIC, SFP, WEBMAPP, SIGE-RH, EDOWEB, SRP, SRA, SACC, S2EPA etc.

11 1/111 PARA QUE realizar Auditorias Especializadas Para assegurar, aos gestores dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, a eficiência no uso de recursos, a eficácia na disponibilização de bens e serviços e a conformidade legal dos atos administrativos, permitindo a tomada de decisão ainda no transcorrer dos processos, de forma a agir tempestivamente na correção de possíveis desvios.

12 1/112 COMO implantar as Auditorias Especializadas? Modelar, avaliar, validar e implantar a atividade de auditoria com foco em processos e gestão de riscos; Avaliar e validar o modelo já proposto e implantar a auditoria especial de obras públicas; Modelar, avaliar, validar e implantar auditoria especializada em tecnologia da informação e comunicação.

13 1/113 Insumos (projetos) necessários para a sua implantação 1.Reestruturar a carreira de Auditor de Controle Interno; 2.Realizar concurso público para o cargo de Auditor de Controle Interno; 3.Capacitar os Auditores de Controle Interno em auditorias com foco em processos e gestão de risco.

14 1/114 PROJETO 1 – Reestruturação da Carreira de Auditor de Controle Interno Reestruturar a carreira de Auditor de Controle Interno, incorporando direitos e vantagens praticados em outras carreiras de estado, de forma a adequar sua estrutura remuneratória, contribuindo para a redução da evasão dos profissionais que compõem o seu quadro funcional. A Coordenadoria de Auditoria conta hoje com 12 auditores de controle interno efetivamente desempenhando atividades auditoriais.

15 1/115 Recompor o quadro de Auditores de Controle Interno da CGE, mediante realização de concurso publico, dando ênfase à seleção de profissionais especializados nas áreas de obras e de tecnologia da informação e comunicação (TIC). PROJETO 2 – Realização de Concurso Público para o cargo de Auditor de Controle Interno

16 1/116 Capacitar o quadro de Auditores de Controle Interno, os atuais e os selecionados no concurso, em auditorias especializadas com foco em processos e gestão de risco, dotando- os de meios para utilizar essa nova abordagem de auditoria. PROJETO 3 – Capacitação dos auditores de controle interno em auditorias com foco em processos e gestão de risco

17 1/117 Contribuição da Ação Inovadora para a atividade de Controle Interno A ação inovadora de Auditorias Especializadas proporcionará substancial ganho nos resultados das atividades da CGE, enquanto órgão de controle interno, visto a possibilidade de agregar valor às atividades de auditoria hoje realizadas, que atualmente se resumem, praticamente, às auditorias de prestação de contas anuais dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. A título de informação, os 12 auditores a que nos referimos anteriormente estão encarregados de realizar auditoria em 85 órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, relativamente às contas de 2010.

18 1/118 Obrigado pela atenção dispensada! Coordenadoria de Auditoria da Gestão – CGE Fone: (85) 3101-3470 George Dantas Nunes george@cge.ce.gov.br Denise Andrade Araújo denise.araujo@cge.ce.gov.br Fontes: Deloitte Touche Tohmatsu/FEBRABAN http://www.febraban.org.br/arquivo/servicos/eventoscursos/Palestras/4%20Auditoria/Juarez%20Lopes%20de%20Ara%FAjo.pdf Tribunal de Contas da União http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/903432.PDF


Carregar ppt "1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google