Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouWilson Natal Carrilho Alterado mais de 8 anos atrás
1
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto
2
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Unidade Novas Tecnologias na Educação da U.Porto (NTE) Experiência Educast (UTILIZADOR) Experiência Educast (FORMADOR) Agenda
3
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 A NTE integra-se no Departamento para a Universidade Digital da U.Porto: criado em 2003 como estratégia de implementação e encorajamento das iniciativas de ensino aberto e a distância. Missão: disponibilizar vários serviços a todos os docentes que utilizam várias tecnologias educacionais. Equipa de 8 pessoas (3 para Audiovisuais) Novas Tecnologias na Educação (NTE)
4
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Apoio direto aos docentes combinando aulas presenciais e componente online. Formação docentes; Gestão LMS (Plataforma Moodle); Suporte técnico à avaliação online; Desenvolvimento de conteúdos multimédia; Videoconferência, telepresença, webconference e streaming. Investigação das abordagens pedagógicas inovadoras utilizando as TIC: Projetos Nacionais e Internacionais, Papers, Livros, Redes e Associações Europeias. Novas Tecnologias na Educação (NTE)
5
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 http://elearning.up.pt Novas Tecnologias na Educação (NTE)
6
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 http://moodle.up.pt Novas Tecnologias na Educação (NTE)
7
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Estúdio Videoconferência Sala Douro HD Portable HD System Webconference COLIBRI Novas Tecnologias na Educação (NTE)
8
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Novas Tecnologias na Educação (NTE)
9
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Estúdio Videoconferência >> Estúdio E-learning
10
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Serviços Videoconferência - Sala Douro HD - Estúdio Videoconferência - Sistema Portátil HD - Plataforma Webconference (COLIBRI) - Consultadoria geral na U.Porto Serviços de Vídeo - Gravação, Edição e Disponibilização geral - Alojamento Moodle ou outro servidor U.Porto; - Equipamento básico de produção (1 mini-DV); - Streaming Video - FCCN - Serviços gratuitos limitados (Livestream, Ustream, etc); - Estúdio de E-Learning - Apoio na Produção com equipamento VC; - Educast@fccn - Consultadoria geral na U.Porto Novas Tecnologias na Educação (NTE)
11
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Implementar Educast@fccn na U.Porto: Transformar Educast@fccn no sistema de Lecture-Capture da U.Porto; Regulamentar serviço; Agilizar serviço; Experiência Educast (UTILIZADOR) U.Porto 14 Faculdades. 3 pólos na cidade do Porto. Autonomia Orgânica de cada Faculdade. Investimento nulo.
12
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Educast no Estúdio E-Learning Educast na sala de aula Publicação Educast Segmentação de utilização! Experiência Educast (UTILIZADOR)
13
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Educast no Estúdio E-Learning Utilização de uma sala dedicada; Apoio directo de uma equipa técnica especializada; Equipamentos audiovisuais disponíveis em permanência; Maior rapidez na disponibilidade do serviço; Maior segurança e eficácia na produção de conteúdos; Educast na sala de aula Autonomia alargada ao docente; Serviço local disponibilizado junto da sua Faculdade; Acesso a equipamento audiovisual portátil; Adaptação ao cenário pedagógico local; Maior liberdade pessoal e logística para o docente; Publicação Educast Alojamento de vídeos externos; Disponibilidade de 3 formatos de visualização; Gratuitidade e manutenção profissional; Usufruto do apoio técnico FCCN-U.PORTO; Utilização das capacidades de edição da plataforma; Experiência Educast (UTILIZADOR)
14
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 NTE disponibiliza suporte à Produção e Formação a docentes; NTE empresta kit audiovisual a docentes para utilização na sala de aula; NTE disponibiliza apoio técnico remoto a toda a U.Porto e equipa técnicas locais (14 Faculdades); 2 técnicos em tempo parcial. Experiência Educast (UTILIZADOR)
15
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Educast na sala de aula - Definição de equipas locais; - Formação de equipas locais; - 2 kit’s disponíveis; NTE FAUP FBAUP FCUP FCNUP FADEUP FDUP FEUP FEP FFUP FLUP FMUP FMDUP FPCEUP ICBAS Reitoria Experiência Educast (UTILIZADOR)
16
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Experiência Educast (UTILIZADOR) Educast na U.Porto: 206 vídeos (Junho 2011) - Cerca de 3 docentes utilizadores; - 2 kits em utilização; - 2 Unidades Orgânicas da U.Porto (Reitoria e FCUP); - 3 técnicos (2 NTE: 1 FCUP)
17
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Experiência Educast (UTILIZADOR) Desafios Educast na U.Porto: -Consolidar rede local de apoio técnico; -Conciliar apoio à gestão na U.Porto com apoio à gestão nacional; -Agilizar processos internos; -Regulamentar serviço;
18
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Equipa formadora: 2 técnicos NTE Experiência Educast (FORMADOR)
19
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Formação Nacional EDUCAST: Experiência Educast (FORMADOR) ● 1ª Fase: 12 de Abril a 20 de Abril Instituições formadas: - Universidade Fernando Pessoa - Universidade de Évora - Universidade de Coimbra - Universidade da Madeira - Universidade do Minho - Instituto Politécnico de Santarém - Universidade da Beira Interior - Instituto Politécnico de Setúbal ● 2ª Fase: 5 de Maio a 18 de Maio Instituições formadas: - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Universidade Lusófona - ISCTE-IUL - Universidade de Aveiro - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 53 colaboradores formados!
20
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Formação Nacional EDUCAST: Mais informação documental em: - www.reit.up.pt > Serviços > Universidade Digital > Novas Tecnologias na Educaçãowww.reit.up.pt > Documentos (Lado Esquerdo) > Projecto Educast@fccn Experiência Educast (FORMADOR)
21
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Desafios Nacionais Educast: - Adaptação às realidades de cada Instituição; - Adaptação aos processos internos de cada Instituição; - Apoio político interno nas Instituições; - Definição de conteúdos e respetiva valorização; - Fomentar a qualidade dos conteúdos; - Fomentar o espírito de rede das equipas técnicas das instituições; - Focar os aspetos técnicos da plataforma no seu público-alvo: comunidades académicas; Experiência Educast (FORMADOR)
22
ISEP ::: 25 de Outubro 2011 Web: http://elearning.up.pthttp://elearning.up.pt E-mail: gatiup@reit.up.ptgatiup@reit.up.pt Experiência Educast na U.Porto
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.