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Secretaria de Estado de Educação. 1.358 Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental.

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1 Secretaria de Estado de Educação

2 1.358 Unidades Escolares 14 Diretorias Regionais 1 Diretoria Prisional e Socioeducativa Total de alunos: - Fundamental = 99.276 - Regular Médio = 414.113 - Curso Normal = 29.113 - Médio EJA = 302.424 - Médio Profissional = 8.692 DADOS GERAIS DA SEEDUC /RJ

3 ENSINO FUNDAMENTAL E.M. REGULAR : DIURNO E NOTURNO E.M. REGULAR INTEGRALENSINO NORMAL MÉDIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OFERTAS DO ENSINO MÉDIO

4 Coordenação de Esportes / Cultura / Protagonismo Juvenil e Escola Aberta Cíntia Rodrigues crodrigues@educacao.rj.gov.br Tel.: 2380-9307 / 2380-9308/ 2380-9309

5 Parlamento Juvenil – ALERJ Parlamento Jovem Brasileiro – Câmara dos Deputados Parlamento do Mercosul Jovens Embaixadores Grêmios Estudantis PROTAGOSNISMO JUVENIL

6 62% DIRETORIA REGIONAL CENTRO SUL 2012 Rua Barão de Vassouras, 133 – Centro – Vassouras – RJ Tel.: 24 2471 2241 / 24 2471 7503 Diretora Regional Pedagógica: Prof. Janete Fortes

7 62% DADOS GERAIS DA DRP CENTRO SUL Número de escolas: 99 Ensino Regular: Número de escolas no EF II: 74 Número de escolas no EM: 67 EJA: Número de escolas no EF II: 24 Número de escolas no EM: 19 Número total de alunos: 56 995

8 Número de municípios atendidos: 16

9 EDUCAÇÃO FISCAL E O PROTAGONISMO JUVENIL

10 62% EDUCAÇÃO FISCAL É uma proposta educativa com foco na construção da cidadania que se baseia na solidariedade, na ética, na transparência e na responsabilidade fiscal e social.

11 Tem por objetivos: Aprimorar a consciência social do cidadão; Contribuir para a conscientização do cidadão sobre direitos e deveres, relativamente aos tributos e à aplicação dos recursos públicos, incentivando o controle social; Disseminar informações e conceitos sobre a gestão fiscal, favorecendo a compreensão e a intensificação da participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos.

12 GRÊMIO ESTUDANTIL O QUE É? COMO SE CONSTITUI? POR QUÊ? PARA QUÊ? QUAL O PAPEL DOS ESTUDANTES? E A RELAÇÃO COM A ESCOLA?

13 62% PROTAGONISMO JUVENIL OS ALUNOS E A RELAÇÃO COM A ESCOLA Eles têm algum poder de influir para mudar alguma coisa na escola? Com a participação dos alunos nas decisões, será que a escola será um local melhor? Qual é a participação dos alunos nas decisões, intervenções e formações políticas na escola?

14 62% Incentivar a eleição de representantes de turma e a organização de grêmios estudantis em todas as escolas, acompanhando suas atividades; Ampliar a inserção do Programa Nacional de Educação Fiscal no âmbito das Diretorias Regionais e Unidades Escolares, incluindo a formação de jovens. Acompanhar os programas/projetos de protagonismo juvenil, como o Parlamentos Juvenil RJ, Parlamento Juvenil do Mercosul e Parlamento Jovem Brasileiro, na perspectiva de apropriação da discussão da criação de políticas públicas para os jovens. PROTAGONISMO JUVENIL

15 62% Articular a participação de alunos da rede estadual na Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude e seus desdobramentos. Envolver os alunos e profissionais no debate e elaboração do Plano Estadual de Juventude. Dialogar com outras coordenações que também tenham projetos de protagonismo juvenil. PROTAGONISMO JUVENIL

16 62%  Fomentar o processo de gestão democrática na rede pública de ensino, assegurando mecanismos de interlocução, participação e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar, através de conselhos, associações, observatórios, grêmios e/outras representações sociais.  Propiciar condições para a criação de mecanismos de controle social do orçamento escolar, através de canais de informação que alcancem a comunidade escolar. programas/projetos SEEDUC. PROTAGONISMO JUVENIL

17 62%  Realizar fóruns, seminários e/ou encontros, que estimulem o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento crítico e o exercício da cidadania dos alunos da rede em cada regional.  Organizar Seminários Estaduais para integrar grupos de alunos que participam de diversos programas/projetos SEEDUC. PROTAGONISMO JUVENIL

18 62% Nós Cremos nos Jovens "Eu os vejo invadindo as ruas, sonhando mudar meu país; conquistando as praças, tocando o futuro com mãos de ternura; sorrindo nos bailes, contando histórias alucinantes; correndo em "tribos", fugindo da solidão urbana; com roupas exóticas, vestindo seus planos mais secretos. Eu os vejo tão perto, mas algumas vezes tão distantes. Eu os vejo assim, porque também sou um deles. Anseio que um dia nossos olhos se encontrem, nossos sonhos se toquem. E sem temer a força do medo, nem o dissabor das suas palavras, enfrentando a fúria do vento, com voz de menino, dizendo: Nós cremos na vida, no sorriso mais puro e sincero, no encanto da noite e no brilho do dia: Nós cremos nos jovens!" Autor: ( Dalcides Biscaldim )

19 62% CONTATO Profª Janete Fortes Diretora Regional Pedagógica – Centro Sul Disseminadora da Educação Fiscal - ESAF E-mail: janetefortes@educacao.rj.gov.br Tel.: (24) 2471.2241

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