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A ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS EM SANTA CATARINA NO SÉCULO XIX: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO MÚTUO (Ciências Humanas) Patrícia Binhote. Programa.

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1 A ESCOLA DE PRIMEIRAS LETRAS EM SANTA CATARINA NO SÉCULO XIX: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO MÚTUO (Ciências Humanas) Patrícia Binhote. Programa de bolsa de pesquisa do Art 170. Acadêmica da 7ª fase do Curso de Pedagogia da Unisul, Unidade Pedra Branca. Introdução O presente artigo tem como objetivo conhecer a história da institucionalização do método de ensino mútuo em Santa Catarina e, junto a isto, a história da escolarização da infância já que conhecendo o processo de implantação desse método poderá ser recuperado aspectos da memória da educação escolar catarinense, pouca conhecida até momento por falta de estudos e pesquisas, principalmente referente à educação escolar do século XIX. Para alcançar o objetivo buscou-se: identificar os dispositivos legais (leis, regulamentos, decretos, e resoluções) que estabeleceram critérios referentes à implantação do método de ensino mútuo em Santa Catarina; verificar a posição dos dirigentes locais a respeito do referido método; verificar a forma como os professores do período foram capacitados para trabalhar com o método; e verificar até que ponto este método foi aplicado nas escolas catarinenses. Sendo uma pesquisa de caráter histórico e de um período já um tanto remoto, os dados coletados, originam-se de fontes documentais, o que exige, por parte de quem está pesquisando, capacidade de lidar com documentos e de retirar deles informações para compor uma versão da história sobre o tema em questão. O que não é uma tarefa fácil. Em função disso, num primeiro momento fez-se necessário a realização de leituras para ampliar a compreensão sobre fontes e, mais especificamente, como realizar a leitura de documentos oficiais (leis, relatórios, ofícios, dentre outros) que eram as fontes que teriam que ser lidas para realização da presente pesquisa. Decidiu-se, então iniciar pela leitura do livro de Dermeval Saviani, sobre o conceito de fontes, e segundo este autor, fonte pode ser entendida como, nascente, ponto de origem. Para ele fonte é origem de uma pesquisa que será realizada e podemos encontrar dois tipos de fontes: aquelas que se constituem de modo espontâneo que são: documentos, vestígios, papéis existentes nas bibliotecas e nos arquivos públicos ou privados, museus e outros; também podemos encontrar fontes produzidas intencionalmente como: materiais de trabalhos, de pesquisa, fontes produzidas a partir de registros ou de testemunhos orais. (SAVIANI, 2004). Assim deu-se início a pesquisa a partir das seguintes fontes: Leitura da Coleção de Leis Provinciais de 1835 a 1840, dos Relatórios dos presidentes da província de 1835 a 1840, e do Diretor de instrução pública referente ao mesmo período. Além disso, a leitura do livro de Bastos (1999), que apresenta um estudo detalhado sobre o método de ensino mútuo foi determinante no desenvolvimento da pesquisa. A coleta de dados para a pesquisa foi minuciosa, dias de leitura de documentos para obter poucas informações referentes ao tema em estudo. Ao mesmo tempo em que era feito o levantamento das fontes, foram realizadas leituras de aprofundamento sobre o método, o que possibilitou destacar itens relacionados ao tema da pesquisa e perceber que o método de ensino mútuo foi implantado efetivamente na primeira metade do século XIX no estado de Santa Catarina. Em seguida partimos para organização dos dados e por último foram realizadas a análise e a interpretação e redação do presente artigo. Objetivos Objetivo Geral Conhecer a história da institucionalização do método de ensino mútuo em Santa Catarina Objetivos específicos Identificar os dispositivos legais (leis, regulamentos, decretos, e resoluções) que estabelecem critérios referentes a implantação do método de ensino mútuo em Santa Catarina; Verificar a posição dos dirigentes locais a respeito do referido método; Verificar a forma como os professores do período foram capacitados para trabalhar com o método; Levantar informações sobre a opinião dos professores da época sobre o método; Verificar até que ponto este método foi aplicado nas escolas catarinenses. Metodologia A presente pesquisa sobre A institucionalização do método de ensino mútuo em Santa Catarina” é uma Pesquisa Documental de caráter histórico. De acordo com Gil (1999) o método da Pesquisa Documental vale-se de documentos originais, que ainda não receberam tratamento analítico por nenhum autor. Uma das advertências em relação à Pesquisa Documental é que as fontes documentais devem ser analisadas de forma crítica para que se enquadrem no contexto histórico e social do momento em que foram produzidas. Para a realização desta pesquisa os principais documentos utilizados foram: Relatórios dos presidentes da província e do Diretor de instrução pública do período em estudo; correspondências dos professores; ofícios; livros de registro dos professores, além de outros documentos que se encontram no Arquivo e Biblioteca Pública do Estado de Santa, Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, e Arquivo da Assembléia Legislativa do Estado de SC. No primeiro momento da pesquisa foi necessário um estudo detalhado sobre o método, ao mesmo tempo em que se realiza o levantamento das fontes que encontram registros sobre o tema; Após iniciou-se a fase de coleta das informações e organização das mesmas; Por último foram realizadas a análise e a interpretação das informações e elaboração do artigo. Resultados Em 1836 havia duas escolas de ensino Mútuo em Santa Catarina. Uma em Nossa Senhora do Desterro, Capital da Província catarinense e outra no município de Laguna, sul do estado. As escolas que trabalhavam com método mútuo não apresentaram os resultados esperados, segundo relatos dos presidentes. Os registros encontrados indicam que o método foi determinado em lei como obrigatório para as escolas com maior número de crianças matriculadas entre 1836 e 1844. Depois deste período não encontrou-se registros definindo como obrigatório a utilização do método em Santa Catarina. Conclusões Ao terminar esta etapa da pesquisa pode-se dizer em relação ao método de ensino mútuo em Santa Catarina que o mesmo foi adotado oficialmente na província nas décadas de 1830 e 1840, mas que teve pouco êxito, dado os relatos dos dirigentes do período. As crianças não saiam lendo e escrevendo após freqüentar vários anos a escola elementar. Os presidentes da província em seus relatórios atribuíam grande parte da responsabilidade do fracasso do método aos professores. Diziam que os mesmos não estavam aptos a trabalhar de acordo com o método. Mesmo depois da província providenciar a formação de um professor no Rio de Janeiro que posteriormente formou os demais, não há depoimento de melhorias na qualidade do ensino. Todos os presidentes da província constatavam que não havia melhorias na instrução primária. No entanto é preciso ter presente que era tudo muito insipiente. Como encontrar professor formado na província se não havia aqui escolas de formação de professores? O estudo era para muito poucos e, geralmente, os que estudavam não era para ser professor. Constatou-se também que não havia necessidade de implantar o método se considerar que o objetivo dele era alfabetizar um grande número de crianças ao mesmo tempo. A província de Santa Catarina era formada de pequenas cidades e vilas pouco populosas e as escolas continham poucas matrículas. Mas, considerando que a Nação brasileira estava sendo constituída naquele momento, e, ao mesmo tempo, o modelo urbano industrial começava a ser tomado como padrão de referência, o método de ensino mútuo era coerente com tudo isto. A organização do tempo, do espaço, a hierarquia que perpassava toda sua organização disciplinava os corpos das crianças dentro desse novo padrão emergente. Bibliografia SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In: LOMBARDI, José Claudinei e NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (org.). Fontes, História e Historiografia da Educação. Ed Autores Associados, 2004. BASTOS, Maria Helena Câmara e FARIA FILHO, Luciano Mendes (org). A escola elementar no século XIX: o método monitoria/mútuo. Passo Fundo:Ediupf, 1999. SCHMIDT, Leonete Luzia. A constituição da rede pública de ensino elementar em Santa Catarina. UFSC, 1996. (Dissertação de Mestrado). SANTA CATARINA. Coleção de Leis Provinciais. 1835 a 1840. BPSC. SANTA CATARINA. Relatórios do presidente da província. 1835 a 1845. BRASIL, Lei de 15 de outubro de 1827. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb05a.htm. Acessado em 15/03/2009. http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb05a.htm Apoio Financeiro: Unisul


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