Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGabriella Azeredo Dinis Alterado mais de 8 anos atrás
2
Mariana Alves Barbosa Nayane Ingrid da Silva Pessoa
3
Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle e SCHNEUWLY, Bernard. ¹ ¹. Este é o texto de apresentação da Coleção de Livros Didáticos – Exprimir-se em francês – Sequências didáticas para o oral e a escrita, Edições de Boeck, 2001.
4
Sequência Didática “Conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”.
5
Esquema Teórico
6
Sequência Didática
7
Etapas da Sequência Didática: Apresentação da situação, Primeira produção, Módulos e Produção final.
8
Apresentação da situação a) Apresentar um problema de comunicação bem definido – Projeto coletivo de produção de um gênero oral e escrito.
9
Apresentação da situação Qual é o gênero que será abordado? A quem se dirige a produção? Que forma assumirá a produção? Quem participará da produção?
10
Apresentação da situação b) Preparar os conteúdos dos textos que serão produzidos – Conteúdos A fase inicial de apresentação da situação permite fornecer aos alunos todas as informações necessárias para que conheçam o projeto comunicativo visado e a aprendizagem de linguagem a que está relacionado. Importância dos conteúdos para os alunos.
11
A Primeira produção Um primeiro encontro com o gênero A produção inicial tem um papel central como reguladora da sequência didática. Por meio da produção, o objeto da sequência didática delineia-se melhor nas dimensões comunicativas e também se manifesta como lugar de aprendizagem necessária das dimensões problemáticas.
12
A primeira produção Realização prática de uma avaliação formativa e primeiras aprendizagens A construção modular das sequências facilita uma adaptação A produção inicial é o primeiro lugar de aprendizagem de uma sequência
13
Módulos Trabalhar os problemas que apareceram na primeira produção Representação da situação da comunicação Elaboração dos conteúdos Planejamento do texto Realização do texto
14
Módulos Variar as atividades e exercícios Atividades de observação e de análise de textos Tarefas simplificadas de produção de textos Elaboração de uma linguagem comum
15
Módulos Capitalizar as aquisições Listas de constatações ou de lembrete ou glossário
16
A produção final Avaliação exclusivamente sobre a produção final?
17
A produção final Investir as aprendizagens Indica-lhe os objetivos a serem atingidos e dá-lhe, portanto, um controle sobre seu próprio processo de aprendizagem; Serve de instrumento para regular e controlar seu próprio comportamento de produtor de textos, durante a revisão e a reescrita; Permite-lhe avaliar os progressos realizados no domínio do trabalho. Avaliação do tipo somativo
18
Conselhos úteis: O aluno deve aprender a escrever e a reescrever, Gravador e câmera são instrumentos indispensáveis em qualquer ensino da expressão oral, Cada gênero pode ser abordado em diferentes níveis de complexidade, Livros de referência,
19
Mais conselhos úteis Sintaxe: dificuldade de ordem cognitiva para hierarquizar elementos, Levantamento de erros ortográficos mais frequentes e determinar as intervenções prioritárias, Os gêneros orais privilegiados nas sequências didáticas propostas são os gêneros orais públicos, como o debate regrado, a entrevista, o seminário, a narrativa de uma viagem de classe etc, Alternância entre gêneros orais e escritos.
20
Gênero Narrativo Biografia: Foram ministradas aulas tendo como objetivo geral uma produção textual autobiografia. Para alcançar esse objetivo, foram realizados os seguintes objetivos específicos:
21
Gênero Narrativo Biografia: Aulas explanando sobre o gênero biografia; Aulas explanando sobre o gênero biografia no laboratório de informática com o auxílio do projetor; Aulas com vídeos sobre biografias; Aulas em que os alunos contassem a biografia de alguém; Aulas sobre adequações textuais e, Estudo individualizado com os alunos sobre adequação textual.
22
Gênero Narrativo Biografia: Pontos positivos Vídeos Emoção Professora
23
Gênero Narrativo Biografia: Pontos negativos Primeira produção Reclamação dos alunos Justificativa
24
Conclusão As sequências devem funcionar como exemplos à disposição dos professores de forma a levá-los a apropriarem-se, progressivamente, da proposta.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.