A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 C OMO AVALIAR A INFORMAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 C OMO AVALIAR A INFORMAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 C OMO AVALIAR A INFORMAÇÃO EM PÁGINAS DA INTERNET

2 2 Verdade ou mentira?

3 3 Quando consultamos livros, sabemos que estes, antes da sua publicação, foram submetidos a uma avaliação por parte das editoras, assegurando-nos que contêm informação de qualidade. Contudo, os sítios da internet não passam por este nem por qualquer outro tipo de controlo, antes de ficarem disponíveis em linha.

4 4 Como a Internet é um sistema aberto, qualquer pessoa pode publicar qualquer tipo de informação, sem que haja avaliação prévia do que é disponibilizado. Muito frequentemente, não é possível sequer determinar o autor dos conteúdos que estamos a consultar.

5 5

6 6 Por conseguinte, é necessário definir alguns critérios que nos ajudem a avaliar a informação disponibilizada na internet. -indicação de um título -indicação do nome do autor -indicação de uma data -correção do conteúdo / ortografia, gramática -indicação das fontes utilizadas / bibliografia -ligações para outras páginas sobre o assunto Comparar a informação com outras fontes O mínimo de fontes recomendado é de três. Critérios de avaliação

7 7 Questionário de avaliação Identificação da página / artigo: 1. Autoria / ResponsabilidadeSIMNÃO A página / artigo tem um autor ou responsável? - Se é uma pessoa, esta é credível (especialista, professor, investigador)? - É uma organização? - É uma empresa? A página indica alguma forma de contacto (email, telefone, endereço físico)? 2. Atualidade A página indica a data de criação e/ou da última atualização? As datas de criação e/ou de atualização são recentes? 3. Conteúdo A página / artigo tem um título? O conteúdo está escrito numa linguagem correta (sem erros de ortografia e/ou gramática)? São indicadas fontes / bibliografia? Há ligações para outras páginas onde se possa verificar o rigor e exatidão da informação? A informação encontrada na página está de acordo com a de outras fontes? 4. Pertinência Consegues encontrar na página a informação que procuras? A informação vai ao encontro das tuas necessidades?

8 8

9 9 - É uma enciclopédia digital em linha - É o sétimo site mais consultado do mundo - Tem mais de 30 milhões de artigos - Tem edições em 277 línguas - Tem 365 milhões de leitores - Foi lançada em 15 de Janeiro de 2001 pelos norte-americanos Jimmy Wales e Larry Sanger - Tem o objetivo de fornecer um conteúdo reutilizável, livre e verificável. - É desenvolvida colaborativamente pelos seus próprios utilizadores. A Wikipédia é fiável? http://pt.wikipedia.org/

10 10 Em alguns artigos há: - informação inexata ou errada - apresentada de forma incoerente - com erros ortográficos e de sintaxe - chega a haver deturpação intencional » Caso Jorge Jesus » Caso Peking Duk A Wikipédia é fiável? http://pt.wikipedia.org/

11 11 No entanto, a maioria da informação é correta. Segundo a revista científica Nature, as informações da Wikipédia são tão válidas como as de outras enciclopédias tradicionais. «Não deve ser usada como fonte primária». Deve fazer-se a confirmação dos dados recolhidos, por comparação com outras fontes. A Wikipédia é fiável? http://pt.wikipedia.org/

12 12 É uma fotomontagem!


Carregar ppt "Projeto «Formação em Literacia Digital» Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos Educativos 1 C OMO AVALIAR A INFORMAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google