A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO  NARRAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO  NARRAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO  NARRAÇÃO

2 Conceito A narrativa é uma forma de composição na qual há um desenrolar de fatos reais ou imaginários, que envolvem personagens e que ocorrem num tempo e num espaço. Narrar é, pois, representar fatos reais ou fictícios utilizando signos verbais e não verbais.

3 Há alguns tipos de narrativa:

4 uma piada Manuel recebeu um telefonema do gerente do banco.
           - Seu Manuel, estou lhe telefonando para avisar que a sua duplicata venceu.         E quem pegou em segundo lugar?

5 uma notícia de jornal “A poda indiscriminada de árvores em algumas localidades de Jaú, durante o verão, tem contribuído para elevar em até cinco graus a temperatura nas calçadas”.(Comércio do Jahu )

6 um texto literário A galinha Cocoricó estava há dias chocando seu ovo, quando ouviu um barulhinho:         - Chegou a hora! Meu filho vai nascer           A casca do ovo foi se partindo e uma frágil criaturinha começou a dar sinal de vida.           Cocoricó não cansava de admirar a sua cria, que, toda desengonçada, tentava equilibrar-se sobre suas cambaleantes perninhas.            Passadas algumas horas, lá estava o pintinho amarelinho, fofinho, aconchegado sob as penas de Cocoricó.            - Você vai se chamar Uto!

7 Uma história em quadrinhos
utiliza ao mesmo tempo o código verbal e o não verbal e o contexto extralingUístico é importantíssimo para a compreensão da linguagem.

8 Uma letra de música Somos Quem Podemos Ser Engenheiros do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger Um dia me disseram Que as nuvens Não eram de algodão Um dia me disseram Que os ventos Às vezes erram a direção E tudo ficou tão claro Um intervalo na escuridão Uma estrela de brilho raro Um disparo para um coração... A vida imita o vídeo Garotos inventam Um novo inglês Vivendo num país sedento Um momento de embriaguez... Somos quem podemos ser... Sonhos que podemos ter... Um dia me disseram ,,,

9 um poema Sonhe alto, sempre e mais. Faça a cada dia a vida
     Sonhe alto, sempre e mais. Faça a cada dia a vida    Na medida do seu sonho. Sonhe e, ao mínimo gesto, Seu ser inteiro empreste, Sua marca em tudo ponha Que o Homem não é alto Nem baixo e se faz... Da estatura do que sonha!                    (Elcio Fernandes)

10 Os principais elementos de uma narrativa são:

11 o enredo ou a trama formado pelos fatos que se desenrolam durante a narrativa. Toda história tem: uma introdução, na qual o autor apresenta a idéia principal, os personagens e o cenário; um desenvolvimento, no qual o autor detalha a idéia principal e há dois momentos distintos no desenvolvimento: a complicação (têm inícios os conflitos entre os personagens) e o clímax (ponto culminante); um desfecho, que é a conclusão da narrativa.

12 o tempo cronológico ou exterior - é marcado pelo relógio. É o espaço de tempo em que os acontecimentos desenrolam e os personagens realizam suas ações; psicológico ou interior, não pode ser medido como o tempo cronológico, pois se refere à vivência dos personagens, ao seu mundo interior.a) flash-back b) time-shift

13 o espaço Onde os acontecimentos se desenrolam. Pano de fundo
Determina ação das personagens Caracteriza personagens

14 os personagens são os seres envolvidos nos fatos e que formam o enredo da história. Eles falam, pensam, agem, sentem, têm emoções. Qualquer coisa pode ser transformada em personagem de uma narrativa. Os personagens podem ser pessoas, animais, seres inanimados, seres que só existem na crendice popular, seres abstratos ou idéias e outros

15 Classificação de personagens
O protagonista é o personagem principal, aquele no qual se centraliza a narrativa. Pode haver mais de um na narração. O antagonista é o personagem que se opõe ao principal. Há ainda os personagens secundários, que são os que participam dos fatos, mas não se constituem o centro de interesse da narração. Redondo plano

16 Foco narrativo ou ponto de vista
1ª pessoa: a) personagem principal b) personagem secundário 3ª pessoa: a) observador b) onisciente

17 Romance aberto ou fechado
Romance aberto – deixa o final em aberto - deixa um a dúvida no meio da narração Romance fechado – o final é fim mesmo - não deixa nenhuma questão em aberto

18 verossiminhança O texto narrativo deve ser verossímel
Não precisa ser verídico Verossimilhança = lógica A lógica do texto pode ser interna ou externa

19 Discursos

20 discurso direto (com diálogos e verbos de elocução - o próprio personagem fala) Exemplo de discurso direto: - Você sabe que o seu irmão chegou?

21 discurso indireto (o autor conta com suas próprias palavras o que o personagem diria.).                                      Exemplo de discurso indireto:               Ele perguntou se ele sabia que o seu irmão havia chegado.

22 discurso indireto livre
que mescla o discurso direto com o indireto, dando a impressão que o narrador e o personagem falam em uníssono. Não há presença de verbos de elocução, de travessões, dois pontos, nem de orações subordinadas substantivas próprias do discurso indireto.                 Exemplo de discurso indireto livre:             “Se pudesse economizar durante alguns meses, levantaria a cabeça. Forjara planos. Tolice, quem é do chão não se trepa”. (Graciliano Ramos)


Carregar ppt "REDAÇÃO  NARRAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google