A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora."— Transcrição da apresentação:

1 Meio Ambiente

2  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora.

3 Poluição da água A água tem várias fontes de poluição. A maior delas está nas cidades. A falta de saneamento básico contribui para que grande parte do esgoto das casas e das indústrias seja jogado nos rios e córregos. Muitas das estações de tratamento de esgoto descartam o lixo produzido diretamente nas águas correntes. Os lixos dos aterros municipais quando vazam acabam indo para as águas subterrâneas. A chuva ácida é outra das grandes fontes de poluição da água. Sua capacidade de destruição é tão grande que chega a acabar com a vida aquática. Os produtos agrotóxicos usados nas lavouras infiltram-se no solo e escorrem para os rios, lagos e até às águas subterrâneas.

4 Poluição do ar A maior parte da poluição do ar é produzida como resultado da queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Esses combustíveis foram formados durante milhares de anos a partir de plantas e animais mortos. Os depósitos se formavam e eram finalmente cobertos por outras rochas e comprimidos. Eles permaneceram praticamente intactos até a metade do século XIX. Desde então, são usados em quantidades cada vez maiores para mover veículos, aquecer edifícios nos países frios e fundir metais como o ferro. Quando o combustível é queimado, não libera apenas energia, mas muitos produtos químicos, incluindo enxofre e nitrogênio contidos no material orgânico. Hoje sabemos que não é assim. Eles se convertem rapidamente em dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, os quais podem ser julgados prejudiciais ao meio ambiente. As quantidades lançadas na atmosfera são espantosas: cerca de 24 milhões de toneladas de dióxido de enxofre por ano na América do Norte e 44 milhões de toneladas na Europa. É o suficiente para encher completamente cerca de 150 petroleiros! A maior parte do enxofre vem das fábricas e usinas termelétricas.

5 Poluição do solo A poluição do solo pode ter várias causas, mas uma das principais é o uso de produtos químicos na agricultura. Os agrotóxicos, como são chamados, servem para fertilizar o solo, eliminar ervas daninhas e destruir pragas. São úteis para a produção, mas causam estragos ambientais terríveis, alterando o equilíbrio do solo e envenenando animais através das cadeias alimentares. As fábricas também são outra fonte de poluição do solo. Como grandes produtoras de lixos, normalmente acumulados em depósitos irregulares, esses lixos, mesmo quando não tóxicos, acabam vazando pelos containers corroídos, contaminando a terra. Outro problema dos aterros é o lixo tóxico. Como não há a mínima preocupação em separar o lixo, acabam indo para os aterros produtos perigosos, causando danos irreparáveis ao lençol freático. Outro tipo de lixo extremamente perigoso é o produzido pelas usinas nucleares. Os lixos radioativos causam problemas sérios de saúde. Não há conhecimento científico até hoje sobre como descartá-lo de forma segura.

6 Poluição Luminosa Poluição Luminosa, ou PL, é causada pela luz sendo projetada para o céu e iluminando o mesmo, bloqueando a luz os astros. A grande maioria das pessoas que moram em centros urbanos nem faz idéia de que elas são diretamente afetadas por esse tipo de poluição, aqui estão alguns efeitos negativos da PL: O corpo humano necessita de escuridão para poder descansar e se recuperar durante o sono, a luz constante atrapalha o sistema biológico. O céu é um patrimônio da humanidade, infelizmente isso nos é negado por luminárias mal projetadas. Aves são desorientadas pela luz. A PL causa danos aos olhos de peixes de águas profundas, ja que os olhos destes são projetados para lugares pouco ou nada iluminados, e são atraídos por luz. Outro aspecto importante da Poluição Luminosa é o aspecto econômico. Gastam-se milhões de reais por ano para iluminar mal e ainda prejudicar nossas observações e o ecossistema, com um direcionamento de luz correto, pode-se usar lâmpadas menos potentes que iluminam somente a área que deveria ser iluminada e economizam muito.

7 Exemplo de boa luminária. Exemplo de má luminária.

8 Poluição Sonora A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.poluição O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

9 Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:  Insônia (dificuldade de dormir); Insônia  Estresse  Depressão  Perda de audição  Agressividade  Perda de atenção e concentração  Perda de memória  Dores de Cabeça  Aumento da pressão arterial  Cansaço  Gastrite e úlcera  Queda de rendimento escolar e no trabalho  Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

10 Componentes do grupo  Tawanne N° 26  Thayná N° 30  Júlia N° 35  Ingrid N° 12  Paula N°37


Carregar ppt "Meio Ambiente.  Poluição da água;  Poluição do ar;  Poluição do solo;  Poluição luminosa;  Poluição Sonora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google