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PublicouSonia Brezinski Medina Alterado mais de 8 anos atrás
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UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN / 2013 Objetivo: Dar a conhecer sobre as principais orientações contidas na página da CAPES para proposição de cursos de Pós- graduação stricto sensu
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Acesse o endereço: www.capes.gov.br Cursos novos - Envio de propostas e resultados 1) Avaliação
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2) Cursos novos – Envio de propostas e resultados Cursos novos - Envio de propostas e resultados
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Principais Orientações Cursos novos - Envio de propostas e resultados
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3) Requisitos das propostas de cursos novos
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Cursos novos - Envio de propostas e resultados 4) Critérios e Parâmetros Específicos das Áreas de Avaliação
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Cursos novos - Envio de propostas e resultados 5) Clicar na área
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Cursos novos - Envio de propostas e resultados 6) Critérios para APCN
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Áreas do conhecimento - CAPES Tabela de Áreas do Conhecimento - CAPES 1) Avaliação 2) Tabelas de área do conhecimento
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Áreas do conhecimento Tabela de Áreas do Conhecimento - CAPES
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Grande Área Conhecimento Área Conhecimento Sub Áreas Conhecimento
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Tabela de Áreas do Conhecimento - CAPES Área de Avaliação CAPES
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90000005 MULTIDISCIPLINAR 90100000 ÁREA DE AVALIAÇÃO: INTERDISCIPLINAR INTERDISCIPLINAR 90191000MEIO AMBIENTE E AGRÁRIAS 90192000SOCIAIS E HUMANIDADES 90193000ENGENHARIA/TECNOLOGIA/GESTÃO 90194000SAÚDE E BIOLÓGICAS 90200000 ÁREA DE AVALIAÇÃO: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ENSINO 90201000ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 90300009 ÁREA DE AVALIAÇÃO: MATERIAIS MATERIAIS 90400003 ÁREA DE AVALIAÇÃO: BIOTECNOLOGIA BIOTECNOLOGIA Grande área: Multidisciplinar CAPES Tabela de Áreas do Conhecimento - CAPES
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– agrega diferentes áreas do conhecimento em torno de um ou mais temas; - cada área preserva sua metodologia e independência - convergência de 2 ou mais áreas do conhecimento que não pertencem à mesma classe, que contribui para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, transfere métodos de uma área para outra, gerando novos conhecimentos. novo profissional com perfil distinto dos existentes c/ formação sólida e integradora Áreas Multidisciplinar e Interdisciplinar Interdisciplinaridade Mulltidisciplinaridade
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Área Interdisciplinar CAPES principais pontos Interdisciplinaridade “ o paradigma disciplinar de produção do conhecimento particionado não é suficiente para responder aos problemas complexos e ressurge na ciência a necessidade de outras formas de abordagem que deem conta da realidade....essa realidade complexa e híbrida demanda novos modos de pensar problemas e gerar conhecimento.” “ é o resultado de uma necessidade epistemológica e de uma exigência da realidade contemporânea” “busca responder, assim, a problemas gerados pelo próprio avanço da ciência moderna disciplinar, quando esta se caracteriza como fragmentadora e simplificadora do real” “ é um processo que exige mudanças na modalidade de produção de conhecimento, implicando transformações individuais e institucionais.” “se concretiza por meio de práticas que se diversificam, dependendo de escolhas científicas, objetos de pesquisa, problemas tratados e condições institucionais locais, respeitando-se, contudo, princípios comuns.”
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Principais diferenças entre os cursos Cursos de Especialização -objetivo técnico profissional específico - SEM abranger o campo total do saber em que se insere a especialidade; -é de natureza e destinação específica de um curso; -sentido prático profissional; -cursos destinados ao treinamento nas partes de que se compõe um ramo profissional ou científico -domínio científico e técnico de uma certa e limitada área do saber ou da profissão para formar profissional especializado “profissional comum” Mestrado/ Doutorado -possuem objetivos amplos e aprofundados de formação científica ou cultural; -é de natureza acadêmica e de pesquisa -representam 2 níveis de estudo que se hierarquizam, porém são relativamente autônomos; - ME e DO são necessários à realização de fins essenciais da universidade, isto pressupõe que o grupo proponente já tenha pesquisa; “cientista” -Prepara profissionais de bom nível para o mercado de trabalho “extra acadêmico”, com perfis desenhados pela demanda desse mercado; - foca de maneira mais intensa as necessidades do país; -considera a necessidade da formação de profissionais aptos a elaborar técnicas e processos com desempenho diferenciado dos egressos dos cursos de mestrado; -não há financiamento CAPES/UNESP; -inovação de base tecnológica, empresas, governos; “técnico de alto padrão” Mestrado Profissional
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Proposta APCN Mestrado e ou Doutorado Mestrado profissional Telas específicas Formalização de pedidos de autorização junto à CAPES -Proposta do curso; -Regimento/regumanto do curso; -Estatuto/regimento da IES; -Comprovante de aprovação pelo Colegiado da IES da criação do curso; -Currículos Lattes atualizados. APCN – Apresentação de propostas de cursos novos/2012
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Estrutura organizacional - CAPES CTC-ES DAV
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1)Análise técnica Diretoria de Avaliação DAV 2) Análise de mérito emissão de parecer feita pela Comissão de área 3) Análise Conselho Técnico Científico Educação Superior CTC-ES Proposta e parecer da área Etapas para avaliação de um APCN na CAPES
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Áreas do conhecimento - CAPES Planilhas comparativas - CAPES 1) Avaliação 2) Planilhas comparativas
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Áreas do conhecimento - CAPES Referências bibliográficas PHILIPPI JR, Arlindo; SILVA NETO, Antônio (editores), Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação, Barueri, SP, Editora Manole, pp. 997, 2011 COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) – Documento da Área Interdisciplinar, disponível em http://www.capes.gov.br/avaliacao/documentos-de-area-/3270 http://www.capes.gov.br/avaliacao/documentos-de-area-/3270 Parecer nº 977 CES, de 3 de dezembro de 1965 - Newton Sucupira
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