A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ERA VARGAS Natania A S Nogueira Mestra em Histporia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ERA VARGAS Natania A S Nogueira Mestra em Histporia"— Transcrição da apresentação:

1 A ERA VARGAS 1930-1945 Natania A S Nogueira Mestra em Histporia

2 Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Teve início com a Revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeiras. Esse período foi marcado por mudanças sociais e econômicas.

3 GOVERNO PROVISÓRIO As eleições de 1930 deram vitória a Júlio Prestes. A Aliança Liberal recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória de Júlio Prestes era decorrente de fraude. Os estados aliados, principalmente o Rio Grande do Sul planejam então, uma revolta armada.   A situação agravou-se com o assassinado em Recife. Com apoio do exército, Washinton Luiz foi deposto e fugiu junto com Júlio Prestes. O poder então foi passado para Getúlio Vargas pondo fim à República Velha.

4 Júlio Prestes João Pessoa

5 O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a vida política do país.
Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal). Diante da importância que os militares tiveram na estabilização da Revolução de 30, os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela presença dos “tenentes” nos principais cargos do governo. A oposição às ambições centralizadoras de Vargas concentrou-se em São Paulo.

6 Apesar de todo seu carisma, o poder que o sustentava era o Exercito
Apesar de todo seu carisma, o poder que o sustentava era o Exercito. Quando o Exercito retirou seu apoio, Vargas foi deposto.

7 A Revolução Constitucionalista de 1932
As oligarquias paulistas convocaram o “povo paulistano” a lutar contra o governo, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte. A partir desse movimento, teve origem a chamada Revolução Constitucionalista de 1932. Mesmo derrotando as forças oposicionistas, o presidente convocou eleições para a Constituinte. A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista. Sancionou, também, o voto secreto e o voto feminino. Vargas foi, então, eleito presidente do Brasil, pelo parlamento, em 1934.

8

9

10 A luta pelo voto feminino
A reivindicação de direito ao voto feminino era conhecido mundialmente como movimento sufragista. No Brasil duas personagens se destacaram nesta lurta:  Bertha Lutz e Jerônima Mesquita. A conquista do voto ocorreu em decreto de 1932 e restringia-se às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras com renda própria. Mas em 1946, uma nova lei passou a prever a obrigatoriedade do voto também para as mulheres, que até então era um direito, mas não um dever.

11 Bertha Lutz

12 GOVERNO CONSTITUCIONAL 1934-1937
Durante este período, o cenário político foi marcado pelo embate entre grupos políticos influenciados por ideologias opostas: O fascista, defendido pela Ação Integralista Brasileira (AIB). O democrático, representado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL), era favorável à reforma agrária, a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes. A ANL promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, em 1935.

13

14 A intentona Comunista Comunistas iniciaram revoltas em instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE).    Devido à falha de articulação e adesão de outros estados, o movimento foi controlada pelo governo. Getúlio Vargas utilizou-se do episódio para declarar estado de sítio, perseguiu seus oponentes e desarticulou o movimento comunista brasileiro. Getúlio Vargas também conseguiu anular a nova eleição presidencial que deveria acontecer em 1937. Com a revelação da suposta tentativa de golpe comunista, o Plano Cohen, Vargas anulou a Constituição de 1934 e dissolveu o Poder Legislativo. Tinha início o Estado Novo.

15

16 ESTADO NOVO – No dia 10 de novembro de 1937, era anunciado em cadeia de rádio pelo  presidente Getúlio Vargas o Estado Novo. Tinha início um período de ditadura na História do Brasil. Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter sido inspirada na Constituição da Polônia, de tendência fascista. O Golpe de Getúlio Vargas foi organizado junto aos militares e teve o apoio de grande parcela da sociedade. Vargas copiou o nome do regime ditatorial que implantou do ESTADO NOVO português de Salazar.

17

18 Censura e propaganda A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu seus inimigos políticos. Foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), encarregado da propaganda e promoção do regime e pela censura a órgãos de imprensa e veículos de comunicação, sendo um instrumento na propagação de ideias nacionalistas e de exaltação do trabalho. Foram, por exemplo, distribuídas verbas a escolas de samba, desde que trocassem a apologia à malandragem por temas "patrióticos" e de incentivo ao trabalho. O Estado tornou obrigatória a disciplina de Educação Moral e Cívica nas escolas.

19

20 A modernização da economia e autoritarismo político
O Estado Novo conjugou autoritarismo político e modernização econômica, sob um pano de fundo nacionalista e fascista. Adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal. Para dar suporte ao desenvolvimento econômico era preciso fortalecer a máquina pública e a burocracia. Para isso foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1938, que tinha por finalidade fiscalizar os governos estaduais.

21 Foi instituído o sindicato oficial, filiado ao Ministério do Trabalho, e abolida a liberdade de organização sindical. As relações entre trabalhadores e patrões ficavam assim sob controle do Estado. Surge pelego: o trabalhador (no caso o sindicalista) que atua contra os interesses de seus colegas de trabalho. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.

22

23 Política externa A política externa do Estado Novo era de grande peso internacional, o Brasil tinha uma capacidade decisiva para a articulação da America Latina. Foi o único Pais latino americano fundador da Liga das Nações em 1919, e foi também o único Pais latino americano fundador da ONU. Vargas soube jogar diplomaticamente até 1938 alinhado ao Eixo e depois mudou para o campo Aliado. O Brasil acabou a Guerra com grande prestigio, poderia inclusive ter sido potência ocupante da Áustria, recusando por razões econômicas.

24 Apoiado maçicamente por trabalhadores urbanos, o queremismo defendia a remarcação das eleições presidenciais e a organização de uma Assembleia Nacional Constituinte.

25 O fim do Estado Novo Com a derrota de Hitler em 1945, o mundo foi tomado pelas ideias democráticas e o regime autoritário brasileiro já não podia se manter. Getúlio Vargas foi deposto pelos militares em 29 de outubro de 1945, sob o comando de Góes Monteiro, um dos homens diretamente envolvidos no golpe de 1937. A abertura democrática levou ao poder o general Eurico Gaspar Dutra, como presidente eleito pelo voto popular, dando fim a um dos períodos mais autoritários e violentos da nossa história.


Carregar ppt "A ERA VARGAS Natania A S Nogueira Mestra em Histporia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google