A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pneumatologi a A Doutrina do Espírito Santo /teologiaemissao/igrejaibmosasco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pneumatologi a A Doutrina do Espírito Santo /teologiaemissao/igrejaibmosasco."— Transcrição da apresentação:

1 Pneumatologi a A Doutrina do Espírito Santo /teologiaemissao/igrejaibmosasco

2 O quanto você conhece o Espírito Santo?

3 grande O quanto você se considera grande em relação as outras pessoas diz diretamente o quanto você conhece ao Espírito Santo. servir O quanto você está disposto a servir as pessoas diz diretamente o quanto você conhece ao Espírito Santo.

4 Qual o ponto de comparação que a igreja usa para fazer uma auto definição? Ao mundo A Igreja

5 Comparado ao mundo, nós somos Heróis. Lucas 18:10-12 "Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. porque não sou como os outros homens O fariseu, em pé, orava no íntimo: Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho".

6 A referência da Igreja é Cristo Jesus...e comparado a Cristo não somos nada!

7 Lucas 18:13 Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. "Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’. Isaías 6:5 Ai de mim! Estou perdido! Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! "

8 A Natureza e personalidade do Espírito Santo Conhecemos o Espírito Santo como a 3° pessoa da santíssima trindade. 3° pessoa por ordem de manifestação bíblica e por ordem de exercer o ministério. 1° ministério 1° ministério – Deus o Pai 2° ministério 2° ministério – Deus o Filho 3° ministério 3° ministério – Deus o Espírito

9 Características de sua personalidade Intelecto: Intelecto: E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos (Rm 8:27). Sentimento: Sentimento: Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles (Is 63:10). Escolha: Escolha: Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente (I Co 12:11).

10 Ações contra o Espírito Santo É possível: Entristecer Entristecer o Espírito Santo (Ef 4:30); Resistir Resistir ao Espírito Santo (At 7:51); Blasfemar Blasfemar contra o Espírito Santo (Mt 12:31-32) ; Extinguir Extinguir o Espírito Santo (I Ts 5:19).

11 O Espírito Santo é Deus?

12 Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus (I Co 2:11). Somente Deus possui alguns atributos exclusivos, Oniciência, Onipresença e Opnipotência, atributos esses que compõe a personalidade do Espírito Santo.

13 Sua Divindade Os convertidos são batizados em seu nome (referência): Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mt 28:19) Benção apostólica: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. (II Co 13:13) Administração na igreja: Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. (Ef 4:4-6)

14 Simbologias do Espírito Água, Fogo, Azeite. Água = Limpeza Fogo = Purificação Azeite = Manutenção A identidade do símbolo e a coisa simbolizada não se confundem. Ex.: Ex.: “Nosso Deus é fogo consumidor” (Hb 12:29), mas fogo consumidor não é nosso Deus.

15 Batismo nas águas Lucas 3:16 Lucas 3:16 a “Eu, na verdade, batizo-vos com água... O batismo nas águas é uma demonstração de pública de arrependimento dos pecados e desejo de ter uma nova vida com Cristo.

16 Batismo de Jesus Mateus 3:16-17 “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”. Ouvir a voz de Deus: Ouvir a voz de Deus: “foi ouvida uma voz dos céus”. Nova identidade de Filho de Deus: Nova identidade de Filho de Deus: “Tu és o meu Filho amado”. Prazer em Deus: Prazer em Deus: “em ti me alegro”.

17 Ministério Profético A ação do Espírito Santo

18 Denuncia como estilo de vida O que motiva a denuncia e o que ela pretende? Um parte expressiva do ministério profético é a denuncia. errado Quando a Palavra de Deus não é manifesta como ela realmente deve ser, é como se estivéssemos tocando uma trombeta para alertar as pessoas, mas elas não estão sendo despertadas porque estamos tocando a trombeta num tom errado.

19 O que é o ministério profético? relação serviço  Quando Jesus olhou para Jerusalém, Ele se lamentou com o fato de eles representarem a religiosidade, legalismo, apostasia, prostituição dos valores de Deus, a cidade que trocou a relação pelo serviço, a grande Babilônia. Babilônia Babilônia = A mãe de todas as prostituições. Quando Jesus olha para Jerusalém, Ele vê uma cidade que se prostituiu nos seus valores. Prostituição Prostituição = Negociar aquilo que se tem a oferecer, transformar o privilégio da relação na oportunidade do serviço.

20 profético A primeira coisa que a prostituição corrompe é o ministério profético, e esse era o motivo da lamentação de Jesus.Importante Muitas pessoas confundem a profecia com adivinhação e prognóstico. “Parece que o profeta é aquele que prevê o futuro, e não é”.

21 o fato eterno - Não era revelado ao profeta o futuro, era revelado ao profeta o fato eterno, independente do tempo. “O futuro para nós é um conjunto de incertezas, mas o futuro para Deus é certo”. eterna “O profeta recebia de Deus uma revelação de qual era a vontade eterna de Deus, e de como essa vontade seria estabelecida na história”. referência possibilidade - Sendo assim o profeta recebia uma referência, e não um possibilidade.

22 Por conta da natureza humana os profetas ficavam tristes até a morte, porque dentro de uma perspectiva humana, aquilo que Deus revelou para eles não combinava com a realidade percebida. Isso parecia uma profecia falsa. “Por conta disso, quase todo profeta caia em profunda depressão”. fato percebido Quando eles recebiam a revelação de Deus do fato e comparavam com o percebido, a distância entre os dois era tão grande que parecia que nunca iria acontecer. "Isso criava a depressão profética"

23 referência - Deus então tinha que tratar esses homens, para eles entenderem que aquilo que Deus revelou não era uma possibilidade ou um ideal para eles projetarem expectativas, mas era uma revelação da eternidade que lhes davam uma referência para alimentar a sua fé. “E sendo assim eles não deveriam comparar a revelação com o percebido como se a revelação de Deus fosse relativa, porque ela era um fato”.

24 - O propósito profética era que a sociedade toda fosse organizada sobre a referência profética, porque ela era imutável. Mas como o profeta era um homem, ele enxergava aquilo como um ideal e não como uma verdade imutável. “Pode ser como pode não ser, e que bom se fosse”.

25 absoluto relativos - Por isso a ideia que temos do ministério profético é em grande parte equivocada, pois trazemos o absoluto de Deus para os relativos humano. “Deus só vai fazer o que Ele tem para fazer, dependendo de como a gente se comportar” “Transformamos o absoluto em relativo, uma referência de fé numa expectativa”

26 - Expectativa não é fé, é crença, e por isso hoje temos muitas pessoas crentes e poucas pessoas de fé. crise de fé "A Bíblia diz que apesar de todas as crenças, a grande crise da humanidade no fim seria uma crise de fé" Lucas 18:8 Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? “Enquanto as crenças são estimuladas, a fé deixa de existir”. - Estamos aumentando o número de crentes e diminuindo o número das pessoas de fé.

27 - Porque aquele que vive da fé, vive sobre uma referência imutável, um absoluto, e o que vive das crenças vive o relativismo de suas expectativas. "Dependendo do meu desempenho, Deus pode fazer ou não algo que eu queira" - E os profetas não conseguiam dormir em meio a um barulho desses, por isso a depressão profética.

28 - O profeta então não serve para trazer uma expectativa, mas para trazer uma referência, de modo que a sociedade possa se organizar ao redor dessa referência profética. - Esse mesmo profeta denunciava tudo que na sociedade ao seu redor estava em desacordo com a referência profética. referência fiel “Então o profeta nada mais é que uma referência fiel para o lugar onde ele está”. - Por isso que quando não havia profecias o povo se corrompia, porque não havia mais referência e todos viviam no relativismo.

29 Porque o profeta ficou confundido com um adivinho? Porque na medida em que a profecia ia se cumprindo, porque era um absoluto, ficava a impressão que o profeta via o futuro, mas na verdade ele via o passado, aquilo que era a vontade de Deus desde os tempos eternos. Essa é a vontade de Deus "O profeta não via o que poderia ser, ele via como será, e será porque já é" Essa é a vontade de Deus.

30 O profeta era para cidade a denuncia fiel O ministério profético trás para comunidade a referencia fiel, mas nós relativizamos a fidelidade para o conceito de lealdade. Lealdade Lealdade = Atributo relativo, como eu respondo a um estímulo, uma forma de reagir. - É uma forma convencionada de resposta, e como as convenções são relativas, eu posso ser leal ao que não presta. Exemplo Exemplo : Uma quadrilha só consegue ser quadrilha baseado num acordo de lealdade.

31 Fidelidade Fidelidade : Atribulo absoluto, o fiel é “fiel para” e não “fiel a”. Exemplo para Exemplo : O prumo é um fiel para a parede. A parede pode entortar, mas o prumo não acompanha. não Deus não é fiel a nós! "Se fosse, todas as vezes que eu pecasse, eu estragaria o caráter de Deus"

32 fiel para Existe na Suíça uma barra de ferro que não sofre variação com temperatura ou pressão que mede 1 metro, e se algum dia alguém tiver dúvidas do quanto mede um metro, existe um fiel guardado para. denúncia - O que essa barra de metal é para a sociedade? Uma denúncia permanente de quanto mede um metro. "Isso é um ministério profético" a referência fiel de como as coisas devem funcionar.

33 O problema - A primeira coisa que o prumo trás quando as coisas não estão funcionando não é alegria, mas tristeza e constrangimento. - Então nós que vivemos em uma sociedade que fez do prazer o seu culto, e as próprias igrejas estão prometendo isso com frequência, trazer uma referência profética como um prumo numa parede torta é constrangedor.

34 Fiel para Precisamos ser "Fiel para" e revelar as pessoas os propósitos de Deus para elas. A ação da igreja não se dá quando nos sentimos incomodados por algo, mas quando sentimos compaixão de algo. - Pessoas que tem medo de morar ao lado de um macumbeiro - Pessoas que tem medo de comprar carne no açougue do espírita - Pessoas que tem medo de conversar com um ateu

35 Isso é lealdade, se moldar a realidade do contexto onde estamos inseridos. E fidelidade é mudar a realidade do contexto em que estamos inseridos a partir de uma referência fiel. Isso é o que acontece quando nos colocamos nas mãos do Espírito Santo.

36 fim Próxima aula: Pneumatologia A Doutrina do Espírito Santo


Carregar ppt "Pneumatologi a A Doutrina do Espírito Santo /teologiaemissao/igrejaibmosasco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google