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PublicouIsabela Leão de Sousa Alterado mais de 9 anos atrás
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Introdução e História da Educação Física e Esporte
Brasil
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Aspectos Históricos Tese Central:
O movimento humano como algo construído culturalmente.
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Objetivo da Aula Discutir como ocorreu o desenvolvimento da atividade física As características fundamentais que permitem a atividade física ser utilizado como estratégia de Estado. Relacionar os acontecimentos históricos com a evolução da Educação Física e o Esporte no Brasil.
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Da Colônia ao Estado Novo (1500 - 1945)
Esporte no Brasil - I Da Colônia ao Estado Novo ( ) Brasil Colonial ( ) Atividades físicas e “esportivas” sempre com caráter utilitário Atividades praticadas pelos índios e colonizadores Arco e Flecha; natação, canoagem, corridas, marcha e lutas Nenhuma organização formal Sec XVIII e XIX publicações portuguesas: Tratado de Educação Física e Moral Tratado de Educação Física dos Meninos para uso da Nação Portuguesa Tratado de Educação Física Elementos de Higiene ou Ditames Teóricos para Conservar a Saúde e Prolongar a Vida Bonjardim/De Rose 2001
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Da Colônia ao Estado Novo (1500 - 1945)
Esporte no Brasil - I Da Colônia ao Estado Novo ( ) Brasil Colonial ( ) Pensamento médico-higiênico Tripé: saúde-paz-harmonia social Exclusivo das elites agrárias e burguesia da corte Atividades masculinas: saltos, corridas, equitação e ginástica Atividades femininas: canto, declamação e piano Preconceitos: mulheres e nocividade à moral
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Da Colônia ao Estado Novo (1500 - 1945)
Esporte no Brasil - I Da Colônia ao Estado Novo ( ) Brasil Imperial ( ) Ruy Barbosa: defensor da atividade física obrigatória nas escolas obrigatoriedade nos Municípios da Corte 1881: Silva Pontes reconhece a necessidade de atividade física para crianças de classes trabalhadoras: corpo robusto - saudável - adestramento para trabalhos manuais Proliferação da capoeira Mulher: manutenção da harmonia das formas femininas e preparação para a futura maternidade
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Surgimento da Educação Física
Iluminismo – Rousseau (novo método educacional) – Formação moral e física do homem. Movimentos Ginásticos na Europa Afirmação da nacionalidade Desenvolvimento pedagógico Higienista Preparação para a Guerra
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A propósito do programa para o ensino primário, dele faziam parte as cadeiras de “Leitura, Escripta, Lingua Patria, Arithmetica, Geographia, Historia do Brasil, Instrucção Moral e Civica, Geometria e Desenho, Historia Natural, Physica e Hygiene, Trabalhos Manuaes e Exercicios Physicos”. Tronco erecto com o peito de frente para a carteira, sem toca-la, e os pés bem assentados no soalho. — O assento deve ter altura de modo que ambos os ante-braços fiquem em nivel, descançando metade do comprimento delles sobre a carteira. — O papel será collocado em posição vertical, formando angulo recto com a borda da carteira.
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Os programas eram distintos para meninos e meninas
Os programas eram distintos para meninos e meninas. Para eles, a prática central eram as variações de marchas militares, que deveriam ser executadas observando-se “estrictamente as regras militares.” Já para as meninas, prescrevia-se brincar em liberdade no pátio e realizar exercícios de “extensão e flexão de musculos”, executados metodicamente “à sombra”.
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Surgimento do Esporte Moderno
Inglaterra – características geográficas para a constituição do Esporte moderno. Public-schools; Transformação dos jogos populares; Surgimento do esporte;
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Características do Esporte
A) Afastamento do sagrado B) Especialização de Papéis C) Racionalização D) Burocratização E) Quantificação F) Igualdade de Chances G) Busca de Recorde
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Esporte no Brasil Influência Britânica
Jogos Populares trazidos da Europa Esporte já incorporado com suas regras Esporte como cultura urbana Trem, café e esporte
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Da Colônia ao Estado Novo (1500 - 1945)
Esporte no Brasil - I Da Colônia ao Estado Novo ( ) Brasil republicano ( ) Ao final do século: Educação Física era componente curricular Jogos ao ar livre: atletismo e ginástica (barras, paralelas, argolas e trapézio) e natação (principalmente em cidades litorâneas e ribeirinhas) No início do século XX fundação de inúmeros Clubes de Regatas (Vasco, Flamengo, Botafogo, Tietê, Espéria, Athletica S.Paulo) Em São Paulo predominância de clubes de colônias (Germânia - Pinheiros)
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Da Colônia ao Estado Novo (1500 - 1945)
Esporte no Brasil - I Da Colônia ao Estado Novo ( ) Brasil republicano ( ) Rio Tietê palco de muitas provas de natação e remo Primeira piscina em São Paulo: 1929 (Athletica S.Paulo) Fundação dos primeiros clubes de Futebol ( Ponte Preta) Em 1905: proposta de criação de 2 Escolas de Educação Física Em o. Congresso Brasileiro de Higiene – ACM Predominantemente elites - racismo (principalmente no futebol) A partir de participação em eventos internacionais A partir de ascensão de Getúlio Vargas (Apelo populista)
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Da Colônia ao Estado Novo (1500 - 1945)
Esporte no Brasil - I Da Colônia ao Estado Novo ( ) Brasil republicano ( ) Criação de muitas Escolas de Educação Física na década de 30 (EEF Estado de S.Paulo/1934) Pacaembu Criação do CND - Ministério da Educação e Saúde Com o CND pela primeira vez se separam Educação Física e Esporte Estatização do esporte - controle Tubino: o esporte no Estado Novo limitou-se ao esporte institucionalizado numa perspectiva elitizada
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Educação Física no Brasil
Da origem Médica Da origem Social Da origem Militar
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Espaços para a prática da Atividade Física
Rios Ruas de terra Espaço social que propiciava a prática Hoje? Urbanização.
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Estrutura central As transformações sociais ocorrem na totalidade.
A atividade física influencia as transformações sociais e por elas é influenciado A sociedade é uma totalidade e a atividade física é uma forma de expressão cultural inserido nesta totalidade.
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