A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CESLA - 2010 Sem arte, a vida fica mais vazia.. Artes barrocas 1. A música erudita barroca Orazio Gentileschi, A alaudista, provavelmente de 1610. Bach.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CESLA - 2010 Sem arte, a vida fica mais vazia.. Artes barrocas 1. A música erudita barroca Orazio Gentileschi, A alaudista, provavelmente de 1610. Bach."— Transcrição da apresentação:

1 CESLA - 2010 Sem arte, a vida fica mais vazia.

2 Artes barrocas 1. A música erudita barroca Orazio Gentileschi, A alaudista, provavelmente de 1610. Bach

3 1. A música erudita barroca A palavra Barroco, inicialmente usada para designar o estilo da arquitetura e da arte do século XVII, passou a ser empregada pelos músicos para designar o período da história da música que vai do aparecimento da ópera até a morte de Johann Sebastian Bach. Além da ópera, outras formas musicais apareceram nesse século, como o oratório, a fuga, a suíte, a sonata e o concerto. Instrumentos de cordas da família do violino substituíram as violas, e a orquestra foi gradualmente tomando forma, preparando o terreno para dois grandes compositores do Barroco tardio: Bach e Häendel. Pesquisem sobre a vida e a obra desses compositores e sobre as inovações musicais ocorridas à época barroca. Escrevam um texto que reúna as informações que julgarem importantes e ilustrem- nas se possível. Apresentem a pesquisa à classe, enriquecendo-a com a audição de composições musicais barrocas. Häendel

4 O NASCIMENTO DA ÓPERA Seguindo as crenças estéticas do auge do Barroco, a ópera se propunha a ser uma fusão de todas as formas artística possíveis (música instrumental, canto, cenografia e drama). O primeiro exemplo documentado de ópera é La Dafine (1549), de Jacopo Peri (1561 – 1633). A arte operística chegou a maturidade com Claudio Monteverdi (1567 – 1643), que em 1607 teve sua primeira ópera, La favola d’Ofeo, encenada em Mântua. As primeiras casas de ópera foram inauguradas em Veneza, em 1637, e Monteverdi escreveu obras para serem montadas nessa cidade. Os tenores

5 2. A pintura barroca À época do Barroco, o grande centro artístico foi Roma, visitada por pintores de toda a Europa. Na pintura italiana barroca, o grande gênio é Caravaggio, que criou um estilo marcado pelo contraste claro-escuro e por um realismo popular que tornava o homem do povo como modelo de personagens até nas pinturas de tema religioso. Seu estilo influencio muitos artistas europeus, como Velázquez, na Espanha, e George de la Tour e os irmãos Le Nain, na França. Outras grandes expressões do Barroco na pintura são o italiano Tintoretto, o alemão Rubens, os holandeses Rembrandt e Veermer, o belga Van Dyck, o grego El Greco ( que viveu na Espanha). Pesquisem sobre a obra desses pintores barrocos e as inovações que promoveram na pintura. Escrevam um ou mais textos reunindo as informações obtidas e ilustrem-nos com reproduções das pinturas mais importantes. A leiteira, Veermer (1656 – 1661)

6 3. Gregório de Matos- poeta lírico e satírico Selecionem na obra de Gregório de Matos poemas representativos dos tipos de poesia que ele cultivou. Declamem os poemas para a classe ou, se preferirem, montem um jogral. Se possível, utilizem fundo musical (com músicas da época) durante a apresentação. O que é jogral? Jogral é como se fosse um coral, só que ao invés de cânticos, é um coral falado, mas falado dentro de uma ordem, o que confere uma musicalidade e ritimo à declamação. fica muito bonito, você pega o texto ou a poesia e divide em versos, que serão declamados por 1, 2, 3, ou quantas vozes você quiser. o conjunto fica harmoniosos e legal, deve ser bem ensaiado e falado em voz bem forte, nada de falar baixinho.

7 4. A arte barroca brasileira: Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde Nas artes plásticas do Barroco brasileiro destacam-se, além de Aleijadinho, os pintores Manuel da Costa Ataíde (1762 – 1837), em Minas Gerais; frei Ricardo do Pilar, João Francisco Murzi e Leandro Joaquim, no Rio de Janeiro; José Joaquim Rocha, em Salvador. Nessa cidade produziram importantes trabalhos os escultores Bento Sabino dos Reis e Joaquim Veloso. Pesquisem sobre a vida e a obra dos artistas barrocos. Escrevam textos, apresentando as informações de forma a tornar agradável sua leitura. Ilustrem com xérox de fotos das obras dos artistas e com legendas que as identifiquem. Se possível forneçam uma relação de obras arquitetônicas brasileiras expressivas, assim como dos principais museus que abrigam a arte desse período no Brasil, com endereço., telefone, horário de funcionamento, e citando o tipo de obras encontradas em seus acervos. Para realizar essa pesquisa, consultem guias turísticos. Exponha a pesquisa para a classe. O profeta Daniel, em Congonhas do Campo. Minas Gerais.

8 As vaidades da vida humana (1645), de Harmen Steenwyk

9 EIXO VI – TURMA I Colaboradores Raidalva Simões de Freitas Ana Kelly S. Cerqueira Ana Paula Silva Pereira Andreia C. queiros Silva Dilza de G. Rodrigues Edmário A. de Almeida Erica Silva dos Santos Francielle Trindade Pereira Hemes Cavalcante da Silva Josiane A. de Jesus Misael Memdes dos Santos Renilda L. Pereira Sérgio Bomfim dos Santos Sheilene Reis Bittencurt Tainara Vasconcelos da silva Vanjerson Santo Brandão Wellington Muniz Prates


Carregar ppt "CESLA - 2010 Sem arte, a vida fica mais vazia.. Artes barrocas 1. A música erudita barroca Orazio Gentileschi, A alaudista, provavelmente de 1610. Bach."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google