A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LITERATURA Professor: Nilo Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LITERATURA Professor: Nilo Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 LITERATURA Professor: Nilo Júnior

2 O que é Literatura? “Uma coisa é escrever como poeta, outra coisa como historiador : o poeta pode contar ou cantar coisas não como foram, mas como deveriam ter sido, enquanto o historiador deve relatá-las não como deveriam ter sido, mas como foram, sem acrescentar ou subtrair da verdade o que quer que seja”  Miguel de Cervantes

3 DENOTAÇÃO VS CONOTAÇÃO
Palavra com significado restrito Palavra com significado amplo, criada pelo contexto Palavra com sentindo comum ( dicionário) Palavra com sentidos que carregam valores sociais, afetivos, ideológicos , etc. Palavra utilizada de modo objetivo Palavras utilizada de modo criativo, artístico Linguagem exata e precisa Linguagem expressiva, rica em sentido.

4 TEXTO LITERÁRIO VS UTILITÁRIO
Texto Utilitário Linguagem pessoal, contaminadas pelas emoções e valores de seu emissor. Linguagem impessoal, objetiva, informal. Linguagem plurissignificativa, conotativa. Linguagem que tende à denotação Função poética da linguagem Função referencial da linguagem Recriação da realidade, intenção estética. Informação sobre a realidade Ênfase na expressão. Ênfase na informação, no conteúdo.

5 FIGURAS DE LINGUAGEM.  Figuras de linguagem são certos recursos não-convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem. Ex: Estou com tanta fome, que comeria um leão, uma vaca, um elefante e de sobremesa uma casquinha.

6 FIGURAS LÓGICAS OU DE PENSAMENTO.
* Prosopopéia ou Personificação: É uma figura de linguagem que atribui características humanas a seres inanimados.  Ex: O cachorro sorria para o seu dono. Perífrase: Significa substituir uma palavra por uma serie de outras, de modo que estas se refiram àquela indiretamente. Ex: O país do futebol acredita em seus filhos. ( Brasil)

7 * Antonomásia: Consiste na substituição de um nome próprio por uma qualidade que lhe é inerente.
Ex: O rei da música brasileira. ( Roberto Carlos) * Hipérbole: Consiste no exagero deliberado, que no sentido negativo ou positivo. Ex: Morreu de amores por Creudiana. * Eufemismo: Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis. Ex: Ele não andava bem da cabeça ( tá doido, maluco, pirou.)

8 * Antitése: Consiste no uso de palavras de sentidos opostos.
Ex: Nada com Deus é tudo. Tudo sem Deus é nada. * Paradoxo: Figura que encerra um enunciado contraditório. Ex: Eles Jogam de maneira inrresponsavel, mas com responsabilidade. ( W. Luxemburgo) * Ironia: Consiste em dizer o contrario do que se pensa, mas dando-o a entender, à ridicularização ou à sátira Ex: Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis ( M. de Assis)

9 FIGURAS SEMÂNTICAS OU DE PALAVRAS
* Símile ou Comparação : Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança. Ex: O rapaz é forte como um touro. * Metáfora: É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida. Ex: Minha boca é um tumulo.

10 Catacrese: É uma metáfora desgastada, tão usual que já não percebemos
* Catacrese: É uma metáfora desgastada, tão usual que já não percebemos. Assim, a catacrese é o emprego de uma palavra no sentido figurado por falta de um termo próprio. Ex: O menino quebrou o braço da cadeira * Sinestesia: Consiste na fusão de impressões sensoriais diferentes. Ex: Aquela criança tem um olhar tão doce

11 * Metónimia: É a substituição de uma palavra por outra, quando existe uma relação lógica, uma proximidade de sentidos que permite essa troca. Ocorre metonímia quando empregamos: . Efeito pela causa (vice-versa) Ex: Vários brasileiros vivem sem teto, ao relento. (teto substitui casa) . O continente pelo conteúdo ( vice-versa) Ex: O ginásio aplaudiu a seleção. (ginásio está substituindo os torcedores)

12 . O autor pela obra: Ex: Li Jô Soares dezenas de vezes. (a obra de Jô Soares) . O lugar pelo produto: Ex: Você aceita um português ( vinho) . O inventor pelo invento: Ex: Menino, compre gilete. ( Lâmina de barbear. . O sinal pelo significado Ex: não se afaste da cruz ( religião)

13 Figuras de construção. Agem sobre a sintaxe da frase
* Assíndeto Ocorre quando há a ausência da conjunção entre duas orações. Ex: Chegamos de viagem, tomamos banho, depois saímos para dançar. *Elipse: Consiste na omissão de um termo que fica subentendido no contexto, identificado facilmente. Ex: Após a queda, nenhuma fratura.

14 * Zeugma: Consiste na omissão de um termo já empregado anteriormente.
Ex Ele come carne, eu verduras. * Pleonasmo: Consiste na intensificação de um termo através da sua repetição, reforçando seu significado. Ex: A mim, ninguém me engana. * Anaculoto: Consiste numa mudança repentina da construção sintática da frase. Ex: Ele, nada podia assustá-lo. .

15 * Anáfora: Consiste na repetição de uma palavra ou expressão para reforçar o sentido, contribuindo para uma maior expressividade. Ex: tudo cura o tempo, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba ( Antonio Vieira) Anástrofe: Consiste na inversão, para fins estilisticos, notadamente poéticos. Ex: Há de surgir/ uma estrela no céu/ cada vez que você sorrir. ( Gilberto Gil)

16 Ex: São Paulo é bonita ( gênero)
Silepse: Ocorre quando a concordância é realizada com a idéia e não sua forma gramatical. Existem três tipos de silepse: gênero, número e pessoa. Ex: São Paulo é bonita ( gênero) A multidão gritava e. de pé APLAUDIAM o cantor. ( número) Os brasileiros gostamos de ser misturados( FHC) (Pessoa)

17 Figuras Fônicas ou Gráficas
Figuras Fônicas ou Gráficas. Agem sobre a sonoridade ou grafia daspalavras. * Onomatopéia: Consiste na reprodução ou imitação do som ou voz natural dos seres. Ex: Com o au-au dos cachorros, os gatos desapareceram. * Aliteração: Consiste na repetição de um determinado som consonantal no início ou interior das palavras. Ex: O rato roeu a roupa do rei de Roma. *Assonância: Repetição propositada de sonso vocálicos idênticos ou semelhantes. Ex:Essa vida que eu quero, querida. Encosta na minha a tua ferida (P. Leminsk)

18 O rato roeu a roupa do rei de Roma.


Carregar ppt "LITERATURA Professor: Nilo Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google