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DESCRIÇÃO, INJUNÇÃO, PRESCRIÇÃO, PUBLICIDADE

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Apresentação em tema: "DESCRIÇÃO, INJUNÇÃO, PRESCRIÇÃO, PUBLICIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 DESCRIÇÃO, INJUNÇÃO, PRESCRIÇÃO, PUBLICIDADE
UECEVest Professora Kandice Ferreira

2 DESCRIÇÃO Sempre que você expõe com detalhes um objeto, uma pessoa ou uma paisagem a alguém, está fazendo uso da descrição. Essa última é como se fosse um retrato distinto e pes Veja no exemplo: “Da janela de seu quarto podia ver o mar. Estava calmo e, por isso, parecia até mais azul. A maresia inundava seu cantinho de descanso e arrepiava seu corpo...estava muito frio, ela sentia, mas não queria fechar a entrada daquela sensação boa. Ao norte, a ilha que mais gostava de ir, era só um pedacinho de terra iluminado pelos últimos raios solares do final daquela tarde; estava longe...longe! Não sabia como agradecer a Deus, morava em um paraíso!”soal de algo que se vê ou se viu!

3 DESCRIÇÃO Descrição objetiva: acontece quando o que é descrito apresenta-se de forma direta, simples, concreta, como realmente é: a) O objeto tem 3 metros de diâmetro, é cinza claro, pesa 1 tonelada e será utilizado na fabricação de fraldas descartáveis. b) Ana tem 1,80, pele morena, olhos castanhos claros, cabelos castanhos escuros e lisos e pesa 65 kg. É modelo desde os 15 anos.

4 DESCRIÇÃO Descrição subjetiva: ocorre quando há emoção por parte de quem descreve: a) Era doce, calma e respeitava muito aos pais. Porém, comigo, não tinha pudores: era arisca e maliciosa, mas isso não me incomodava. Portanto, na descrição subjetiva há interferência emocional por parte do interlocutor a respeito do que observa, analisa. Como você vai saber se fez uma excelente narração descritiva? Quando reler o seu texto e perceber se de fato outros leitores visualizarão como reais o que está sendo descrito! Por Sabrina Vilarinho Graduada em Letras

5 INJUNÇÃO A injunção está presente em nosso cotidiano por meio de textos muito comuns, como os manuais de instrução, as receitas de bolo, as campanhas eleitorais e publicitárias, as regras de jogos. Suas principais características são: O autos da mensagem dirige-se ao leitor ou ouvinte por meio de comandos, geralmente utilizando verbo no imperativo. No texto injuntivo predomina a função apelativa da linguagem. Em muitos casos a mensagem é composta de duas partes: a enumeração dos elementos e a explicação sobre o modo de realizar a tarefa. Linguagem clara, didática, de modo a promover a execução perfeita da tarefa.

6 PARA FAZER UM POEMA DADAÍSTA
INJUNÇÃO PARA FAZER UM POEMA DADAÍSTA Pegue num jornal. Pegue numa tesoura. Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pretende dar ao seu poema. Recorte o artigo. Em seguida, recorte cuidadosamente as palavras que compõem o artigo e coloque-as num saco. Agite suavemente. Depois, retire os recortes uns a seguir aos outros. Transcreva-os escrupulosamente pela ordem que eles saíram do saco. O poema parecer-se-á consigo. E você será um escritor infinitamente original, de uma encantadora sensibilidade, ainda que incompreendido pelas pessoas vulgares. Tristan Tzara

7 INJUNÇÃO

8 PRESCRIÇÃO O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim. Trata-se, pois, de uma imposição de natureza coercitiva, cujos exemplos se manifestam por: As cláusulas regidas mediante um dado contrato; As regras proferidas mediante os pressupostos gramaticais; As instruções manifestadas na maioria dos editais de concursos públicos; Os discursos revelados nos artigos da Constituição ou do Código de Processo Penal.

9 TEXTO PUBLICITÁRIO O que é um Texto publicitário:
Texto publicitário é uma produção textual com o objetivo de chamar a atenção de potenciais consumidores quanto a um produto ou serviço, persuadindo a comprar. O texto publicitário pode apresentar variações, dependendo da estratégia comunicativa escolhida. Apesar de o objetivo final ser persuadir o leitor a adquirir ou fazer alguma coisa, esse objetivo pode ser alcançado através de textos argumentativos, narrativos ou descritivos. Os argumentativos expressam os motivos pelos quais a pessoa deve comprar algo; os narrativos apresentam o produto ou empresa contando uma história e os descritivos indicam características específicas sobre o produto ou empresa.

10 TEXTO PUBLICITÁRIO Primeiramente, um texto publicitário tem por essência trabalhar com a persuasão, ou seja, busca convencer, chamar a atenção ou seduzir um determinado público-alvo.

11 TEXTO PUBLICITÁRIO JOGO DE PALAVRAS

12 TEXTO PUBLICITÁRIO CONHECIMENTO PRÉVIO E POLISSEMIA

13 TEXTO PUBLICITÁRIO HUMOR

14 TEXTO PUBLICITÁRIO AMBIGUIDADE

15 TEXTO PUBLICITÁRIO SLOGAN: frase de efeito, geralmente curta e de fácil absorção pelo público-alvo, responsável pela propagação de determinado produto.

16 Como escrever um bom texto publicitário
Seus argumentos devem ser convincentes; Pesquisa é fundamental; Seja humilde; Não perca a objetividade; Explique porque deveriam comprar; Informe.

17 Quer gastar menos? Use notas de R$ 100
PROPOSTA Quer gastar menos? Use notas de R$ 100 Pesquisadores dizem que pessoas que andam com notas de valores altos no bolso pensam duas vezes antes de gastar Segundo os pesquisadores, quem anda com notas de valores maiores tendem a gastar menos Você quer parar de gastar dinheiro? Os pesquisadores da Universidade de Maryland anunciaram um método bem simples: ande com uma nota de grande valor no bolso. Segundo o estudo, que será publicado no Journal of Consumer Research, os consumidores são menos propensos a gastar seu dinheiro quando têm em mãos notas de valores altos. Por meio de uma série de experimentos, o estudo mostrou que as pessoas que tinham notas de maior valor no bolso conseguiam controlar melhor o impulso de comprar do que aquelas que andavam com valor equivalente, mas de notas menores. Mas qual o motivo disso? A primeira hipótese é que as pessoas veem uma nota maior como algo "sagrado". Essas notas acabam sendo supervalorizadas pelos consumidores, que a seguram por mais tempo em seus bolsos. Uma outra conclusão é a de que os consumidores temem que, ao começarem a gastar uma importância alta, eles não conseguirão parar de gastar o restante do valor. Ou seja, se você tiver US$ 100 e gastar US$ 20, não irá se contentar até gastar os US$ 80 restantes. (adaptado de Epoca.com.br, 29 de março de 2009) PROPOSTA: suponha que você ficou encarregado de fazer um texto publicitário com o intuito de fazer as pessoas gastare menos. Com base no texto lido, argumente a necessidade de consumidores andarem com notas altas na carteira a fim de poupar gastos. Dê um nome a sua campanha contra gastos desnecessários.

18 Questão do enem O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia- se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a: a) ridicularizar a forma física do possível cliente do produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas. b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea e buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura. c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo. d) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante. e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.


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