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CONHECENDO O CTC AÇÕES MITIGADORAS DO INSUCESSO DISCENTE.

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Apresentação em tema: "CONHECENDO O CTC AÇÕES MITIGADORAS DO INSUCESSO DISCENTE."— Transcrição da apresentação:

1 CONHECENDO O CTC AÇÕES MITIGADORAS DO INSUCESSO DISCENTE

2 AÇÕES MITIGADORAS DO INSUCESSO DISCENTE (1994 – 2001.2) Reenge - 1994  Currículos diferenciados com turmas diferentes para atender demandas específicas dos dois extremos da classificação no exame de ingresso: turmas especiais para os primeiros colocados disciplinas iniciais de Calculo e Física para os alunos aprovados com menor rendimento.  Disciplina Introdução à engenharia (1997) - Abordagem mão-na-massa, visando colocar o aluno em contato com projetos de engenharia já no início do curso

3 Início da disciplina Int. ao Cálculo Início da disciplina Int. a Engenharia Início da disciplina Física Int. 22%18%24%22%27%22%19%16%21%20%19% 17% Média 20 % Série da evasão anual do Ciclo Básico 1989 - 2001

4 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 19921993199419951996199719981999200020012002 Resultados da disciplina introdutória de Cálculo - - - - percentual de aprovação de Calculo I até 1994 - 45,8 -- - - percentual de aprovação de Calculo I de 1994 até 2002 - 62,2 ___ percentual de aprovação de Calculo B no período subseqüente a Int. ao Cálculo de 1994 até 2002 - 53,7

5 AÇÕES MITIGADORAS DO INSUCESSO DISCENTE 2002 – 2011.2

6 SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DO PERFIL DO ALUNO DO CB CTC (2002 – 2011.2) Quem é o aluno que ingressa no CB? Quais são suas expectativas, necessidades, sugestões? Grupo operativo de estudos para disciplina Introdução ao Cálculo - calouros Entrevistas com alunos com histórico de múltiplas repetências Questionários de avaliação e elaboração do Banco de dados dos alunos CB Elaboração e aplicação de diagnóstico psicopedagógico específico

7 Encontros de Inserção na Universidade para alunos calouros Site interativo do Ciclo Básico Encontro entre coordenadores e alunos repetentes Projeto de Apoio para alunos repetentes da disciplina Mecânica Newtoniana Palestra e plantão de orientação sobre matrícula Ciclo de Palestras de orientação profissional Projeto de Integração Curricular AÇÕES IMPLEMENTADAS A PARTIR DE 2002.2

8 AÇÕES IMPLEMENTADAS A PARTIR DE 2002.2 CONT. 2005.2 - Avaliação Psicopedagógica - parceria NOAP Reavaliação das ações e aprofundamento da avaliação pscopedagógica dos alunos do CB Orientação e acompanhamento dos alunos PROUNI e bolsistas Ampliação e acompanhamento das aulas de apoio para alunos repetentes ( em 3 disciplinas) Grupos de estudo operativo Atendimento psicopedagógico individual Entrevistas individuais para orientação acadêmica dos alunos com risco de jubilamento PUC meu primeiro dia Coordenação de tutores (TEPP) Pesquisa e acompanhamento de alunos evadidos A partir de 2006 - Sistematização do Apoio psicopedagógico e ampliação das ações

9 MACRO AÇÕES MITIGADORAS DO INSUCESSO DISCENTE (2002 – 2011.2)  Atividades de apoio para alunos com dificuldades acadêmicas  Práticas visando promover orientação e acolhimento para os alunos calouros  Atividades de estimulo e incentivo  Acompanhamento das ações através do Sistema de Informações do CB  Reforma curricular das Engenharias

10 ATIVIDADES DE APOIO Início: 2002  Grupos de Estudo Operativo  Conhecer o aluno ingressante,observar suas opiniões e atitudes  Desenvolver sua capacidade de aprendizagem independente  Espaço de reflexão sobre o aprender  Metodologia de aprendizagem centrada no aluno Início: 2003  Atendimento Psicopedagógico  Fornecer orientação acadêmica, realizar uma avaliação dos alunos interessados e a partir desta, encaminhá-los para o acompanhamento psicopedagógico se necessário. Em grupo ou individual.  Investigar a modalidade de aprendizagem dos alunos em seus aspectos cognitivos, emocionais e sócio relacionais

11 ATIVIDADES DE APOIO Início: 2004  Utilização de novas metodologias de ensino-aprendizagem (Projeto de Apoio para repetentes e Projeto de Integração Curricular ) A metodologia adotada se baseia em:  aprendizagem ativa, cooperativa e discussões reflexivas;  na utilização de experimentos sempre que possível;  as aulas envolvem a proposição de situações novas para realização de distintas abordagens dos problemas;  exploração das diversas formas de representações possíveis dos conceitos envolvidos. Aulas de apoio aos repetentes Projeto de Integração Curricular

12 ATIVIDADES DE APOIO Início: 2005  Acompanhamento e ações de apoio específicas para os alunos bolsistas (PROUNI)  recepção e acompanhamento  entrevistas  tutoria para alunos PROUNI com dificuldades acadêmicas  sistema estatístico de acompanhamento  reuniões periódicas Início: 2007  Orientação dos alunos tutores do Programa de Educação Tutorial  Workshop para preparação dos alunos tutores para participação nos projetos:  de apoio de alunos com dificuldades acadêmicas  de divulgação do curso junto a alunos de ensino médio  Reuniões periódicas com a coordenação

13 PRÁTICAS VISANDO PROMOVER ORIENTAÇÃO E ACOLHIMENTO PARA OS ALUNOS CALOUROS Início: 2002  Palestra e plantão de orientação sobre matrícula  Informar sobre a periodização e sobre o currículo flexível  Orientar sobre procedimentos do sistema de matrícula Início: 2002  Encontros de Inserção na Universidade para alunos calouros Início: 2002  facilitar o processo de adaptação  Informar quanto ao regulamento interno  fornecer orientação acadêmica  divulgar as oportunidades oferecidas pela Universidade  incentivar a participação nos grupos operativos  Incentivar a participação dos alunos no sistema de avaliação institucional  melhorar o aproveitamento Início: 2007  PUC meu primeiro Dia  apresentar palestras  fazer visitas guiadas pelo campus  conhecer os coordenadores e receber informações sobre os cursos de engenharia

14 ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES ATRAVÉS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO CB Início: 2002  Site do Ciclo Básico  fornecer informações atualizadas: avisos, provas...  divulgar oportunidades  informar sobre normas e currículos  fornecer informações pessoais dos alunos: notas, histórico, falta cursar...  informar sobre as disciplinas que o aluno está cursando: material didático, provas, atendimentos  correio interno entre alunos,  monitores e professores  formação de grupo de estudos INTERATIVIDADE

15 ATIVIDADES DE ESTÍMULO E INCENTIVO  Atualização da disciplina Introdução a Engenharia  característica PBL  desenvolvimento de projetos orientados, focados em inovação, sustentabilidade e responsabilidade social  Reforma Curricular das Engenharias  Atividades PUC  Competições estudantis/Iniciação Científica  Formação complementar: Monitor, Membro de equipe de projeto ou associado da Empresa Júnior, Empreendedor Júnior Bolsista do Projeto Gênesis, Representante do Corpo Discente nos órgãos colegiados  Bolsas: Premio de desempenho acadêmico  Intercâmbio Internacional e Dupla Diplomação Inclusão de monitoria nas disciplinas de primeiro período Alteração de pré-requisitos(Eletromagnetismo...) e co-requisitos Alteração de ementas(Calculo II, Programação...) Alteração de créditos e ementas (Desenho Técnico...) Atividades complementares Lei doBásico....

16 ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES ATRAVÉS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO CB  Contínuo aperfeiçoamento do SI para planejamento e avaliação de ações mitigadoras do insucesso discente  banco de dados relacionado ao perfil dos alunos do CB-CTC  levantamentos sobre evasão  relatórios e estatísticas Relatórios e estatísticas:  Percentual de aprovação e média por disciplina  Dados Calouros  Avaliação de repetentes  Percentual de aprovação dos alunos de Cur 0 e 1  Relatório questionário perfil CB  Pesquisa de Evasão  Relatório informações trancados e desligados   PROUNI  CRs  Relatório Laboratórios Ensino Médio Sistema de Gerenciamento de Informação do CBCTC  Psicopedagogia 

17 1997199920022003200420052006200720081994 Projeto REENGE - Currículos diferenciados (Início da disciplina Introdução ao Calculo) Início da disciplina Introdução à Engenharia Início da disciplina Introdução a Física Grupos de Estudo Operativo Encontros de Inserção na Universidade para alunos calouros Palestra e plantão de orientação sobre matrícula Site Interativo CB Início do Atendimento Psicopedagógico Início da nova Introdução à Física Projeto de Apoio para alunos repetentes da disciplina Mecânica Newtoniana Projeto de Integração Curricular Acompanhamento e ações de apoio específicas para os alunos bolsistas (PROUNI) Orientação dos alunos tutores do Programa de Educação Tutorial PUC meu primeiro Dia Ampliação do Projeto de Apoio para alunos repetentes para 3 disciplinas Pesquisa e acompanhamento de alunos evadidos 2009 Reforma Curricular

18 RESULTADOS DAS AÇÕES

19 INGRESSO DE CALOUROS NO CICLO BÁSICO

20 INGRESSO DE CALOUROS NO CICLO BÁSICO POR CURRÍCULO

21 EVASÃO NO CB 9,02%7,10% 4,25% 1–((MT+TR)-INGRESSOS)/((MTperíodo anterior + TR período anterior) – INGRESSOS no profissional Reforma Curricular 2009 Ampliação do Projeto de Apoio para alunos repetentes para 3 disciplinas Acompanhamento de alunos evadidos 2008 Orientação alunosTEPP PUC meu primeiro Dia 20072006 Projeto de Integração Curricular Ações de apoio para os alunos bolsistas (PROUNI) 2005 Nova Intro. à Física Projeto de Apoio para alunos repetentes Mecânica Newtoniana 2004 Atendimento psicopedagógi co 2003 Atividades de orientação acadêmica 2002 2001 2000 Início disciplina Intro. a Física 1999 1998

22 COMENTÁRIOS INGRESSOS X EVASÃO  Em 2011 ingressaram 287 calouros a mais que em 2007, representando uma elevação de 54,88% no número de calouros no CB  A evasão percentual média variou:  1998 a 2002: 9,02%  2003 a 2007: 7,10%  2008 a 2010: 4,25%  A informação de 2008 a 2010 deve ser ponderada em função do crescimento do número de ingressos. Espera-se que a partir de 2011 a evasão percentual média gire em torno do percentual de 2003 a 2007.  Nota-se uma sensível melhoria no indicador de evasão do CB no mesmo período em que se intensificaram as ações de mitigação de insucesso discente.

23 DISCIPLINAS DE APOIO  Mecânica Newtoniana Alunos em oportunidade que foram aprovados e que CURSARAM a disciplina de apoio X Alunos em oportunidade que foram aprovados e que NÃO CURSARAM a disciplina de apoio PeríodoCursaramNão Cursaram 2007.284,0%26,7% 2008.184,6%60,7% 2008.275,0%62,5%

24

25 DISCIPLINAS DE APOIO  Cálculo A  Alunos em oportunidade que foram aprovados e que CURSARAM a disciplina de apoio X alunos em oportunidade que foram aprovados e que NÃO CURSARAM a disciplina de apoio PeríodoCursaramNão Cursaram 2007.272,2%42,3% 2008.163,6%29,4% 2008.273,1%60,6% 2009.177,8%60,6% 2009.250,0%40,6% 2010.166,7%26,7% 2010.266,7%65,9% 2011.176,5%58,0%

26 DISCIPLINAS DE APOIO  Cálculo A  Alunos em oportunidade que foram aprovados e que CURSARAM a disciplina de apoio X alunos em oportunidade que foram aprovados e que NÃO CURSARAM a disciplina de apoio PeríodoCursaramNão Cursaram 2007.272,2%42,3% 2008.163,6%29,4% 2008.273,1%60,6% 2009.177,8%60,6% 2009.250,0%40,6% 2010.166,7%26,7% 2010.266,7%65,9% 2011.176,5%58,0%

27 DISCIPLINAS DE APOIO  Eletromagnetismo  Alunos em oportunidade que foram aprovados e que CURSARAM a disciplina de apoio X alunos em oportunidade que foram aprovados e que NÃO CURSARAM a disciplina de apoio PeríodoCursaramNão Cursaram 2009.192,3%39,0% 2009.2100,0%66,7% 2010.166,7%30,1% 2010.2100,0%57,3% 2011.1100,0%36,0%

28 COMENTÁRIOS SOBRE AS DISCIPLINAS DE APOIO  A aprovação média dos alunos que cursaram a disciplina de apoio para aqueles que não cursaram foi maior em:  Mecânica Newtoniana : 31 pontos percentuais  Cálculo A: 20 pontos percentuais  Eletromagnetismo: 46 pontos percentuais  Maior chance de sucesso do aluno em oportunidade que cursa a disciplina de apoio  Atração de alunos em não oportunidade para a disciplina de apoio no sentido de aula de reforço

29 PERCENTUAL GERAL DE ALUNOS EM QUARTA E QUINTA OPORTUNIDADE orientação psicopedagogica

30 APROVAÇÃO GERAL DAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO X INGRESSOS Media:60,65% 1999200020012002200320042005200620072008200920102011 Média Anual 64,25%56,20%60,78%59,98%62,67%58,92%62,05%64,24%66,29%63,19%57,13%58,82%55,92% Matriculados 483495460433454499588523 714736749810 64,25% 56,20% 60,78% 59,98% 62,67% 58,92% 62,05% 64,24% 66,29% 63,19% 57,13% 58,82% 55,92% 50,00% 52,00% 54,00% 56,00% 58,00% 60,00% 62,00% 64,00% 66,00% 68,00% 0 100 200 300 400 500 600 700 800 900

31 COMENTÁRIOS SOBRE A SÉRIE HISTÓRIA DE APROVAÇÃO NO CICLO BÁSICO  Nota-se a melhoria geral nos índices de aprovação até 2007, a partir dessa data a aprovação dos alunos cai significativamente.  A queda coincide com o aumento do no número de ingressos no ciclo básico.  Sugere-se que as ações mitigadoras implementadas até 2007 foram insuficientes para manter a qualidade de resultados após o aumento no número de ingressos e que ações de maior vulto são necessárias.

32 Mito ou Realidade Eletromagnetismo, Álgebra, Calculo B e Química são as disciplinas que mais reprovam ? O percentual de aprovação está caindo ? Recuperamos os alunos do currículo 1? Estamos recebendo cada vez os alunos piores classificados no exame de ingresso?

33 y = -0,0049x + 0,5636 R² = 0,0802 SÉRIE DO PERCENTUAL DA APROVAÇÃO ELETROMAGNETISMO Reforma Curricular 2009 Alteração de pré-requisitos(Eletromagnetismo...) Alteração de ementas(Calculo II, Programação...) Média=53,23 %

34 SÉRIE DO PERCENTUAL DE APROVAÇÃO ÁLGEBRA LINEAR y = -0,0051x + 0,5355 R² = 0,0556 disciplina de primeiro período Média=49,82 %

35 SÉRIE DO PERCENTUAL DE APROVAÇÃO CÁLCULO B y = -0,0048x + 0,5959 R² = 0,0675 56,52% 45,02% 56,95% 62,54% 72,20% 61,03% 55,04% 55,00% 52,49% 63,04% 52,79% 51,18% 46,77% 40,00% 45,00% 50,00% 55,00% 60,00% 65,00% 70,00% 75,00% 1999200020012002200320042005200620072008200920102011 Média AnualLinear (Média Anual) Média=55,33 %

36 SÉRIE PERCENTUAL DE APROVAÇÃO QUÍMICA GERAL y = -0,0099x + 0,6185 R² = 0,3142 disciplina de primeiro período desde 2007 quando acabou o CBQ Média = 53,79%

37 CLASSIFICAÇÃO RELATIVA DOS CALOUROS NOS EXAMES DE INGRESSO 2004 2009 2010

38 CLASSIFICAÇÃO RELATIVA DOS CALOUROS NOS EXAMES DE INGRESSO 20102

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42 Fim por hoje, “Conhecendo CTC” continua

43 SERIE DO PERCENTUAL DE APROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS DO CICLO BÁSICO

44 Sente-se bem informado pela universidade? Não - 72 % Sim - 28% Utiliza os mecanismos de apoio oferecidos pela PUC ( monitoria, atendimento )? Não - 75,2% Sim - 25%

45 Em sua opinião o que provocou sua(s) reprovação(ões) na PUC? Falta de organização pessoal, de tempo para estudo, dedica pouco tempo ao estudo 61% Avaliações incompatíveis com as aulas42% Falta de tempo para estudo devido ao trabalho ou outras atividades 21% Matéria muito extensa dada muito corrida11% Faltaram aulas de exercício e monitorias11% Faltou motivação para estudar (conteúdo abstrato, conteúdos fragmentados) 11% Faltou didática ao professor, a qualidade das aulas é ruim9% Problemas pessoais5% Dificuldades para estudar (falta de compreensão do conteúdo, falta de base ou metodologia para estudo) 4% Difícil relacionamento com os professores e coordenadores4% Não sabe como estudar – não tem metodologia4% Faltou bibliografia3% Melhores monitores3% Acompanhamento dos exercícios pelos professores1%

46 Visão Parcial do Relatório da Pesquisa das Entrevistas com alunos em 4ª e 5ª oportunidade Que fatores determinaram sua escolha de carreira? Interesse pela profissão:58.1% Perspectiva de bom emprego e salário:21.2% Ser bom na área de exatas:11.2% Influência de amigos e familiares: 9.5%

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48 Disciplina Média % aprovação Média % aprov.6 últimos per. FIS102580,06%71,74% FIS102652,93%62,96% FIS103363,91%57,27% FIS104173,71%77,54% FIS105153,23%53,17% INF100563,32%59,79% INF100762,45%62,48% MAT115855,33%55,83% MAT116163,56%54,99% MAT116267,40%70,04% MAT116361,81%63,41% MAT115754,06%49,70% MAT118187,63%89,43% MAT120049,82%46,15% MAT115459,24%60,59% QUI172053,79%46,48% TODAS60,65%58,19%

49 Evolução do numero de vagas do Edital do vestibular ANOPERIODO TOTALPUCENEM Cur 0Cur 1 20051494247 24623 Total540270 20061480192288256224 28032486020 Total560224336316244 20071480192288 21004060 Total580232348 2008 1400200 2 13065 + 60 PROUNITotal 530265 590 20091400200 2240120 Total640 320 20101440220 2240120 Total680340


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