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Apresentação “Terceirização Estratégica” TERCEIRIZAÇÃO ESTRATÉGICA O Novo Paradigma.

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1 Apresentação “Terceirização Estratégica” TERCEIRIZAÇÃO ESTRATÉGICA O Novo Paradigma

2 Apresentação “Terceirização Estratégica” TERCEIRIZAÇÃO Terceirização Outsourcing = out + source fonte externa. A terceirização esta direcionada para áreas de back office das organizações, ou seja, áreas que não geram vantagens competitivas. A terceirização evolui de uma terceirização tradicional para uma terceirização estratégica, na qual o objetivo é ganhar rapidez, flexibilidade e eficiência. Considera-se terceirização tradicional a situação que envolve um processo não- essencial da empresa e terceirização estratégica, por sua vez, ocorre quando a empresa terceiriza varias atividades, exceto, aquelas especificas que lhe podem gerar uma vantagem competitiva. Este modelo de terceirização é conhecido pelo mercado como: BPO – Business Process Outsourcing; BTO – Business Transformation Outsourcing. Sendo o BTO uma terceirização que efetivamente transforma um processo de negocio. O fornecedor de serviços terá maior lucratividade a medida que ofertar atividades em que tenha maior ganho de escala ou melhor performance que seus clientes. Em um mercado com poucos concorrentes o poder na cadeia de fornecimento é do contratado.

3 Apresentação “Terceirização Estratégica” O modelo para identificar e administrar as etapas de um BPO compreende: 1.Identificar as atividades que serão delegadas; 2.Escolher um fornecedor; 3.Negociar o contrato; 4.Administrar o relacionamento com o fornecedor. O mercado espera que o fornecedor de BPO seja capaz de captar o valor que o contratante não consegue captar e alcançar ganhos de escala e inovações aprendidas nos diversos clientes. No BPO ou no BTO os fornecedores dividem os riscos e benefícios com os contratantes, e a expectativa é de rápidas melhorias no desempenho e com isso aumento no valor para o acionista. Para medir as melhorias de desempenho é necessário observar quais são os melhores parâmetros para avaliação. O fornecedor de serviços que compreender melhor as atividades não essenciais de seus clientes e oferecer o conjunto de atividades capaz de agregar valor, terá maior possibilidade de se diferenciar no mercado. TERCEIRIZAÇÃO

4 Apresentação “Terceirização Estratégica” A empresa deve identificar as capacidade centrais, ou seja, o conjunto de atividades diferenciais em relação a concorrência, para o restante da atividades a alta direção deve avaliar e comparar possíveis fontes de desperdício ou falta de habilidade. As escolhas de terceirização essencialmente decorrem de fatores econômicos, por tanto, as empresas devem trabalhar com custos menores, porem quanto maior a especialização e menor o numero de concorrentes, maior pode ser sua lucratividade. Menor Preço é essencial para conquistar um cliente. Atenção especial a custos que podem prejudicar sua lucratividade: Custos de Negociação Custos de Monitoramento Custos de Mercado Custos de Gerencia O fornecedor deverá incluir em seu mix de serviços, soluções de baixo custo com alto valor agregado, para isso é fundamental que as áreas de recursos humanos e de processos estejam alinhadas estrategicamente com a oferta de serviços. Recursos Humanos com a retenção e motivação de talentos e Processos com a identificação e formalização de produtos de alto valor agregado. TERCEIRIZAÇÃO – Identificar Atividades

5 Apresentação “Terceirização Estratégica” Na analise dos diversos fornecedores do mercado a escolha é composta por: 1)Avaliação do fornecedor: Fornecedor Único, Diversos ou Integrados, com os critérios de seleção: posicionamento de mercado, preço, qualidade técnica, capacidade de gerenciar relacionamento e experiências anteriores. 2)Acordo do Nível de Serviço (SLA): onde é definido o Padrão de Serviço desejado, bem como os responsáveis. 3)Negociação de Contrato: Formalização do tipo de relacionamento, duração, objetivos, critérios de avaliação e divergências. 4)Gerenciamento da Terceirização: Evolução, acompanhamento da implantação e correções. Banco de Provas, teste em fase definidas A aplicação incorreta da terceirização pode fazer com que as empresas percam conhecimentos e habilidades, de forma difícil de recuperar. TERCEIRIZAÇÃO – Processo

6 Apresentação “Terceirização Estratégica” AGREGAR VALOR Podemos identificar 4 tipos de relacionamentos entre contratante e fornecedor. Relacionamento Temporário Fornecedor Tradicional Organização em Rede União Estratégica BaixaAltaBaixa Alta Complexidade Especificidade Podemos observar também a curva de eficiência Real X Expectativa Tempo Desenvolvimento Real Expectativa Atenção Oportunidades Atenção Inovações Qual relacionamento queremos ter ? Isto pode depender de alguns fatores: Habilidade Técnica Custo da Compra Impacto sobre o Processo Relação com o Negocio Principal Segurança Confidencialidade Monitoramento RH Interno

7 Apresentação “Terceirização Estratégica” Fornecedor Tradicional Relacionamento Temporário União EstratégicaOrganização em Rede ObjetivoResolução de um problema imediato Obtenção de melhores habilidades Agregação de ValorMelhor posicionamento no mercado no futuro Tipo de Relacionamento Cliente / FornecedorHibrido entre cliente / fornecedor e parceria Parceria DuraçãoCurto PrazoMédio / Longo PrazoLongo Prazo EstratégiaPequenaAssociada para viabilizar o processo terceirizado Segue a estratégia da empresa Associada a Missão da empresa Grau de ConfiançaNão é essencialSobre as HabilidadesElevado e recíprocoMaximo e recíproco Aspectos a serem avaliados Produtividade, redução de custos, tempo de reação Eficiência melhor dos processos Vantagem competitiva, lucro Inovação, criação de novos mercados Modelo de PreçosBaixoBaseado em custo e com risco partilhado Ganho Maximo Principais características dos diversos tipos de relacionamento entre terceirizado e contratante. RELACIONAMENTO

8 Apresentação “Terceirização Estratégica” Vale a pena Terceirizar ? Vale a pena ser um fornecedor de Terceirização? Acordos Ganha-Ganha Captar valores que os clientes não conseguem Redução do Grau de Adaptação, (Aderência, Customização) Ganho de Escala e Capacitação Descobrir novas oportunidades Estabelecer limites de ganhos de escala Escolher esquema de preços que capte valor Definir uma adaptação modular Somente ganhos de escala e ganhos de capacitação podem permitir aos especialistas manter a vantagem em relação aos clientes. TERCEIRIZAÇÃO – Lucrando Primeira Onda até 1997 Segunda Onda 1997 a 2005 Futura Onda Fabricação para terceiros Execução de Pedidos Processamento de Cartões Call Center Sistema Nacional de Pagamentos Banco Online Fornecedor de Aplicações Serviços de RH Serviços de Informação Gestão de Produtos (Mc Donald´s) Design de Fabricação (Toyota) Cadeia de Fornecimento (Wall Mart) Marketing Direto Risco de Crédito Assessoria Financeira (A. Express)

9 Apresentação “Terceirização Estratégica” TERCEIRIZAÇÃO – Evolução ConvencionalColaborativaTransformacional ObjetivoRepassar Funções de apoio, reduzindo custos Atualizar processos não-centrais, reduzindo despesas, aumentando a flexibilidade Transformar o funcionamento da empresa, alcançando melhoria de desempenho Papel do ParceiroExecutar a Função de ApoioResponsável redesenho e gerenciamento dos processos não-centrais Colaborar para transformar o negocio AbordagemServiço Padrão Custo por transação Escopo reduzido Flexível Personalizado Preço baseado no valor obtido Escalonável Integrado Compartilhamento de Riscos Acelerado BenefíciosRedução de 20% do custo Melhores praticas Serviço mesmo nível e uniforme Risco Financeiro compartilhado Redução de 50% do custo Qualificações Competitivas Serviço alto nível e uniforme Risco Operacional compartilhado Flexibilidade e velocidade Redução de 50% do custo Qualificações Criticas Serviço de nível superior Risco Estratégico compartilhado Flexibilidade e velocidade Aumento na Participação do Mercado e Receita


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