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Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade Professora Dra. Silvia Casa Nova PAE Suilise Berwanger Wille.

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1 Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade Professora Dra. Silvia Casa Nova PAE Suilise Berwanger Wille

2 Proposta de pesquisa deve conter: O quê? Objeto da pesquisa. Tema que pretende pesquisar. Pergunta que se pretende responder. Por quê? Justificativas e razões para a escolha do tema. Possíveis contribuições que a pesquisa pode trazer. Como? Metodologia a ser utilizada na pesquisa. Qual o caminho que a pesquisa percorrerá para responder a pergunta. Quando? Cronograma. As etapas em que se divide o trabalho de pesquisa e em que momento ocorrerá cada etapa. 2

3 Qual o seu tema/sua ideia de pesquisa? 3

4 Nossa nuvem de temas 4

5 5

6 Tenho um tema. E agora? Preciso de referências para construir a Referencial Teórico O que é Referencial Teórico? É saber o que já se conhece sobre o tema. 6

7 7 Qual será o seu Referencial Teórico?

8 E o Referencial Teórico? Quando iniciamos a pesquisa de um tema, precisamos olhar para trabalhos anteriores que abordaram o mesmo tema ou temas relacionados. É preciso identificar esses trabalhos e fazer uma leitura crítica do trabalho: Quais os pontos fortes? Quais as lacunas que identifica no trabalho? Quais as conclusões que chega? Propõe uma teoria para explicar o problema? Lembre-se que um trabalho traz em suas referências outras pesquisas que podem ser interessantes. Para construir um referencial teórico é preciso: LER, LER, LER, LER... 8

9 O QUE são CITAÇÕES? É a menção no texto, de uma informação extraída de outra fonte. A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se os direitos autorais. 9

10 TIPOS de CITAÇÕES Citação direta : É a transcrição (reprodução integral) de parte da obra do autor consultado. Citação indireta : É o texto criado com base na obra do autor consultado. Citação de citação : É a citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. 10

11 CITAÇÕES “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia” (Derrida, 1967, p. 293). A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier - Reiriz (1982). “In the United States, the American Cancer Society (2007) estimated that about 1 million cases of NMSC and 59,940 cases of melanoma would be diagnosed in 2007, with melanona resulting in 8,110 deaths” (Miller et al., 2009, p. 209). 11

12 Qual o enfoque de sua pesquisa? 12

13 Comparação das Abordagens METAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Enfoque QuantitativoEnfoque Qualitativo Ponto de Partida Há uma realidade a conhecer. Há uma realidade a descobrir. DadosUso de medição e quantificação. Uso da linguagem natural. FinalidadeBusca relatar o que acontece. Fatos que deem informação específica da realidade que podemos explicar e prever. Busca entender o contexto e/ou o ponto de vista do ator social. CONHECER O FENÔMENO SOCIAL 13

14 Contrapondo… Abordagem QuantitativaAbordagem Qualitativa Preferência por avaliações quantitativas Preferência por avaliações qualitativas Procura fatos e causas do fenômeno social, através de medições de variáveis Preocupação em entender, compreender e descrever os comportamentos humanos por meio de um quadro Enfoque lógico-positivistaEnfoque fenomenológico Sistema de medições controladasSistema de descrições não controladas, observação natural Objetivo: perspectiva externa, distanciamento dos dados Subjetivo: perspectiva interior perto dos dados Superficial: orientado para a verificação, reducionista, baseado na inferência hipotético-dedutiva Profundo: orientado para a descoberta, exploratório, descritivo, indutivo Orientado para o resultadoOrientado para o processo Particularizado: visa a análiseHolístico: visa a síntese 14

15 15 Como classificar minha pesquisa?

16 Classificação da pesquisa quanto aos procedimentos de coleta de dados ou procedimentos técnicos utilizados Para Gil (2010) e Santos (2006) essa classificação envolve: Pesquisa bibliográfica: que se utiliza de material já publicado (fontes bibliográficas). Pesquisa documental: utiliza documentos (nome genérico dado às fontes de informação bibliográficas que ainda não receberam organização, tratamento analítico e para publicação) elaborados com finalidades diversas (como fotografias, autorização, comunicação, etc.), que são internos a organizações (repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos). Pesquisa experimental: pesquisa geralmente de laboratório, em que se determina um objeto de estudo, selecionam-se variáveis que o influenciam, define-se as formas de controle e de observação dos efeitos que as variáveis produzem no objeto. 16

17 Classificação da pesquisa quanto aos procedimentos de coleta de dados ou procedimentos técnicos utilizados Levantamento: útil, especialmente em pesquisas exploratórias e descritivas. É geralmente desenvolvido em três etapas: seleciona-se uma amostra significativa, aplicam-se questionários ou formulários, ou entrevistam-se diretamente os indivíduos; depois os dados são tabulados e analisados quantitativamente, com auxilio de cálculos estatísticos; e, por último, os resultados conseguidos com essa(s) amostra(s) são aplicados com margem de erro estatisticamente prevista ao universo gerador da amostra. Estudo de caso: Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, a fim de permitir seu amplo e detalhado conhecimento. Pesquisa ex-post-facto: a palavra ex post facto literalmente significa “a partir de depois do fato”. Sendo que, na verdade, a pesquisa ex post facto é uma pesquisa experimental. A diferença é que aqui o fato/fenômeno/processo põe-se naturalmente, anterior ou sem o controle do pesquisador. É daí que partirá a observação e, eventualmente, a experimentação; ou seja, estando um fato ou fenômeno já posto, tenta-se explicá-lo e entendê-lo. 17

18 Classificação da pesquisa quanto aos procedimentos de coleta de dados ou procedimentos técnicos utilizados Pesquisa-ação: ocorre quando há interesse coletivo na resolução de um problema ou suprimento de uma necessidade. Pesquisadores e participantes envolvem-se no trabalho de pesquisa de modo participativo ou cooperativo. A partir dessas características de base, outros procedimentos já descritos podem ser utilizados como meio de coleta. Pesquisadores e pesquisados podem engajar-se em pesquisas bibliográficas, levantamentos etc., interagindo em função de um resultado esperado. Pesquisa participante: pesquisa desenvolvida pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, onde a seleção dos problemas a serem estudados não emerge da simples decisão dos pesquisadores, pois é a própria população envolvida que os discute com os especialistas apropriados. 18

19 19 Como farei a Coleta de dados?

20 Coleta de dados Archival Documentos históricos Relatórios anuais de empresas Artigos de revistas Dados secundários: Exemplos de fontes: Economática, Bloombers, Thompson, BC, Susep, Reuters, M&M (melhores e maiores), IBGE, CVM, WB, Ipeadata, Caged, Seade Questionários (survey) Entrevistas Observação 20


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