A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?"— Transcrição da apresentação:

1 Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?

2

3 A gripe do tipo H1N1, que vem preocupando as autoridades de saúde da região Sudeste do País, agora chegou ao Nordeste. Até agora, foram notificados no Ceará 5 casos da doença, onde 3 são em Fortaleza, um em Caucaia e o outro em Sobral, além de 2 mortes, registradas em Sobral e Caucaia. A confirmação foi feita através de coleta de saliva de pacientes.

4 As amostras foram enviadas para o Laboratório Central (Lacen), onde foi confirmada a infecção pelo vírus. Esta semana, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Paraíba registrou 5 novos casos da gripe H1N1 e todos são pacientes da capital João Pessoa. Dois casos já tinham sido confirmados este ano; em um Campina Grande e o outro em Soledade, totalizando 7 confirmações. Outros 5 casos seguem em investigação.

5 Na cidade de São Paulo pode ser considerado um surto da doença. Apenas este ano, já foram confirmados 66 casos da gripe, dos quais 8 pessoas morreram. No mesmo período em 2015, foram apenas 12 casos e nenhuma morte. Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, das 8 mortes, uma é de uma mulher grávida. Foram 3 mortes em hospitais particulares e 5 em hospitais públicos.

6 Pelo critério do Ministério da Saúde, a notificação só é feita em estados graves que exigem internação quando há mortes e surtos e quando há registros de dois ou mais pacientes com sintomas semelhantes no mesmo período ou que convivem no mesmo espaço, podendo ser casa, escola ou trabalho.

7 Por causa do crescente casos da doença, a Prefeitura de São Paulo pediu ao Ministério da Saúde para antecipar a campanha de vacinação, prevista para começar em todo o País no dia 30 de abril.

8 O H1N1 é um subtipo do vírus influenza, que causa doença respiratória aguda e é altamente contagioso, chegando a levar à morte, em casos mais graves. Em 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a emitir um alerta de pandemia pela gravidade da situação. Só no Brasil foram 50 mil casos e mais de duas mil pessoas morreram.

9 Sintomas Todo o cuidado é pouco, já que um simples resfriado pode ser confundido com uma gripe transmitida pelo vírus H1N1. "existe bastante confusão. Chamamos de gripe de resfriado e resfriado de gripe como se fossem uma coisa só, mas são diferentes. Na gripe, predominam sintomas gerais, além da tosse e da coriza que incomodam em um resfriado comum, dependendo da intensidade, a pessoa fica muito abatida, com muita dor no corpo e com muita febre, como se fosse uma virose bem intensa, deixando a pessoa bastante debilitada", explicou Robério Leite, infectologista.

10 Em casos de desconfiança, o melhor é procurar um médico e avaliar a situação, como indica o infectologista. "Hoje existe um antiviral que pode ser indicado em casos mais graves do H1N1 àquelas pessoas que, além dos sintomas citados, também está com dificuldade respiratória, com a respiração mais acelerada, àquelas que estão vomitando muito e também bastante abatidas", disse. De acordo com Rogério Leite, no grupo de risco, com chance de maiores complicações, estão as crianças abaixo de 5 anos, os idosos acima de 60 anos e as grávidas.

11


Carregar ppt "Há razões para se temer uma epidemia da gripe A H1N1?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google