A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso."— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA VERBAL

2 REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso

3 SUJEITO COMPOSTO ANTEPOSTO: verbo plural Ex: Céu e terra passarão. POSPOSTO: concorda com o mais próximo ou vai para o plural ( se houver palavra masculina, opta-se por este gênero). Ex: Passará o céu e a terra. Passarão o céu e a terra.

4 SUJEITO COMPOSTO COM DIFERENTES NÚCLEOS GRAMATICAIS O verbo vai para o plural na pessoa gramatical de número mais baixo. Ex: Eu, tu e ele saímos. 1ª pessoa do singular= verbo 1ª pessoa do plural.

5 SUJEITO COMPOSTO ANTEPOSTO Admite verbo no singular quando: A) Os núcleos são sinônimos, ou partes de uma mesma ideia global. Ex: A coragem e o destemor fez dele um herói. B) Quando os núcleos estão dispostos em gradação. Ex: A brisa, o vento e o tufão não os inquietava.

6 Em A E B admite-se também o plural. Quando os núcleos vêm resumidos por: alguém, ninguém, cada um, tudo, nada O VERBO FICA NO SINGULAR

7 SUJEITO COLETIVO Concorda com o núcleo do sujeito: verbo no singular Ex: A multidão invadiu o campo. Núcleo do sujeito

8 SUJEITO COLETIVO Se o coletivo vier seguido de um adjunto adnominal no plural, o verbo pode ir para o plural. Ex: A multidão de torcedores invadiu o gramado.

9 A multidão de torcedores invadiram o gramado.

10 PORCENTAGEM É comum concordar com o numeral e mais raramente com o substantivo que vem depois da preposição DE. Ex: 10% do povoado moram Zona Sul. 10% do povoado mora Zona Sul.

11 Voz passiva: o sujeito concorda com o verbo; Sujeito indeterminando ( com índice de indeterminação do sujeito SE ) = 3ª pessoa do singular

12 VERBOS IMPESSOAIS A) Haver – no sentido de existir; B) Fazer- no sentido de tempo; COM OU SEM AUXILIAR = 3ª PESSOA DO SINGULAR

13 CONCORDÂNCIA ESPECIAL DO VERBO SER. Quando o sujeito e o predicativo são nomes de números diferentes, o verbo concorda, de preferência, com o que está no plural. Quando sujeito e o predicativo é um pronome ou substantivo relativo a pessoa, a concordância se faz com a pessoa.

14 CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo e as palavras adjetivas concordam em gênero e número com o substantivo ou pronome a que se referem. Ex: Nossa primeira reunião foi boa. numeral substantivo pronome adjetivo possessivo

15 Um adjetivo, vários substantivos. Se o adjetivo estiver posposto aos substantivos: Adjetivo vai para o plural. Havendo mistura de gênero prevalece o masculino plural. OU

16 Concorda com o mais próximo. Se o adjetivo vier anteposto ao substantivo, também ocorrem os dois casos

17 VÁRIOS ADJETIVOS, UM SUBSTANTIVO: A) O substantivo vai para o plural e não se coloca o artigo antes do substantivo; B) o substantivo fica no singular e repetem-se os artigos antes dos substantivos.

18 ADJETIVO E PRONOME DE TRATAMENTO O adjetivo concorda sempre com a pessoa representada pelo pronome depende do contexto.

19 VERBO SER + ADJETIVO Se o sujeito vier precedido de artigo ou outro determinante, a expressão concorda com ele (sujeito); Se não vier precedido de artigo ou outro determinante, a expressão fica invariável.

20 ANEXO E INCLUSO Anexo e incluso são variáveis em gênero e número, portanto concorda com o nome a que se refere. Em anexo é uma expressão invariável SEMPRE NO SINGULAR


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google