Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMateus Bayer Back Alterado mais de 8 anos atrás
1
PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE
2
PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos e instrumentos de gestão. REDEFINE RESPONSABILIDADES. Adesão ocorre pelo Termo de Compromisso de Gestão (TCG) que substitui os anteriores processos de habilitação e estabelece metas para cada ente. Engloba: PACTO PELA VIDA (1) PACTO EM DEFESA DO SUS (2) PACTO DE GESTÃO (3)
3
(1) Compromisso com prioridades que apresentam impacto na saúde da população. (2) Amplia diálogo com a sociedade na defesa do SUS. Resgata movimento da Reforma Sanitária Brasileira.
4
(3) PACTO DE GESTÃO Estabelece responsabilidade de cada ente, estabelece diretrizes para descentralização, regionalização, financiamento, planejamento. Prevê a Programação Pactuada Integrada (PPI). Passou na Comissão Intergestores Tripartite (26/01/06) Aprovada Conselho Nacional de Saúde – 09/02/06 Portaria MS 399, de 22/02/2006 Portaria MS 699, de 30/03/2006
5
NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Portaria 198/07 designou GT Interinstitucional para elaborar processo PPI no Estado. Integrantes: SES, ASSEDISA, SMS, CES e Associação Gaúcha de Consórcios Públicos. Obs.: Estado já possui PPI baseada em série histórica. Será alterada com base nos novos eixos programáticos do PACTO PELA SAÚDE e a partir das discussões e pactuações efetuadas com os municípios para implantação da SISPPI (Sistema Informatizado da PPI). Estado piloto de teste do SISPPI. Avaliação da situação da saúde do Estado a partir dos dados epidemiológicos do Centro de Vigilância em Saúde.
6
Ainda não finalizada porque a SISPPI tem apresentado problemas. Houve mudança dos Secretários Municipais. Oitiva de todas as áreas estratégicas que estão informando exatamente o que necessitam.
7
Áreas Estratégicas: Saúde da criança, Saúde do adolescente, Saúde das mulheres, Saúde do idoso, Saúde do adulto (diabetes e hipertensão), Saúde bucal, Saúde mental, Saúde do trabalhador, Meningite, Hepatites virais, Hanseníase Tuberculose DST/AIDS Urgências Alimentação e Nutrição
8
OBSTÁCULOS Tecnológicos Políticos-partidários Interesses econômicos (planos de saúde?)
9
SisPPI - Sistema Informatizado da Programação Pactuada e Integrada da Atenção à Saúde
10
PROGRAMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA A programação da Atenção Básica é de responsabilidade dos municípios e não estão previstos referenciamentos.
12
Atenção Básica: SAÚDE MENTAL
13
SAÚDE DA MULHER
14
MAMOGRAFIAS
15
SERVIÇO DE LITOTRIPSIA
16
TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA
17
FINALIDADE DIAGNÓSTICO: (Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Densitometria Óssea, Radiologia Intervencionista, Cardiologia Intervencionista, e Tomografia)
18
Radiologia Intervencionista: procedimentos
21
Nosso maior problema hoje é a média complexidade (consultas, exames, cirurgias especializadas). REGIONAIS. SISPPI é um excelente programa que permite VER tudo que ocorre no Município e que permite que o MP fiscalize e cobre. Para ter SISPPI, é preciso 1º que o GESTOR MUNICIPAL ASSINE PACTO DE GESTÃO (Termo de Compromisso de Gestão), em que vai dizer quais as ações vai assumir e quais as que vai passar para o município vizinho.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.