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Sistema de Inteligência de Marketing

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Apresentação em tema: "Sistema de Inteligência de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Inteligência de Marketing
A Coca Cola sabe que colocamos 3,2 pedras de gelo no copo. Que vemos 69 dos seus anúncios no ano. Que nas máquinas, preferimos lata com temperatura de 0,6º C, Kimberly estimou que, em média, soamos o nariz 256 vezes ao ano. A Hoover que ficamos 35min por semana aspirando a casa e sugamos 3,5 quilos de pó por ano.

2 SIM – Perguntas úteis ao estruturar
Que decisões Você toma regularmente? Que informações necessita para tomar essas decisões? Que informações Você obtém regularmente? Que estudos especiais Você solicita regularmente? Que informação Você quer e não obtém agora? Que informação gostaria de obter diariamente? Semanalmente? Mensalmente? Anualmente? Que revistas ou relatórios comerciais Você gostaria de consultar regularmente? Sobre quais assuntos Você gostaria de ser mantido informado? Qual programa de análise de dados Você quer? Quais são as quatro principais melhorias que deveriam serfeitas no sistema de informações de mkt atualmente em uso? Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

3 SIM Componentes Pessoas Equipamentos Procedimentos para a coleta
Classificação Análise Avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de mkt. Citar exemplos de Empresas que estão enfrentando desafios com novas estratégias. Livro – Procter & gamble – alimento saudável; CarMax – novo sistema de vendas de carr; IKEA – móveis em módulo para o consumidor montar.

4 SIM Informações sobre acontecimentos no ambiente de mkt
Sistemas de registros internos – pedidos, vendas, custos, níveis de estoque, contas a receber,contas a pagar... Ciclo pedido-pagamento – Clientes preferem as empresas que prometem entrega rápida Sistema de informações de vendas – relatórios de vendas atualizados a instante Citar exemplos de Empresas que estão enfrentando desafios com novas estratégias. Livro – Procter & gamble – alimento saudável; CarMax – novo sistema de vendas de carr; IKEA – móveis em módulo para o consumidor montar.

5 SIM Conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de mkt. Livros, jornais e publicações setoriais conversando com clientes, fornecedores e distribuidores participando de reuniões com administradores de outra empresas. Vendedores Comprando produtos do concorrente, comparecendo a inaugurações e demonstrações Lendo relatório, comparecendo a reuniões de acionistas, conversando com funcionários, revendedores, distribuidores, transportadores,fornecedores Anúncios do concorrente Painel de clientes Comprar informações Centro de informações de mkt Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

6 SIM Pesquisa de Marketing – corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatório sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa. Fornecedores Própria empresa Envolver estudantes ou professores para projetar e elaborar seus projetos Internet Verificando concorrentes Institutos de pesquisa Institutos de pesquisa de marketing customizada Institutos de pesquisa de marketing de linhas especializadas Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

7 SIM Pesquisa de Marketing
Definição do problema e dos objetivos da pesquisa. Específica – define os objetivos Exploratória – demonstra a real natureza do problema e sugere possíveis soluções ou novas idéias Descritiva – determina certas dimensões como quantidade Causal – causa e efeito. Desenvolvimento do plano de pesquisa Fonte de dados – primários, secundários ou ambos Banco de dados de Clientes potenciais ou clientes regulares Abordagem da pesquisa – por observação, grupo de foco, levantamentos, dados comportamentais, experimental Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

8 SIM Pesquisa de Marketing Desenvolvimento do plano de pesquisa
Instrumento de pesquisa Questionários Instrumentos mecânicos Plano de amostragem Unidade de amostragem Tamanho da amostra Procedimento de amostragem Método de contato Questionário pelo correio Entrevistas pessoais hora marcada Interceptação On-line Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

9 SIM Pesquisa de Marketing Coleta de informações
Análise das informações Tabulação dos dados, distribuição de frequências, médias e utilização de estatística Apresentação das conclusões Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

10 SIM Superação das barreiras ao uso da pesquisa mkt
Um conceito limitado de pesquisa de mkt Pesquisadores de mkt de formação heterogênea Conclusões tardias e ocasionalmente errôneas por parte da pesquisa de mkt Diferenças de personalidade e de apresentação Sistema de apoio a decisões de mkt é um conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de suporte, por meio do qual uma empresa coleta e interpreta informações relevantes provenientes dos negócios e do ambiente e as transforma em uma base para a ação de marketing. Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

11 SIM Software que auxiliam na decisão, modelos:
BRANDAID CALLPLAN GEOLINE MEDIAC Principais ferramentas estatísticas Regressão múltipla Análise discriminante Análise fatorial Análise por conglomerado Análise conjunta Escala multidimensional Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

12 SIM Modelos estatísticos: Rotinas de otimização
Modelo de processo de Markov Modelo de fila Modelos pré-testes de novos produtos Modelos de resposta de vendas Rotinas de otimização Cálculo diferencial Programação matemática Teoria da decisão estatística Teoria dos jogos heurística Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

13 SIM Modelos estatísticos: Rotinas de otimização
Modelo de processo de Markov Modelo de fila Modelos pré-testes de novos produtos Modelos de resposta de vendas Rotinas de otimização Cálculo diferencial Programação matemática Teoria da decisão estatística Teoria dos jogos heurística Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

14 SIM Registos Internos – informações sobre a extensão do esforço de mkt empreendido (informações sobre o nível de satisfação dos clientes, número de anúncios, exposições orais,…). Dados encontrados no interior da organização e a informação ao administração de mkt depende da correta e adequada articulação destes dados em função das necessidades do negócio. Database - Base de dados com contatos de empresas, instituições, entidades, outras. Database Marketing - Base de dados com registo de clientes e recursos tecnológicos para análise e exploração desses dados. Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

15 SIM Data Warehouse – “Armazém de dados” sobre as atividades de uma organização. Favorece a criação de relatórios, a análise de grande volume de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão. É uma base histórica e inalterável, pois os dados disponíveis são apenas de leitura. Data Mining - Extracção de Dados com a utilização de ferramentas de informáticas baseadas em modelos matemáticos e estatísticos. O processo data mining consiste basicamente em 3 etapas: (1) a exploração; (2) a construção do modelo ou definição do padrão a identificar; (3) validação/verificação. Procura-se com esta ferramenta definir um plano estratégico. Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

16 SIM Gerente de Mkt Análise Planejamento Organização Controle Identificação Necessidades de informação Ambiente de Mkt Mercados-alvos Canais de MKT Concorrentes Públicos Forças do ma cro-ambiente Registros Internos Inteligência de MKT Distribuindo a Informação Análise da Informação Pesquisa de Marketing Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch. Decisões e comunicações de Mkt

17 SIM Previsão e mensuração da demanda Mensuração da demanda
A partir da pesquisa a empresa deverá mensurar e prever; O tamanho do mercado O crescimento O potencial de lucros de cada oportunidade de mercado Mensuração da demanda Nível produto Vendas total Vendas setoriais Vendas da empresa Vendas de linhas de produtos Vendas de forma de produto Vendas de itens do produto Nível espacial Cliente, cidade, território, região, país, mundo Nível temporal Curto prazo, médio prazo, longo prazo Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

18 SIM Que mercado mensurar Mensuração da demanda Demanda de mercado
Mercado potencial Mercado disponível Mercado-alvo Mercado penetrado Mensuração da demanda Demanda de mercado e demanda da empresa Demanda de mercado É o volume total que seria comprado por um grupo de clientes definido, em uma área geográfica definida, em um período definido, em um ambiente de mkt definido e sob um programa de mkt definido Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

19 SIM Previsão de mercado Potencial de mercado Demanda da empresa
Demanda correspondente ao nível de gastos setoriais em mkt Potencial de mercado Limite que se aproxima a demanda de mercado, à medida que os gastos setoriais em marketing chegam perto de se tornarem infinitos em um determinado ambiente de mkt. Demanda da empresa É a participação estimada da empresa na demanda de mercado em níveis alternativos de esforço de mkt da empresa em um determinado período Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

20 SIM Previsão de vendas da empresa Quotas de vendas Orçamento de vendas
É o nível esperado de vendas da empresa com base em um planejamento de mkt selecionado e em um ambiente de mkt hipotético Quotas de vendas Meta de vendas estabelecida para uma linha de produtos, uma divisão da empresa ou um representante de vendas. Orçamento de vendas É uma estimativa conservadora do volume de vendas esperado. Utilizado principalmente para a tomada de decisões relativa às compras, à produção e ao fluxo de caixa. Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

21 SIM Potencial de vendas da empresa Estimativa da demanda corrente
É o limite de vendas a que a demanda da empresa pode chegar, à medida que seu esforço de marketing aumenta em relação aos concorrentes. Estimativa da demanda corrente Potencial total do mercado Potencial de mercado por área Método de desenvolvimento de mercado Método de indexação multifatorial Vendas setoriais e participações de mercado Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

22 SIM Estimativa de demanda futura
Pesquisa das intenções dos compradores Composição de opiniões da força de vendas Opinião de especialistas Análise de vendas passadas Método de testes de mercado Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.

23 Sistema de Inteligência de Marketing
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24 Sistema de Inteligência de Marketing
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25 Sistema de Inteligência de Marketing
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27 Sistema de Inteligência de Marketing
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28 SIM Benefícios que as Empresas procuram obter:
valor agregado aos produtos (bens e serviços) maior segurança melhor serviço vantagens competitivas menos erros maior precisão produtos de melhor qualidade maior eficiência maior produtividade mais oportunidades Destacar os estágios e a ênfase no Mkt profissionalizado, citar exemplo Hipermarcas, AMBEV. Livro – Boston Beer - Cerveja artezanal procurando espaço, consquista e investe recuros sendo copiada pela lider Anheuser-Gusch.


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