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Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Barroco no Brasil Prof.: Pecê.

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Apresentação em tema: "Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Barroco no Brasil Prof.: Pecê."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê

2 Barroco no Brasil Prof.: Pecê

3  Marco inicial do Barroco Brasileiro : Publicação do poema épico “Prosopopeia”, em 1601, de Bento Teixeira. Poema encomiástico (de elogio a uma personalidade importante), narra a vida de Jorge de Albuquerque Coelho, donatário da Capitania de Pernambuco.  Marco final: Publicação de “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, iniciando o movimento árcade.

4 Poesia: Gregório de Matos (Boca do Inferno)  Considerado o primeiro grande poeta nascido no Brasil.  Seu espírito crítico e satírico lhe renderam o apelido de “Boca do Inferno”.  Sua obra se divide em duas vertentes: 1 – Poesia lírica – Produzida essencialmente em sonetos, com versos decassílabos. Sua linguagem é polida, bem elaborada, com a presença de Cultismo e Conceptismo. Subdivide-se em: 1.1- Sacra ou religiosa – Poemas sobre temas religiosos, como Cristo, a cruz sagrada, o dilema entre pecado e salvação, céu e inferno, corpo e alma etc.

5 Buscando o Cristo crucificado um pecador com verdadeiro arrependimento A vós correndo vou, braços sagrados, Nessa cruz sacrossanta descobertos, Que, para receber-me, estais abertos, E, por não castigar-me, estais cravados. A vós, divinos olhos, eclipsados De tanto sangue e lágrimas cobertos, Pois, para perdoar-me, estais despertos, E, por não condenar-me, estais fechados. A vós, pregados pés, por não deixar-me, A vós, sangue vertido, para ungir-me, A vós, cabeça baixa, pra chamar-me. A vós, lado patente, quero unir-me, A vós, cravos preciosos, quero atar-me, Para ficar unido, atado e firme.

6 1.2 – Filosófica – Trata dos vícios e virtudes humanas, do “desconcerto do mundo”. Desenganos da vida humana, metaforicamente É a vaidade, Fábio, nesta vida, Rosa, que da manhã lisonjeada, Púrpuras mil, com ambição dourada, Airosa rompe, arrasta presumida. É planta, que de abril favorecida, Por mares de soberba desatada, Florida galeota empavesada, Sulca ufana, navega destemida. É nau enfim, que em breve ligeireza Com presunção de Fênix generosa, Galhardias apresta, alentos preza: Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa De que importa, se aguarda sem defesa Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?

7 1.3 – Amorosa – Dentro do espírito barroco, retrata a mulher como um ser paradoxal, que reúne simultaneamente as características de anjo (pela beleza) e demônio (pela tentação). À mesma Dona Ângela Anjo no nome, Angélica na cara, Isso é ser flor, e Anjo juntamente, Ser Angélica flor, e Anjo florente, Em quem, senão em vós se uniformara? Quem veria uma flor, que a não cortara De verde pé, de rama florescente? E quem um Anjo vira tão luzente, Que por seu Deus, o não idolatrara? Se como Anjo sois dos meus altares, Fôreis o meu custódio, e minha guarda Livrara eu de diabólicos azares. Mas vejo, que tão bela, e tão galharda, Posto que os Anjos nunca dão pesares, Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.

8 2 – Satírica  Linguagem menos solene, mais “debochada”, visando a ridicularizar e criticar ao mesmo tempo.  Uso de termos pornográficos e escatológicos.  Ataque a membros de todas as camadas sociais: escravos, políticos religiosos etc.  Utilização de estruturas poéticas diversas, não só o soneto, nem somente a métrica decassílaba. Encontramos, por exemplo, poemas em redondilha maior (7 sílabas).

9 Neste mundo é mais rico, o que mais rapa: Quem mais limpo se faz, tem mais carepa: Com sua língua ao nobre o vil decepa: O Velhaco maior sempre tem capa. Mostra o patife da nobreza o mapa: Quem tem mão de agarrar, ligeiro trepa; Quem menos falar pode, mais increpa: Quem dinheiro tiver, pode ser Papa. A flor baixa se inculca por Tulipa; Bengala hoje na mão, ontem garlopa: Mais isento se mostra, o que mais chupa. Para a tropa do trapo vazo a tripa, E mais não digo, porque a Musa topa Em apa, epa, ipa, opa, upa.

10 Prosa Padre Antônio Vieira  Sua obra se divide em Cartas, Profecias e Sermões, sendo estes a parte mais importante.  É considerado o maior orador sacro da Língua Portuguesa.  Sua veia crítica e sua postura firme em defesa dos índios e dos judeus lhe renderam perseguições até mesmo dentro da igreja.  Pertence tanto à literatura brasileira quanto à portuguesa.

11 (...) Fazer pouco fruto a palavra de Deus no Mundo, pode proceder de um de três princípios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus. Para uma alma se converter por meio de um sermão, há-de haver três concursos: há-de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo; há-de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; há-de concorrer Deus com a graça, alumiando. Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma, senão entrar um homem dentro em si e ver-se a si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, e necessária luz e é necessário espelho. O pregador concorre com o espelho, que é a doutrina; Deus concorre com a luz, que é a graça; o homem concorre com os olhos, que é o conhecimento. Ora suposto que a conversão das almas por meio da pregação depende destes três concursos: de Deus, do pregador e do ouvinte, por qual deles devemos entender que falta? Por parte do ouvinte, ou por parte do pregador, ou por parte de Deus?

12 Primeiramente, por parte de Deus, não falta nem pode faltar. Esta proposição é de fé, definida no Concílio Tridentino, e no nosso Evangelho a temos. (...) Sendo, pois, certo que a palavra divina não deixa de frutificar por parte de Deus, segue-se que ou é por falta do pregador ou por falta dos ouvintes. Por qual será? Os pregadores deitam a culpa aos ouvintes, mas não é assim. Se fora por parte dos ouvintes, não fizera a palavra de Deus muito grande fruto, mas não fazer nenhum fruto e nenhum efeito, não é por parte dos ouvintes. Provo. Os ouvintes ou são maus ou são bons; se são bons, faz neles fruto a palavra de Deus; se são maus, ainda que não faça neles fruto, faz efeito. No Evangelho o temos. O trigo que caiu nos espinhos, nasceu, mas afogaram-no: Simul exortae spinae suffocaverunt illud. O trigo que caiu nas pedras, nasceu também, mas secou-se: Et natum aruit. O trigo que caiu na terra boa, nasceu e frutificou com grande multiplicação: Et natum fecit fructum centuplum. De maneira que o trigo que caiu na boa terra, nasceu e frutificou; o trigo que caiu na má terra, não frutificou, mas nasceu; porque a palavra de Deus é tão funda, que nos bons faz muito fruto e é tão eficaz que nos maus ainda que não faça fruto, faz efeito;

13 (...) Quando o semeador do Céu deixou o campo, saindo deste Mundo, as pedras se quebraram para lhe fazerem aclamações, e os espinhos se teceram para lhe fazerem coroa. E se a palavra de Deus até dos espinhos e das pedras triunfa; se a palavra de Deus até nas pedras, até nos espinhos nasce; não triunfar dos alvedrios hoje a palavra de Deus, nem nascer nos corações, não é por culpa, nem por indisposição dos ouvintes. Supostas estas duas demonstrações; suposto que o fruto e efeitos da palavra de Deus, não fica, nem por parte de Deus, nem por parte dos ouvintes, segue-se por consequência clara, que fica por parte do pregador. E assim é. Sabeis, cristãos, porque não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores. Sabeis, pregadores, porque não faz fruto a palavra de Deus? -- Por culpa nossa.


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