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PublicouBeatriz Adelina Franca Escobar Alterado mais de 8 anos atrás
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MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber sobre a relação do aluno/jovem com a Filosofia e com a atividade do pensamento filosófico possível de ser produzida em sala de aula. Ademais, quais e como são as práticas dos professores e suas concepções acerca do ensino e da aprendizagem filosófica, tendo como referência os alunos, que são jovens e vivem uma cultura que é produzida, em grande parte, pela indústria cultural, a indústria da mídia e as tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Na pesquisa, aplicamos um questionário a 475 alunos de três escolas estaduais de nossa cidade, e entrevistamos pessoalmente 82 alunos das três séries do ensino médio, além de 06 professores de Filosofia de 05 escolas. Nossos referenciais teóricos provêm da pesquisa bibliográfica especializada que converge para os seminários de discussão semanais. INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio é um projeto de pesquisa que se iniciou em 2004 e que está sendo concluído este ano. Foram analisados um universo de mais de 500 alunos da rede pública estadual, juntamente com entrevistas de professores da disciplina de filosofia. Na atual e última etapa está sendo concluído um trabalho de pesquisa etnográfica junto a duas escolas da rede pública. OBJETIVO: OBJETIVO: O projeto de pesquisa “Filosofia, cultura juvenil e ensino médio” objetiva investigar a relação dos jovens com a disciplina Filosofia: como o aluno/jovem concebe a escola e a disciplina Filosofia, para a sua formação, sua expectativa de vida na sociedade contemporânea, e como atuam os professores Apoio Financeiro: Apoio Financeiro: CNPq - PIBIC Autor: Luís Carlos Valério; Orientador: Dra. Elisete Tomazetti Departamento de Metodologia do Ensino - Centro de Educação ASPECTOS DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DOS ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA CONCLUSÃO: CONCLUSÃO: O projeto “Filosofia, cultura juvenil e ensino médio” tem diagnosticado os impasses que surgem entre os professores, os alunos e o seu mundo, e a própria tradição filosófica. A pesquisa tem identificado qual a receptividade e aproveitamento dos alunos frente aos possíveis objetivos da disciplina. É fundamental a idéia de que a relação entre escola e o mundo da vida dos alunos deve ser distinguida no contexto da aula. A disciplina tem um comprometimento especial com o crescimento dos jovens, porquanto pensamento e crítica, gradativamente, devem ter foro privilegiado dentro da Filosofia escolar. RESULTADOS: Destacamos uma constante dissintonia entre a linguagem utilizada pelo professor (oriunda da tradição filosófica) e a assimilação dos conteúdos por parte dos alunos. Constatamos também as dificuldades para uma formação contínua dos professores. Os estímulos aos alunos para a leitura, a escrita, a interpretação e a crítica, ainda são insuficientes na escola fundamental; como conseqüência, eles têm sérias dificuldades no ensino médio para acompanhar os conteúdos de Filosofia. Os professores, em geral, não conseguem alcançar as principais competências previstas nas “Orientações curriculares – Conhecimentos de Filosofia”. A precária infra-estrutura física e de acervo bibliográfico das escolas públicas compromete enormemente o crescimento dos alunos na disciplina. A liberdade dos professores optarem entre um ensino puramente histórico da Filosofia e a prática do pensamento filosófico sobre problemas é contingenciada pelo currículo determinado pelos concursos para ingresso no ensino superior.
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