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Banca de Juízes MPE BRASIL – ciclo 2016 Parceiros Locais:

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Apresentação em tema: "Banca de Juízes MPE BRASIL – ciclo 2016 Parceiros Locais:"— Transcrição da apresentação:

1 Banca de Juízes MPE BRASIL – ciclo 2016 Parceiros Locais:

2 Reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Prêmio MPE Brasil

3 Prêmio MPE Brasil - Categorias Indústria Comércio Serviços (não especificados acima) Agronegócio Serviços de Educação Serviços de Saúde Serviços de Turismo Destaque de Inovação Serviços de Tecnologia da Informação Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social Escolhidas entre as reconhecidas como destaques nas etapas estaduais e pontuação mínima em gestão, definida pelo Comitê Executivo.

4 Regulamento 2016 Artigo 2º - Público-alvo: O “Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” é dirigido às empresas que se enquadrem nas seguintes características: I – ter receita bruta anual de até R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte; II – ter completado pelo menos um ano fiscal, ou seja, ter aberto a empresa até 31/12/2014; III – ter domicílio fiscal no estado da respectiva inscrição; IV – comprovar regularidade fiscal e estatutária, quando classificadas para a visita:

5 § 1º As empresas vencedoras do Prêmio na etapa estadual, na categoria ou qualquer dos destaques, não poderão concorrer em duas edições posteriores ao ciclo que tiver vencido. Isso vale para empresas coligadas, ou cujo principal líder seja o mesmo da vencedora estadual já reconhecida. Regulamento 2016 Art. 3º - Restrições Não é permitida a participação de empresas e órgãos públicos, subsidiárias de grupos empresariais cuja gestão seja compartilhada, fundações, associações, organizações não governamentais (ONGs), OSCIP, empresas cujos donos ou sócios sejam empregados ou prestadores de serviços dos promotores do prêmio que tenham acesso a informações privilegiadas envolvidas no processo de avaliação deste Prêmio.

6 Modelo de Excelência da Gestão ®

7 Fundamentos da Excelência 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de Inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de Valor 8. Valorização das pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

8 Versão para organizações em estágio intermediário CRITÉRIOS RUMO À EXCELÊNCIA Versão para organizações em estágio intermediário CRITÉRIOS RUMO À EXCELÊNCIA Rumo à Excelência Estágio intermediário Excelência Estágio avançado Versão para organizações em estágio inicial CRITÉRIOS DE COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA Versão para organizações em estágio inicial CRITÉRIOS DE COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA Versão para organizações em estágio avançado CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Versão para organizações em estágio avançado CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA Compromisso com a Excelência Estágio inicial MPE Brasil – Estágio MPEs Versão para Micro e Pequenas Empresas em estágio inicial CRITÉRIOS DO PRÊMIO MPE BRASIL Versão para Micro e Pequenas Empresas em estágio inicial CRITÉRIOS DO PRÊMIO MPE BRASIL Escada para a Excelência

9 Estrutura do Questionário de Avaliação Parte I – Gestão – Peso 100% Parte II – Destaque Boas Práticas de Responsabilidade Social (opcional) Parte III – Destaque de Inovação (opcional) Questões de 1 a 31: 70% Questões 32 a 37: 30%

10 Parte I - Gestão CritériosN o. QuestõesPontuação do Critério 1- Liderança6 15% 2- Estratégias e Planos4 9% 3- Clientes5 9% 4- Sociedade3 6% 5- Informações e conhecimentos4 6% 6- Pessoas5 9% 7- Processos4 16% 8- Resultados6 30% Total Parte I37 100%

11 Estrutura das Perguntas de 01 a 31 Algumas questões solicitam Justificativas. Estas informações serão consideradas pela coordenação técnica do prêmio para validar a alternativa de resposta marcada e selecionar as empresas para visita. Toda questão possui 4 (quatro) alternativas de respostas (a, b, c ou d).

12 Estrutura das Perguntas de 32 a 37 - Resultados Se marcar, b, c, d deve apresentar os dados dos indicadores.

13 ETAPAS DO PRÊMIO

14 Fluxo do Processo de Gestão do Prêmio Etapa Estadual Etapa Nacional Planejamen to do Ciclo Lançamento do Ciclo Mobilização para Inscrições e candidaturas Estruturação da Banca avaliadora Seleção das empresas para visita Designação dos avaliadores Visita Seleção das empresas Finalistas Seleção das empresas Vencedoras Cerimônia de premiação estadual Envio do Relatório de Avaliação Envio de documentação para etapa nacional Aprendizado do ciclo Envio do Relatório de autoavaliação Designação da Comissão Técnica Planejamento da visita Execução da Visita Seleção das empresas Finalistas Seleção das empresas Vencedoras Cerimônia da premiação nacional Envio do Relatório de Avaliação Aprendizado do ciclo Análise da documentação da Etapa Estadual Seleção de empresas classificadas Designação dos avaliadores

15 Estrutura da Equipe de Avaliação

16 Regras de CondutaRegras de Conduta Regras de ConfidencialidadeRegras de Confidencialidade Regras sobre Conflito de InteressesRegras sobre Conflito de Interesses Visando garantir a lisura do processo, as pessoas que atuam como Avaliadores, Juízes e membros da Comissão Técnica seguem as regras definidas no Código de Ética: Obs.: Em todas as etapas do processo, as empresas são tratadas pelo código de ética. Código de Ética

17 Atribuições da Banca de Juízes Análises: Analisar o desempenho global das candidatas em Empreendedorismo e Gestão Analisar o equilíbrio no atendimento aos critérios da gestão Observações: Não há uma definição no Manual do Gestor, especificando a linha de corte para a pontuação. As empresas que chegam neste fase já são empresas que possuem pontuação de pelo menos 50% da parte da gestão Os nomes das empresas são revelados para os juízes apenas no momento final da reunião de decisão de premiadas, após ter sido definida a linha de corte. A Banca de Juízes pode decidir por premiar mais de uma empresa por Categoria, ou não premiar nenhuma empresa na categoria, caso nenhuma candidata obtenha desempenho para ser considerada vencedora neste prêmio. Regulamento: Artigo 9º - A Banca de Juízes será soberana, sendo seu julgamento definitivo sem caber recurso ou apelação.

18 RESULTADOS DO CICLO 2016 (estado)

19 Prêmio MPE Brasil – Histórico Nacional

20 Inserir o Gráfico com o histórico de participação estadual

21 Ciclo 2016 Inscritas – XXXX empresas Candidatas (enviaram o questionário) – XXXX empresas Visitadas - XX empresas Categoria InscritasCandidatasVisitadas 1 AGRONEGÓCIO 2 COMÉRCIO 3 INDÚSTRIA 4 SERVIÇOS 5 SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO 6 SERVIÇOS DE SAÚDE 7 SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 8 SERVIÇOS DE TURISMO 9 DESTAQUE RESPONSABILIDADE SOCIAL 10 DESTAQUE INOVAÇÃO TOTAL

22 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS POR CATEGORIA

23 Indústria Cód. Pontuação Gestão LiderançaEstratégiasClientesSociedadeInformaçõesPessoasProcessosResultados IND 396,90%15,00%9,00%8,55%4,60%6,00%9,00%16,00%28,75% IND 295,94%15,00%8,44%9,00%6,00% 9,00%16,00%26,50% IND 495,38%14,38%9,00% 5,50%6,00%9,00%16,00%26,50% Cód. RA Gestão anteriores IND 399,50% IND 296,13% IND 468,96%

24 Modelo da lâmina com os dados das empresas por categoria * População estimada. Fonte: IBGE Cidades. Cód.Atividade Econômica Funcionários Data AberturaCidade População (2014)* Histórico no MPE (Etapa Estadual) IND 2 Automação de máquinas e equipamentos para uso industrial 2001/07/1995 67.237 Participou em 2012/13/14. Vencedora no Prêmio Catarinense para Excelência 2015 IND 3 Fabricação de produtos de trefilados de metal padronizados 401/08/1997 474.853 Participou de 2010 a 2015. Vencedora estadual em 2010 IND 4 Fabricação de produtos alimentícios 1218/05/2007 80.2981º participação

25 A gestão de Indicadores e a análise de desempenho são práticas sistemáticas e estão alinhadas com a definição das estratégias e seus planos de ação. Estas práticas tem sido refinadas, em decorrência de consultorias externas, capacitação gerencial dos líderes e a partir da utilização do MEG em suas avaliações. Como consequência deste refinamento, a candidata conquistou prêmios como: Prêmio Catarinense pela Excelência, Prêmio MPE Brasil Estadual e Destaque de Inovação. Para a elaboração da estratégia, desdobramento em planos e acompanhamento são utilizadas as seguintes metodologias: BSC, 5W2H, Matriz SWOT, 5 forças de Porter e CANVAS. A seleção de fornecedores é realizada tendo em conta a sua importância para a entrega do produto final. Alguns fornecedores são estratégicos e existe uma relação de parceria. Todos são avaliados periodicamente e é montado um ranking dos melhores e piores. Os principais processos de negócio são documentados no Sistema de gestão da Qualidade. Eles são acompanhados mensalmente com o uso de indicadores e o BSC. Como resultado destas reuniões são tomadas decisões para o aprimoramento dos processos. Os projetos sociais da organização buscam atender às necessidades da região e são selecionados com a participação dos funcionários. Toda a força de trabalho é estimulada a participar voluntariamente nestes projetos. O impacto ambiental da operação é analisado constantemente e existem iniciativas para redução e descarte adequado dos resíduos gerados pela operação. Modelo da lâmina com as principais práticas de gestão e oportunidades de melhorias, quando houver.

26 CATEGORIA AGRONEGÓCIO - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

27 CATEGORIA COMÉRCIO - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

28 CATEGORIA INDÚSTRIA - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

29 CATEGORIA SERVIÇOS - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

30 CATEGORIA SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

31 CATEGORIA SERVIÇOS DE SAÚDE - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

32 CATEGORIA SERVIÇOS DE TI - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

33 CATEGORIA SERVIÇOS DE TURISMO - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

34 DESTAQUE DE RESPONSABILIDADE SOCIAL - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

35 DESTAQUE INOVAÇÃO - Inserir aqui o desempenho das candidatas (pontuação total e por critério) - Inserir as principais práticas de gestão -Inserir os principais gargalos da gestão -Inserir quantidade de funcionários -Inserir negócios principais da empresa -Conforme lâminas anteriores!!!!!!

36 OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO

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