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PublicouCamila Neto Amaral Alterado mais de 8 anos atrás
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Discente: Fernanda Maria Da Silva Docente: Dra. Giovana Gomes Albino Disciplina: Didática Curso: Licenciatura em Física
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Tendência Liberal Renovada ProgressiVIsta.
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A TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA surgiu em meados de 1920 e se mantém até os dias atuais. Segundo Libâneo (1994), ela surgiu no velho mundo no final do século XIX. Segundo essa tendência, a escola visa preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social. Defende a ideia de "aprender fazendo“, portanto, é centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo ao meio natural e social, levando em conta os interesses do aluno.
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TEM COMO PRINCIPAIS PERCURSORES/DEFENSORES John Dewey (Influenciou o Movimento Escola Nova) Declory Claparède Jean Piaget (A Teoria da Psicologia do Desenvolvimento serviu de base para esta tendência) Montessori Lourenço Filho Fernando de Azevedo Anísio Teixeira ( Quem trouxe as ideias de Dewey para o Brasil)
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O HOMEM constitui-se em um individuo que independente do meio social é livre para questionar. A SOCIEDADE: mediante a evolução por que passa em virtude do desenvolvimento científico, acaba exigindo um novo indivíduo e, consequentemente, um novo modelo na educação.
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A CULTURA constitui o desenvolvimento de aptidões que cada um adquire individualmente. A EDUCAÇÃO tem como objetivo principal preparar os alunos para exercerem o seu devido papel na sociedade, ou seja, facilitar o entendimento do que é a convivência social e as regras necessárias para essa convivência.
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O PROFESSOR é um facilitador na aprendizagem do aluno, tornando-o autônomo e livre para aprender e alimentar a sua estrutura cognitiva. O ALUNO apresenta autonomia na sua aprendizagem. Assume uma maior responsabilidade sobre o seu papel de promotor-receptor do conhecimento. NA RELAÇÃO PROFESSOR–ALUNO, o professor auxilia o desenvolvimento livre e espontâneo do aluno, dando forma ao seu raciocínio.
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A ESCOLA deve promover a satisfação dos alunos em relação aos seus interesses e também atender as exigências da sociedade, tudo isso num processo onde todos participam ativamente da construção do conhecimento, recebendo-o e promovendo-o. OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM ocorrem por meio dos conhecimentos construídos pelos aluno sob a orientação e o acompanhamento do professor. Por isso o aprender torna –se uma atividade de descoberta, sendo o ambiente apenas um meio estimulador. OS CONTEÚDOS são estabelecidos em função de experiências que o sujeito vivencia mediante os desafios cognitivos que lhe são postos por meio de situações problemáticas. Trata-se do aprender a aprender.
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A METODOLOGIA baseia-se na promoção de atividades devidamente adequadas ao desenvolvimento do aluno, assim como à sua natureza. Prima pelo interesse de aprendizagem do aluno. O aprendizado é marcado pela prática, pelo fazer para aprender, através de trabalhos em grupo, de desafios e de atividades motivadoras, logo, essas constituem as práticas avaliativas utilizadas nessa tendência.
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ASPECTOS PERCEPTIVOS NA EDUCAÇÃO ATUAL : Nos dias atuais nenhuma das tendências e correntes sobrevive sozinha na prática pedagógica, nem mesmo a tendência liberal renovada progressivista. Esta tendência teve grande penetração no Brasil na década de trinta para o ensino de Educação Infantil e ainda influencia, na atualidade, muitas práticas pedagógicas. Somente algumas escolas na atualidade apresentam traços ligados a ideia da tendência progressivista, geralmente, nas práticas pedagógicas, como: aulas dialogadas, experiências em laboratórios, atividades práticas de pesquisas, dentre outras.
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