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GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado por:

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1 GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 1 Conceitos e definições José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida 4.2.2.2 do POEFDS. Programa co-financiado por:

2 QUALIDADE CONCEITOS E DEFINIÇÕES

3 Alguns aspectos que actualmente influenciam o desempenho das organizações: Concorrência implacável. Diminuição de ocasiões de venda GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL CONCEITO DE QUALIDADE Aumento das exigências dos clientes Dispersão do tecido empresarial Troca de mercadorias a nível mundial com segurança, rapidez e economia

4 Torna-se necessário assegurar o sucesso actual e futuro das organizações: Melhorando continuamente a Qualidade dos produtos. Aumentando a satisfação dos clientes GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL CONCEITO DE QUALIDADE Reduzindo custos de produção Conseguindo maior competitividade nos mercados

5 CONCEITO DE QUALIDADE QUALIDADE REQUISITOS TÉCNICOS DO PRODUTO REQUISITOS DO CLIENTE REQUISITOS DE UTILIZAÇÃO REQUISITO S DO SERVIÇO REQUISITOS DE EMBALAGEM REQUISITOS LEGAIS E REGULAMENTARES GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL REQUISITOS DE SEGURANÇA

6 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL CONCEITO DE QUALIDADE “... grau de satisfação de necessidades ou expectativas expressas dado por um conjunto de características” Tem como objectivo melhorar a aptidão de uma organização para assegurar a satisfação dos seus clientes QUALIDADE

7 EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE Já na antiguidade era utilizada a Qualidade para assegurar a conformidade dos produtos “...antigas gravuras egípcias esculpidas em edifícios mostram inspectores ao lado dos operários, que inspeccionam o trabalho realizado e medem o resultado...” “...quando um mestre de obras construiu uma casa e o seu trabalho não é seguro e a casa desmorona-se e mata o proprietário, o mestre de obras deve ser morto.” Codex Hamurabi, 2150 a.c. GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

8 EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE Até ao século XIX a Qualidade era baseada no autocontrolo dos produtos Com concorrência das empresas tornou-se necessário implementar a Garantia da Qualidade como forma de reduzir custos e melhorar os produtos em função do cliente GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL A Revolução Industrial (século XIX) deu origem à produção em série, trazendo o Controlo de Qualidade Ao diminuírem as oportunidades de venda, as empresas introduziram o conceito de Gestão da Qualidade para aumentar a satisfação dos seus clientes e, consequentemente, melhorar a sua eficácia

9 Envolvimento de todas as funções da empresa na melhoria contínua da Qualidade Pressupõe os seguintes conceitos: Focalização nos clientes e nas suas necessidades Melhoria contínua de produtos e serviços Participação total dos colaboradores Participação na sociedade GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE

10 Ao aplicar os princípios da QUALIDADE TOTAL (TQM): Adesão plena de todos os colaboradores Melhoria da Qualidade de todos os processos Medição da qualidade a níveis de excelência GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE Satisfação de todos os clientes da organização

11 A QUALIDADE TOTAL só será atingida com a implementação de acções que permitam atingir os objectivos definidos para todos os níveis e que orientem toda a empresa para um objectivo comum: GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL QUALIDADE TOTAL EVOLUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE

12 SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE

13 O SPQ é constituído pelo conjunto de entidades que dinamizam e participam na temática da Qualidade em Portugal Instituto Português da Qualidade IPQ É a entidade responsável pela coordenação geral do SPQ, assegurando o seu desenvolvimento ORGANISMO NACIONAL COORDENADOR DO SPQ

14 O SPQ rege-se pelos seguintes princípios:  Descentralização  Credibilidade e Transparência  Horizontalidade  Adesão Livre e Voluntária  Coexistência  Universalidade PRINCIPIOS DO SPQ SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE

15 SPQ NORMALIZAÇÃOQUALIFICAÇÃOMETROLOGIA SUB-SISTEMAS DO SPQ SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE

16 O sub-sistema da normalização visa apoiar a elaboração de normas e outros documentos de carácter normativo de âmbito nacional, europeu e internacional, envolvendo todas as partes interessadas: SUB-SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO

17 O objectivo do Sub-Sistema de Metrologia é garantir o rigor e exactidão das medições realizadas, assegurando a sua comparabilidade e rastreabilidade, e a realização, manutenção e desenvolvimento de padrões das unidades de medida. SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE SUB-SISTEMA DE METROLOGIA

18 Tem como objectivo o reconhecimento da competência técnica de entidades para actuarem no âmbito do SPQ, bem como a avaliação e demonstração da conformidade das actividades, seus agentes e resultados com requisitos previamente definidos. SUB-SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO SISTEMA PORTUGUÊS DA QUALIDADE


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