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PublicouCaio Mendes Domingos Alterado mais de 8 anos atrás
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TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases
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OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios, projetos e monografias. Elaborar reflexões sobre a pesquisa enquanto princípio educativo.
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CONTEÚDOS 1. A pesquisa científica e suas fases 2. Elaboração de projetos, relatórios e monografias 3. A pesquisa como princípio educativo
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O que é pesquisa? Ander-Egg 1978:28 apud Marconi & Lakatos 2003 PESQUISA: processo reflexivo, sistemático, controlado e crítico
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O que é pesquisa? O método científico! Qual a diferença entre uma pesquisa científica e uma não científica?
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Fases da pesquisa
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1.Seleção do tema da pesquisa 2.Levantamento de dados 3.Formulação do problema 4.Construção de hipóteses 5.Delimitação da pesquisa 6.Definição dos métodos
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Fases da pesquisa 7. Organização dos recursos 8. Coleta de dados 9. Sistematização e análise de dados 10. Interpretação de dados 11. Comunicação dos resultados
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Fases da pesquisa 1. Seleção do tema da pesquisa Interesse científico Interesses e possibilidades pessoais Ensino de Ciências Por exemplo...
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Fases da pesquisa 2. Levantamento de dados Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa de campo contatos diretos
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3. Formulação do problema: Conhecimento + Imaginação Forma interrogativa; clareza, concisão e objetividade Fases da pesquisa
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Formulação do problema Oportunidade Fases da pesquisa Viabilidade Relevância Novidade
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Dificuldades no aprendizado de conceitos científicos Fases da pesquisa... Formulação do problema fatores internos x fatores externos
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Qual a relação entre capacidade imaginativa e aprendizado de ciências? Fases da pesquisa... Formulação do problema
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4. Construção de hipóteses Fases da pesquisa Antecipa a resposta ao problema: espera uma relação específica entre os elementos a partir de uma teoria Comprovação ou rejeição Simplicidade Clareza Verificação empírica
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Fases da pesquisa... Construção de hipóteses Hipótese geral: Existe uma relação entre a capacidade imaginativa e o aprendizado de ciências.
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Fases da pesquisa Hipótese específica: Quanto melhor a capacidade imaginativa, melhor o aprendizado de ciências Psicologia cognitiva:... Construção de hipóteses
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Fases da pesquisa 5. Delimitação da pesquisa Quanto à extensão Quanto ao tema
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Fases da pesquisa... Delimitação da pesquisa Quanto ao tema: Abordar o desenvolvimento da capacidade de leitura e o aprendizado de citologia
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Fases da pesquisa Quanto à extensão: Serão avaliados alunos da segunda série do Ensino Médio de escolas da rede municipal.... Delimitação da pesquisa
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Fases da pesquisa 6. Definição de métodos Qual a melhor maneira de examinar o problema? Intervenção x Não-intervenção
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... Definição de métodos Manipulação de um ou mais elementos no sistema pesquisado Fases da pesquisa A Pesquisa experimental
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Fases da pesquisa Intervenção: realização de oficinas de leitura de livros de literatura infanto-juvenil.... Definição de métodos Como?
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Fases da pesquisa 4 turmas mesma escola e mesmo(a) professor(a) de Biologia 2 turmas: Oficina 2 turmas: Sem oficina... Definição de métodos
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7. Organização dos Recursos Materiais e humanos 8. Coleta de dados Realização da pesquisa Dados qualitativos Dados quantitativos
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8. Coleta de dados Fases da pesquisa Tarefa: Fazer desenhos após estímulos com palavras Teste psicológico de capacidade imaginativa
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... Coleta de dados Fases da pesquisa Quantos alunos fizeram desenhos mais criativos? Dado quantitativo O que os alunos disseram de seus desenhos? Dado qualitativo
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Fases da pesquisa 9. Sistematização e análise dos dados Organização dos dados em tabelas, classificações dos dados qualitativos, aplicação de testes estatísticos
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Fases da pesquisa... Sistematização e análise dos dados
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Fases da pesquisa 10. Interpretação dos dados Etapa de significação dos dados para transformá-los em resultados da pesquisa
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Fases da pesquisa... Interpretação dos dados Dados: notas melhores nas turmas que passaram pela oficina Resultado: Houve uma melhora no aprendizado de ciências após o estímulo à capacidade imaginativa
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11.Comunicação dosresultados Redação de um documento científico e publicação
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A forma da pesquisa depende do objeto pesquisado e do objetivo do pesquisador ou pesquisadora. Tipos de Pesquisa
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Documentação Indireta Pesq. documental Pesq. bibliográfica Documentação Direta Quanto às fontes de informação Pesq. de campo Pesq. de laboratório
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Pesquisa Exploratória: trabalho preliminar Pesquisa Descritiva: observação sem interferência do pesquisador Pesquisa Explicativa: procura as causas dos fenômenos Quanto ao nível de explicação Tipos de Pesquisa
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Quanto ao objetivo Tipos de Pesquisa Pesquisa Pura x Pesquisa Aplicada Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa Quanto ao método
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Elaboração de projetos, relatórios e monografias Documentos científicos Integram referenciais teóricos, objetivos, justificativas, referenciais metodológicos e resultados
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Documentos científicos Relatório Introdução Contexto: Ref. Teóricos, objetivos, justificativa Ref. metodológicos Sistematização e análise dos dados Interpretação dos dados + Ref. Teóricos Síntese e recomendações Métodos Resultados Discussão Desenvolvimento Conclusões
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Monografia Documentos científicos Trata de um tema delimitado, de forma profunda mas não extensa, utilizando métodos específicos
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Introdução Desenvolvimento Conclusões Documentos científicos Contextualização Argumento Monografia Ref. Teóricos, objetivos, justificativa. Formulação do problema Métodos, resultados, interpretação e discussão. Explicações e demonstrações. Síntese
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Pesquisa e Educação A pesquisa como princípio educativo A pesquisa como princípio educativo Para discutir o papel da pesquisa na educação, é preciso discutir o papel da educação.
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Pesquisa e Educação Como a pesquisa pode contribuir para o ensino? Pesquisa: capacidade de elaboração própria, criação, diálogo inteligente com a realidade. Demo 2003
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A pesquisa é um instrumento interessante para desenvolver diferentes capacidades Conceitos Procedimentos Pesquisa e Educação +
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Como a pesquisa pode contribuir para a formação do professor? De ‘instrutor’ a ‘mestre’: elaboração própria, emancipação e valorização profissional Demo 2003
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BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de Metodologia Científica: um guia para a iniciação científica. 2ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2003. ReferênciasReferências
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O lucro do nosso estudo é tornarmo- nos melhores e mais sábios (Montaigne)
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