A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases

2 OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios, projetos e monografias. Elaborar reflexões sobre a pesquisa enquanto princípio educativo.

3 CONTEÚDOS 1. A pesquisa científica e suas fases 2. Elaboração de projetos, relatórios e monografias 3. A pesquisa como princípio educativo

4 O que é pesquisa? Ander-Egg 1978:28 apud Marconi & Lakatos 2003 PESQUISA: processo reflexivo, sistemático, controlado e crítico

5 O que é pesquisa? O método científico! Qual a diferença entre uma pesquisa científica e uma não científica?

6 Fases da pesquisa

7 1.Seleção do tema da pesquisa 2.Levantamento de dados 3.Formulação do problema 4.Construção de hipóteses 5.Delimitação da pesquisa 6.Definição dos métodos

8 Fases da pesquisa 7. Organização dos recursos 8. Coleta de dados 9. Sistematização e análise de dados 10. Interpretação de dados 11. Comunicação dos resultados

9 Fases da pesquisa 1. Seleção do tema da pesquisa Interesse científico Interesses e possibilidades pessoais Ensino de Ciências Por exemplo...

10 Fases da pesquisa 2. Levantamento de dados Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa de campo contatos diretos

11 3. Formulação do problema: Conhecimento + Imaginação Forma interrogativa; clareza, concisão e objetividade Fases da pesquisa

12 Formulação do problema Oportunidade Fases da pesquisa Viabilidade Relevância Novidade

13 Dificuldades no aprendizado de conceitos científicos Fases da pesquisa... Formulação do problema fatores internos x fatores externos

14 Qual a relação entre capacidade imaginativa e aprendizado de ciências? Fases da pesquisa... Formulação do problema

15 4. Construção de hipóteses Fases da pesquisa Antecipa a resposta ao problema: espera uma relação específica entre os elementos a partir de uma teoria Comprovação ou rejeição Simplicidade Clareza Verificação empírica

16 Fases da pesquisa... Construção de hipóteses Hipótese geral: Existe uma relação entre a capacidade imaginativa e o aprendizado de ciências.

17 Fases da pesquisa Hipótese específica: Quanto melhor a capacidade imaginativa, melhor o aprendizado de ciências Psicologia cognitiva:... Construção de hipóteses

18 Fases da pesquisa 5. Delimitação da pesquisa Quanto à extensão Quanto ao tema

19 Fases da pesquisa... Delimitação da pesquisa Quanto ao tema: Abordar o desenvolvimento da capacidade de leitura e o aprendizado de citologia

20 Fases da pesquisa Quanto à extensão: Serão avaliados alunos da segunda série do Ensino Médio de escolas da rede municipal.... Delimitação da pesquisa

21 Fases da pesquisa 6. Definição de métodos Qual a melhor maneira de examinar o problema? Intervenção x Não-intervenção

22 ... Definição de métodos Manipulação de um ou mais elementos no sistema pesquisado Fases da pesquisa A Pesquisa experimental

23 Fases da pesquisa Intervenção: realização de oficinas de leitura de livros de literatura infanto-juvenil.... Definição de métodos Como?

24 Fases da pesquisa 4 turmas mesma escola e mesmo(a) professor(a) de Biologia 2 turmas: Oficina 2 turmas: Sem oficina... Definição de métodos

25 7. Organização dos Recursos Materiais e humanos 8. Coleta de dados Realização da pesquisa Dados qualitativos Dados quantitativos

26 8. Coleta de dados Fases da pesquisa Tarefa: Fazer desenhos após estímulos com palavras Teste psicológico de capacidade imaginativa

27 ... Coleta de dados Fases da pesquisa Quantos alunos fizeram desenhos mais criativos? Dado quantitativo O que os alunos disseram de seus desenhos? Dado qualitativo

28 Fases da pesquisa 9. Sistematização e análise dos dados Organização dos dados em tabelas, classificações dos dados qualitativos, aplicação de testes estatísticos

29 Fases da pesquisa... Sistematização e análise dos dados

30 Fases da pesquisa 10. Interpretação dos dados Etapa de significação dos dados para transformá-los em resultados da pesquisa

31 Fases da pesquisa... Interpretação dos dados Dados: notas melhores nas turmas que passaram pela oficina Resultado: Houve uma melhora no aprendizado de ciências após o estímulo à capacidade imaginativa

32 11.Comunicação dosresultados Redação de um documento científico e publicação

33 A forma da pesquisa depende do objeto pesquisado e do objetivo do pesquisador ou pesquisadora. Tipos de Pesquisa

34 Documentação Indireta Pesq. documental Pesq. bibliográfica Documentação Direta Quanto às fontes de informação Pesq. de campo Pesq. de laboratório

35 Pesquisa Exploratória: trabalho preliminar Pesquisa Descritiva: observação sem interferência do pesquisador Pesquisa Explicativa: procura as causas dos fenômenos Quanto ao nível de explicação Tipos de Pesquisa

36 Quanto ao objetivo Tipos de Pesquisa Pesquisa Pura x Pesquisa Aplicada Pesquisa Quantitativa Pesquisa Qualitativa Quanto ao método

37 Elaboração de projetos, relatórios e monografias Documentos científicos Integram referenciais teóricos, objetivos, justificativas, referenciais metodológicos e resultados

38 Documentos científicos Relatório Introdução Contexto: Ref. Teóricos, objetivos, justificativa Ref. metodológicos Sistematização e análise dos dados Interpretação dos dados + Ref. Teóricos Síntese e recomendações Métodos Resultados Discussão Desenvolvimento Conclusões

39 Monografia Documentos científicos Trata de um tema delimitado, de forma profunda mas não extensa, utilizando métodos específicos

40 Introdução Desenvolvimento Conclusões Documentos científicos Contextualização Argumento Monografia Ref. Teóricos, objetivos, justificativa. Formulação do problema Métodos, resultados, interpretação e discussão. Explicações e demonstrações. Síntese

41 Pesquisa e Educação A pesquisa como princípio educativo A pesquisa como princípio educativo Para discutir o papel da pesquisa na educação, é preciso discutir o papel da educação.

42 Pesquisa e Educação Como a pesquisa pode contribuir para o ensino? Pesquisa: capacidade de elaboração própria, criação, diálogo inteligente com a realidade. Demo 2003

43 A pesquisa é um instrumento interessante para desenvolver diferentes capacidades Conceitos Procedimentos Pesquisa e Educação +

44 Como a pesquisa pode contribuir para a formação do professor? De ‘instrutor’ a ‘mestre’: elaboração própria, emancipação e valorização profissional Demo 2003

45 BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de Metodologia Científica: um guia para a iniciação científica. 2ª edição. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2003. ReferênciasReferências

46 O lucro do nosso estudo é tornarmo- nos melhores e mais sábios (Montaigne)


Carregar ppt "TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google