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Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.

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1 Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho: Desafios e Possibilidades APABB

2 AcionistasCredores Responsabilidade Socioambiental FuncionáriosColaboradores Clientes Comunidade Governo Meio Ambiente Ambiente Concorrentes Fornecedores e parceiros Ter a ética como compromisso e o respeito como atitude nas relações com: Conceito de Responsabilidade Socioambiental - BB

3 Diversidade Objetivo Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas que se relacionam com a empresa, buscar a eqüidade nas relações internas e externas e eliminar todas as formas de preconceitos existentes com relação a gênero, raça, etnia, orientação sexual, credo, presença de alguma deficiência ou de qualquer outra espécie.

4 Compromissos do BB Pessoas com Deficiência Pela Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental o Banco se compromete a: 3. “Repelir preconceitos e discriminações de gênero, orientação sexual, etnia, raça, credo ou de qualquer espécie” 9. “Enxergar clientes e potenciais clientes, antes de tudo, como cidadãos” 14. “Contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência”

5 Pessoas com Deficiência Ingresso no BB concurso – Lei de Cotas – Dec. 3298/99 escolaridade – 2º grau acessibilidade garantida para a realização da prova Posse acompanhada por equipe multidisciplinar adequação do Posto de Trabalho

6 Grupo Atenção às Pessoas com Deficiência objetivo: Promover ações que buscam contribuir para a melhoria do atendimento e do relacionamento junto a esse público - eixos Clientes/Funcionários/Comunidade. constituição: ago/2003 composição: Diretorias do BB coordenação: Diretoria de Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental – papel de articular, entre as áreas intervenientes, as ações que possam proporcionar a melhoria do atendimento e do relacionamento.

7 Grupo Atenção às Pessoas com Deficiência - Atribuições acompanhar o cumprimento e a efetividade da política estabelecida para o segmento Pessoas com Deficiência. promover a inclusão das pessoas com deficiência na cultura organizacional. acompanhar a legislação relacionada ao segmento desenvolver soluções para a melhoria do fluxo operacional dos processos: eixos Clientes, Funcionários e Comunidade. Plano de ação aprovado pelo Conselho Diretor em 13.03.2007

8 Grupo Atenção às Pessoas com Deficiência - Plano de Ação soluções para a melhoria do atendimento e do relacionamento com esse público – incorporação do tema no Programa de Atendimento de Excelência do BB; acessibilidade arquitetônica das dependências – inventário nacional portal Internet preparado para o acesso das pessoas com deficiência visual terminais de auto-atendimento adaptados (4.786 instalados/5.095 em aquisição/total 9.881) projeto-piloto em andamento – solução de voz nos terminais de auto-atendimento

9 Grupo Atenção às Pessoas com Deficiência - Plano de Ação disponibilização de informações sobre o tema nos portais Internet e Intranet - ago/2007 disseminação do tema para educadores/instrutores, em seminários e palestras adaptação dos treinamentos internos e inserção do tema nos processos de gestão da carreira e seletivos produção dos treinamentos Rede Aberta “Diversidade” e “Acessibilidade - Uma Questão de Direito” com divulgação na TV Corporativa e Portal da Universidade Corporativa capacitação em LIBRAS - turmas em SP/RJ/DF/MS/RN/SC/ MG/PE/BA

10 Grupo Atenção às Pessoas com Deficiência - Plano de Ação elaboração de plano de comunicação integrado patrocínios de eventos: Amostra Internacional de filmes (CCBB), Congresso de Equoterapia, Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado e exposições no CCBB divulgação da coleção Febraban “Inclusão Social” Acompanhamento do TAC - Termo de Ajuste de Conduta entre Febraban e Ministério Público Federal

11 Grupo Atenção às Pessoas com Deficiência - Plano de Ação acessibilidade aos produtos e serviços ações no Plano Social do Governo Federal direcionadas ao desenvolvimento de linhas de financiamento específicas ao segmento pessoas com deficiência parcerias – Programa Brasil Acessível e CORDE

12 Pessoas com Deficiência Inserção no Mercado de Trabalho barreiras para inclusão (Fonte:População com Deficiência- Fatos e Percepções - Febraban/2006) nível de escolaridade baixo alto índice de evasão escolar falta de acessibilidade – espaços urbanos/escolas/equipamentos/transporte público qualificação baixa – inclusão e permanência nº de PCD qualificadas < nº de vagas oferecidas (lei de cotas)

13 Jandyra Pacheco Barbosa Diretoria Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental jandyra@bb.com.brwww.bb.com.br/rsa


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