A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

J OSÉ S ARAMAGO Este mês de Novembro, no dia 16, José Saramago cumpriria 88 anos. Cumpri-los-á, porque José Saramago continua a habitar em muitos leitores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "J OSÉ S ARAMAGO Este mês de Novembro, no dia 16, José Saramago cumpriria 88 anos. Cumpri-los-á, porque José Saramago continua a habitar em muitos leitores."— Transcrição da apresentação:

1 J OSÉ S ARAMAGO Este mês de Novembro, no dia 16, José Saramago cumpriria 88 anos. Cumpri-los-á, porque José Saramago continua a habitar em muitos leitores e, como alguém disse, também nos corações das pessoas, para além de na bibliotecas

2 C RONOBIOGRAFIA 1922 Nasce a 16 de Novembro na Rua da Alagoa de Azinhaga (Ribatejo, Golegã, Portugal) no seio de uma família de camponeses. Os seus pais são José de Sousa, jornaleiro, e Maria de Jesus, doméstica. 1929 Aquando da sua inscrição na escola primária da Rua Martens Ferrão descobre-se que um funcionário do Registo Civil da Golegã incluiu como apelido na sua certidão de nascimento a alcunha familiar, Saramago. Desta forma, torna-se no primeiro Saramago da família Sousa. Se assim não tivesse acontecido, o seu nome seria José de Sousa.

3 Passou por dificuldades financeiras, morou com os avós maternos, deixando de estudar em escolas particulares, para estudar em uma escola pública. Seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico. Depois passou a trabalhar no setor administrativo de um Hospital, ainda assim, frequentava biblioteca para realizar leituras sem conselhos, como ele mesmo dizia: “lendo ao acaso de encontros e de catálogos, sem orientação, sem ninguém que me aconselhasse, com o mesmo assombro criador do navegante que vai inventando cada lugar que descobre”

4 1947 Publica Terra do Pecado, o seu primeiro romance, intitulado inicialmente A Viúva. Na segunda metade dos anos cinquenta e até 1953 escreve numerosos poemas, contos - alguns dos quais são publicados em revistas e jornais - e esboça a redacção de pelo menos quatro romances, dos quais apenas conclui um. 1955 A convite de Nataniel Costa enceta colaboração com a editora Estúdios Cor, no sector de produção. O seu nome começa a ser conhecido no campo da literatura e da cultura. Inicia a sua actividade como tradutor, cifrada em mais de sessenta títulos, até meados da década de oitenta. Na segunda metade da década de cinquenta traduz cerca de dezasseis livros, entre eles de autores como Colette e Tolstoi.

5 1959 Abandona a Companhia Previdente para trabalhar exclusivamente na editora Estúdios Cor. 1966 É editado o seu primeiro livro de poesia, Os Poemas Possíveis. E continuo fazendo traduções. 1967-1968 Colabora como crítico literário na revista Seara Nova. Nesta condição, escreve sobre vinte e três livros de ficção, entre eles títulos de Jorge de Sena, Agustina Bessa-Luís, Júlio Moreira, Alice Sampaio, Augusto Abelaira, Urbano Tavares Rodrigues, José Cardoso Pires, Rentes Carvalho, Nelson de Matos, Manuel Campos Pereira... Publica crónicas no jornal A Capital, nas secções «Rua Acima, Rua Abaixo» e «Deste Mundo e do Outro».

6 1972 Publica numerosas crónicas no Jornal do Fundão. Trabalha como editorialista no Diário de Lisboa. A cada ano que passa publica uma obra. 1982 Publica Memorial do Convento, que o consagra internacionalmente. 1983 Atribuição a Memorial do Convento do Prémio Pen Club 1983 e do Prémio Literário Município de Lisboa. 1991 Publica O Evangelho Segundo Jesus Cristo, obra galardoada com o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores e com o Prémio Brancatti (Zafferana, Itália). É nomeado Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Turim e Sevilha. O governo francês concede-lhe o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras.

7 Continua a ganhar prêmios e participar de vários congressos e publicações de livros. 1995 Publica Ensaio sobre a Cegueira. É-lhe atribuído o Prémio Camões. 1998 Recebe o Prémio Nobel da Literatura «... pela sua capacidade de tornar compreensível uma realidade fugidia, com parábolas sustentadas pela imaginação, pela compaixão e pela ironia», segundo a Academia Sueca. Continua a publicar obras, e receber prêmios todos os anos.

8 2004 Publica Ensaio sobre a Lucidez. Em 2009 começa a escrever seu novo livro, e em Junho de 2010 falece, deixando-nos sua sabedoria e seu conhecimento. http://www.josesaramago.org/

9 C ARACTERÍSTICAS DE S ARAMAGO O Mundo Literário de José Saramago é constituído por quatro elementos fundamentais : Primeiro, a dúvida do homem moderno numa dupla lógica de assumir uma posição crítica sobre o passado e, ao mesmo tempo, aprender com o passado. Segundo, a introdução dos elementos sobrenaturais, ou seja, fantásticos, não se distanciando, no entanto, do mundo real. Terceiro, a tentativa de uma nova linguagem que altera a sua expressão gráfica e pontual, respeitando a sintaxe da narrativa comum. Por último, a viagem não só no mundo real, mas também no interior do Homem através da imaginação. Com estes elementos de 'tempo', 'sobrenatural', 'torrencialidade da narrativa' e 'a viagem' que se interpenetram as suas obras procuraram a utopia através de alusões alegóricas, críticas e éticas.

10 Na realidade, utiliza só vírgula e ponto final, não distinguindo discursos directos e indirectos, de modo que os seus romances têm de ser lidos diferentemente dos outros romances. Isto significa que o texto exige uma atenção especial aos leitores, dando-lhes a impressão de estarem envolvidos directamente no mundo real e, ao mesmo tempo, fictício, ambos construídos nas suas obras. Para além do elaborado trabalho de linguagem, Saramago aborda profundamente os problemas de Portugal contemporâneo e da identidade do povo lusitano. Além de apresentar o rumo que Portugal deverá seguir e a sua visão do mundo, Saramago procura a identidade do homem perdida na sociedade moderna. Talvez através do seu estilo torrencial, que às vezes o toma difícil de ler, esteja a procurar a identidade de Portugal após a sua adesão à União Europeia. Concluindo, a grandeza das obras de Saramago reside no esforço de evocar a História e a identidade da 'pátria perdida', juntamente com a procura de uma nova linguagem literária em que se afirma o seu espírito experimental. http://www.instituto-camoes.pt/revista/mundliterjs.htm


Carregar ppt "J OSÉ S ARAMAGO Este mês de Novembro, no dia 16, José Saramago cumpriria 88 anos. Cumpri-los-á, porque José Saramago continua a habitar em muitos leitores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google