A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"GERENCIANDO SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE TI COM O USO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS E PROPOSIÇÃO DE MODELO AVALIATIVO"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""GERENCIANDO SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE TI COM O USO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS E PROPOSIÇÃO DE MODELO AVALIATIVO""— Transcrição da apresentação:

1 "GERENCIANDO SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE TI COM O USO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS E PROPOSIÇÃO DE MODELO AVALIATIVO" César Augusto Biancolino biancolino@gmail.com Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil Research Forum Rubens Carlos de Jesus Filho rjesus@espm.br Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil São Paulo, Maio de 2014 Marcos Cesar Weiss mw@marcosweiss.com.br Centro Universitário da FEI, São Paulo, Brasil

2 AGENDA  INTRODUÇÃO  PROBLEMA DE PESQUISA  PERGUNTA DA PESQUISA  OBJETIVO E CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA  METODOLOGIA  CONSTRUÇÃO DO CONSTRUTO  REVISÃO DA LITERATURA  APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS  PROPOSIÇÃO DE UM MODELO  CONSIDERAÇÕES FINAIS

3 INTRODUÇÃO “não há evidências de ganhos significativos de produtividade devido à utilização de TI” (HENDERSON; VENKATRAMAN, 1993)

4 (PRADO, 2000) Outsourcing de Projetos e Serviços de TI Falta de Capacidade Interna Custo do Projeto Tempo de Execução Reduzido INTRODUÇÃO “a boa prática de gerenciamento de projetos apresenta resultados significativos para a sobrevivência e progresso das organizações”

5 Core ProduçãoDistribuiçãoTransporteFinançasComércioComunicaçãoT.I. (ALBERTIN; SANCHES, 2008; IKENAGA, 2008; PRADO, 2005; AUBERT et al., 2003; BARTHÉLEMY, 2003) PROBLEMA DE PESQUISA

6 Como as práticas de gerenciamento de projetos podem auxiliar na melhoria dos resultados trazidos pela terceirização de serviços de TI? OutsourcingTIGP PERGUNTA DE PESQUISA

7 Discutir os aspectos que envolvem a gestão de serviços terceirizados (outsourcing) de TI, tendo como polos teóricos a gestão de projetos, a gestão estratégica de TI e o outsourcing de TI. Contribuir com a arena de debates acerca das formas como o fornecimento de serviços de TI pode ser realizado em benefício das empresas e da sociedade como um todo. OBJETIVO E CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA

8 ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS Considerando “a natureza da pesquisa quanto às replicações teóricas” (Yin, 2005, p. 73), a estratégia escolhida de selecionar as empresas buscando um cenário semelhante, mas, de contextos distintos, mostrou-se mais alinhada com a questão principal de pesquisa e com as premissas e proposições do estudo. METODOLOGIA Caso Piloto Referência do Entrevistado Perfil Responsabilidade Área de Atuação Método de Coleta de Dados Empresa 01 A Diretor Executivo Brasil Tecnologia da Informação e Serviços Entrevista não estruturada, através de observação direta, do tipo focada, formada por perguntas abertas, gravada em meio digital com a aquiescência do entrevistado, tendo como base o protocolo de pesquisa. Estudo de caso Piloto.

9 Casos (02 a 06) Referência do Entrevistado Perfil Responsabilidade Área de Atuação Método de Coleta de Dados Empresa 02 B Vice-Presidente América Latina Telecomunicações Entrevista não estruturada, através de observação direta, do tipo focada, formada por perguntas abertas, gravada em meio digital com a aquiescência do entrevistado, tendo como base o protocolo de pesquisa. Empresa 03 C Gerente Geral de Processos, Qualidade e Certificações Brasil Tecnologia da Informação e Serviços Entrevista não estruturada, através de observação direta, do tipo focada, formada por perguntas abertas, gravada em meio digital com a aquiescência do entrevistado, tendo como base o protocolo de pesquisa. Empresa 04 D CIO Brasil Tecnologia da Informação e Serviços Entrevista não estruturada, através de observação direta, do tipo focada, formada por perguntas abertas, gravada em meio digital com a aquiescência do entrevistado, tendo como base o protocolo de pesquisa. Empresa 05 E Diretor de Projetos, Processos e Segurança da Informação Brasil Mercado de Capitais Entrevista não estruturada, através de observação direta, do tipo focada, formada por perguntas abertas, gravada em meio digital com a aquiescência do entrevistado, tendo como base o protocolo de pesquisa. Empresa 06 F CIO Brasil Marketing e Publicidade Entrevista não estruturada, através de observação direta, do tipo focada, formada por perguntas abertas, gravada em meio digital com a aquiescência do entrevistado, tendo como base o protocolo de pesquisa. ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS METODOLOGIA

10 CONSTRUÇÃO DO CONSTRUTO Revisão Bibliográfica Polos Teóricos Aspectos Relevantes Pressupostos Provisórios Unidade de Análise Questionário Provisório Pressupostos Finais Protocolo de Pesquisa Preliminar Estudo de Caso Piloto (1) Unidade de Análise Premissas e Proposições Teóricas Proposições Empíricas Questionário Final de Pesquisa Protocolo de Pesquisa Final Estudo de Casos Múltiplos (5) Legenda Primeira Fase Segunda Fase

11 REVISÃO DA LITERATURA

12

13

14

15 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS Segundo Yin (2005, p. 137) [...] analisar as evidências de um estudo de caso é uma atividade particularmente difícil, pois as estratégias e as técnicas de análise não têm sido muito bem definidas. A estratégia geral de análise escolhida, bem como à técnica de análise empregada na pesquisa, para cada análise cruzada efetuada, realizaram-se interpretações acerca de convergência ou divergência de fatos e opiniões entre áreas operacionalmente semelhantes de empresas distintas que, conforme previsto no projeto da pesquisa, só puderam ser diagnosticadas com base na análise cruzada distribuída por todo o documento. Os resultados desta pesquisa são orientados e específicos ao gerenciamento dos projetos de TI aderente ao outsourcing nas organizações.

16 De acordo com os fatos levantados nesta pesquisa, constatou-se que os principais motivos que levam as empresas a decidir pelo outsourcing do gerenciamento de projetos e serviços de TI, referem-se: a)à melhoria da qualidade e da produtividade; b)à empresa mais competitiva com alto valor agregado aos negócios; c)às questões relacionadas ao desempenho na habilidade no gerenciamento de projetos de TI; d)ao diferencial competitivo no desempenho empresarial; e)à gestão compartilhada dos projetos de TI entre contratante e contratada, e; f)à expectativa com a redução de custos. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS

17 Modelo avaliativo de aderência aos pressupostos. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS 88,6% 70,0%

18 Para Martins e Theóphilo (2007, p.29), modelo caracteriza a ideia fundamental da teoria com auxílio de conceitos familiarizados, antes da elaboração da teoria. Na literatura não é encontrado um conceito único de modelo, pois, seu significado vai depender da finalidade com que será utilizado. A falta de clareza entre os conceitos de modelo e teoria provém da consideração de que a teoria é, de fato, um modelo da realidade, isto é, que seus conceitos ou sinais correspondem-se biunivocamente com os objetos do mundo empírico. Desse modo, modelo também pode ser definido como o resultado do processo de produzir uma representação abstrata, conceitual, gráfica ou visual de fenômenos, sistemas ou processos com o propósito de analisar, descrever, explicar, simular, explorar, controlar e predizer estes fenômenos ou processos. Considera-se que a criação de um modelo é uma parte essencial de qualquer atividade científica (MARTINS; THEÓPHILO, 2007, p.29). PROPOSIÇÃO DE UM MODELO

19 Adaptável e flexível; Melhores Práticas; Experiência do Gestor; Gestão de Riscos; Gestão Compartilhada; Riscos e Benefícios; Melhoria da Qualidade Polos Teóricos e Pesquisa Empíricas Modelo Proposto

20 Quanto ao alcance dos objetivos, ou seja, responder a questão de pesquisa, este trabalho revelou que é possível estruturar um modelo de gestão de projetos que esteja aderente ao outsourcing de TI, mas, mesmo assim, este deve ser adaptável a cada empresa, o que sugere novas pesquisas nessa linha. CONSIDERAÇÕES FINAIS

21 A resposta que parece estar bem clara é que a eficácia e a eficiência no outsourcing de gerenciamento de projetos e serviços de TI possibilita obter, para as organizações:  Gestão melhor planejada pela competência e experiência do fornecedor;  Aumento de benefícios e vantagem competitiva.  Solução para problemas como gestão de riscos, da comunicação, de pessoas e de contratos.  Gestão compartilhada para garantir o desempenho dos projetos;  Agregar valor aos serviços e produtos da empresa.  Tratar os riscos conforme interesses das partes.  Focar no controle de prazos, custos e qualidade com inovação em relação à concorrência. CONSIDERAÇÕES FINAIS

22 Research Forum São Paulo, Maio de 2014 "GERENCIANDO SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE TI COM O USO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS E PROPOSIÇÃO DE MODELO AVALIATIVO" César Augusto Biancolino biancolino@gmail.com Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil Rubens Carlos de Jesus Filho rjesus@espm.br Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil Marcos Cesar Weiss mw@marcosweiss.com.br Centro Universitário da FEI, São Paulo, Brasil


Carregar ppt ""GERENCIANDO SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE TI COM O USO DE PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS E PROPOSIÇÃO DE MODELO AVALIATIVO""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google