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Gestão da informação pessoal com a Web 2.0 Elizabeth Perry Victor Rosenberg Elizabeth Perry Victor Rosenberg

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Apresentação em tema: "Gestão da informação pessoal com a Web 2.0 Elizabeth Perry Victor Rosenberg Elizabeth Perry Victor Rosenberg"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da informação pessoal com a Web 2.0 Elizabeth Perry Victor Rosenberg victorr@umich.edu Elizabeth Perry Victor Rosenberg victorr@umich.edu

2 Gestão da informação pessoal com a Web 2.0 A web 2.0 inclui ferramentas colaborativas que recebem contribuições de diversas pessoas na criação de metadados (ou informação descritiva) sobre recursos. Web 2.0 permite ao pesquisador da informação comunicar-se eficazmente com colaboradores como também colher informação escrita. Web 2.0 adiciona ferramentas de empurrar (“push”) às ferramentas de puxar (“pull”).

3 Modelos de “Push” e “Pull” o PULL: utilização de marcadores de páginas para uso pessoal o Cria contas pessoais para armazenar fontes de informação o Encoraja o uso por meio de instruções e por exemplos via uso da biblioteca. o PUSH: Usa marcadores de páginas para os serviços bibliotecários. o Cria uma conta na biblioteca com recomendações de sites para os usuários, rotuladas com etiquetas para propósitos diferentes. o Usa essa conta para impelir/empurrar informação para os usuários através de serviços de RSS ou por meio do site da biblioteca

4 Proposta As bibliotecas devem explorar as ferramentas da Web 2.0 para empurrar/distribuir informação aos seus usuários E para encorajá-los a buscar as informações que eles podem manejá-las por si próprio

5 Gestão da Informação Pessoal (PIM) A Gestão da Informação Pessoal (PIM) é a prática e o estudo das atividades que as pessoas realizam para adquirir, organizar, manter e recuperara informação para o uso diário. A PIM é uma área crescente de interesse à medida que empenhamos em fazer melhor uso dos nossos limitados recursos pessoais do tempo, dinheiro e energia, bem como para uma maior eficiência e produtividade no trabalho. Boas pesquisas estão sendo feitas neste tópico em várias áreas, incluindo a interação homem- computador (HCI), gestão de bases de dados, recuperação da informação e inteligência artificial - PIM 2008, Conference Home Page PIM 2008, Conference Home Page

6 História da PIM (Todas as ferramentas de “Pull” – “puxar”) Criando uma base de dados de citações bibliográficas (e recuperando cópias em papel dos trabalhos) Incluindo o documento no registro da citação Acrescentando notas Acrescentando notas dos colaboradores

7 Web 2.0 ferramentas de “Pull” – “puxar” Ferramenta 1: Marcador de páginas com o Del.icio.us Ferramenta 2: feed de RSS com o Google Reader Ferramenta 3: Gestão de Citação Zotero, EndNote, RefWorks, ProCite

8 Permite acompanhar a informação nova contida em múltiplas fontes usando uma única Recebe e armazena automaticamente a nova informação para ser usada pelo browser quando você quiser. Estão disponíveis de novas fontes de notícias, blogs, wikis, podcasts, base de dados e outras. Ferramenta #1 Feed de RSS YouTube Video on RSS feeds

9 Como funciona o Feed RSS  Os Feeds RSS são assinados OU recebem pedidos para nova informação.  O Feed RSS automaticamente recebe nova informação de uma fonte e a envia para o seu Leitor/Reader de RSS.  O seu Leitor RSS (ou Agregador) é uma interface simples que agrega a sua assinatura num local específico e provê listas de novos conteúdos para o seu browser.  Assim que você faz a assinatura num Feed RSS, qualquer informação daquela fonte irá aparecer no seu Leitor RSS. Você não precisa voltar naquele site para conferir se existe conteúdo novo.

10 RSS Reader/Leitor Ex: Google Reader

11 Assinando Feed RSS

12 Feed RSS de fontes de notícias Ex: BBC World News

13 Feed RSS de bases de dados online Ex: Idealist.org

14 Feed RSS de assinaturas de bases de dados Ex: PubMed

15 Gerenciando o Feed de RSS

16 Ferramenta “Pull”# 2: “Zotero” ou Citation Management 2.0

17 Zotero “A próxima geração de ferramenta de pesquisa ”

18 Zotero: “próxima geração de ferramenta de pesquisa” Zotero integra as seguintes atividades numa única ferramenta: Informação bibliográfica Processador de texto Páginas web online, arquivos e bases de dados Anotações manuscritas Esta é uma ferramenta única que permite gerir todo o processo da pesquisa. Zotero está disponível tanto online como offline e utiliza o browser Firefox. YouTube Video on Zotero

19 Use o Zotero para citações e conteúdo. Citações (a partir de catálogos em linha ou inseridas manualmente) Texto completo (“agarra” os pdfs por inteiro) Páginas web (usando a captura de páginas) Imagens Outros objetos

20 Armazene artigos no Zotero Ex: JSTOR

21 Botões “Built-in”

22 Armazenamento do item

23 Captura de tela/Screen

24 Captura de metadados

25 Fazendo anotações

26 Armazenando citações no Zotero Ex: catálogo da biblioteca

27 Armazenando metadados para livros & mais

28 Anexando escaneamento digital de páginas

29 Armazene páginas web no Zotero Ex: artigo do NY Times

30 Anotações

31 Sublinhar

32 Características adicionais Zotero também permite que você o entre dados bibliográficos adicionais o anexe documentos para cada item o organize os itens em coleções o coloque etiquetas com metadados apropriados o crie bibliografias e as exporte para documentos Word

33 Superior às ferramentas anteriores de gestão bibliográfica Armazena junto tanto a citação como o conteúdo. Captura em mais formatos do que o EndNote ou Refworks. Exporta para o MS Word, tal qual o EndNote e RefWorks. Ainda não compatível com todas as bases de dados, mas muitas delas já estão disponíveis e tendem a crescer. Formatos adicionais de citação bibliográfica continuam a ser oferecidos. As funções de rede social estão crescendo para permitir o intercâmbio e o trabalho cooperativo.

34 Uso dos Bookmarks para fontes estáticas de informação, não para a informação propriamente dita. Exemplos: organização de uma página web Bookmarks armazenam somente o endereço web. Eles criam uma lista estática de localizações. Esta lista pode ser gerenciada por meio de “etiquetas” (tags) dos sites web com vários campos identificadores de assuntos. Qualquer página dinâmica (p. ex.: aquelas usadas para páginas de notícias) ficarão com links quebrados (broken links). Ferramenta “Pull” #3: Páginas favoritas (*Bookmark) via cooperação social

35 Páginas favoritas 2.0 A escolha das páginas web favoritas permite o intercâmbio e a descoberta. Descobrir novos sites web consultando as listas ou etiquetas (tags) de outras pessoas. Milhares de pessoas estão etiquetando cada página web com etiquetas (tags) criando metadados que podem ser utilizados por qualquer num. As aplicações são baseadas na web, portanto, elas podem ser usadas de qualquer computador ou instrumento eletrônico com acesso à Internet. YouTube Video on Social Bookmarking

36 Del.icio.usDel.icio.us Social BookmarksSocial Bookmarks Del.icio.usDel.icio.us Social BookmarksSocial Bookmarks

37 Use o Del.icio.us com o Browser Firefox

38 Del.icio.us no site da biblioteca

39 Del.icio.us no site da sua biblioteca

40 Del.icio.us para os seus usuários

41 Ferramentas “Push” Web 2.0 Os bibliotecários têm a oportunidade de executar um papel crítico no ensino individual visando atrelar novas tecnologias para o gerenciamento de bibliotecas pessoais. A nossa formação em biblioteconomia provê o conhecimento necessário das técnicas de gestão da informação incluindo: Vocabulário controlado: usando etiquetas (tags) para pastas e sistemas de indexação por todo o desktop Hierarquia: empregando assuntos gerais, subcategorias e cabeçalhos específicos para cada etiqueta.

42 Ensinando a PIM Os bibliotecários podem ensinar aos outros a Gestão da Informação Pessoal (PIM): Expandindo os seus programas locais de educação do usuário. Disponibilizando a documentação instrucional na homepage da biblioteca. Provendo módulos de ensino à distância (experiências interativas de aprendizagem usando Flash ou outras plataformas de animação para realizar exercícios e simulações). Usando ferramentas da Web 2.0 para realizar instruções online. Estabelecendo um exemplo organizacional na adoção de novas ferramentas.

43 Instruções PIM nas bibliotecas Muitas bibliotecas de grande porte oferecem programas de educação do usuário relacionados com técnicas de busca, gestão de citações e nas novas tecnologias Web 2.0 como o etiquetamento social (social tagging) e feed de RSS. Entretanto, a freqüência a esses eventos é baixa, considerando que todos os internautas são os usuários potenciais. A educação do usuário precisa acontecer no lugar onde os usuários estão: em casa, no trabalho, nos computadores de sua escola. Isto é possível usando a tecnologia Web 2.0

44 Ferramentas “Push” FERRAMENTAS COMUNS: Wikis E Blogs Ferramentas de Rede Social: Facebook, MySpace, Friendster, LinkedIn Folksonomias (Folksonomies): Etiquetamento colaborativo, indexação social. RSS (Really Simple Syndication) & Feeds Atom LibGuides: um site para guias de educação do usuário. www.LibGuides.com

45 LibGuides.com

46 Exemplo: Guia da Princeton Univ.

47 FIM “THE END” “MUITO OBRIGADO”!


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