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George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA.

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1 George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO

2 CONCEITO E INSTRUMENTALIZAÇÃO CONCEITO: As COMPRAS CORPORATIVAS são um conjunto de ações que visam aumentar a eficiência do gasto governamental, seguindo o princípio da economicidade e diminuindo o esforço individualizado das compras setoriais. INSTRUMENTALIZAÇÃO: DECRETO Nº 27.137 DE 03 DE JUNHO DE 2013 Dispõe sobre as compras corporativas no Município do Recife DEFINIÇÃO: Entendem-se como compras corporativas as aquisições ou contratações de serviços globais de determinados serviços e bens de uso comum, visando o suprimento de vários órgãos e entidades. (Art. 1°, § 1°) PROCESSAMENTO: As contratações serão processadas através do Sistema de Registro de Preços, na modalidade Pregão, preferencialmente Eletrônico, consoante as regras previstas no Decreto Municipal nº 27.070, de 10 de maio de 2013. (Art. 1°, § 2°) O compromisso para futura contratação será celebrado através de ata de registro de preços, na conformidade das disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas pelos licitantes. (Art. 2º) INSTRUMENTALIZAÇÃO: DECRETO Nº 27.070 DE 10 DE MAIO DE 2013 Dispõe sobre o Sistema de Registro de Preços no Município do Recife

3 PRINCIPAIS VANTAGENS DAS COMPRAS CORPORATIVAS Compras Corporativas Planejamento das compras Maior economia de escala Redução do número de licitações Redução dos custos Maior padronização dos materiais

4 PRINCIPAIS DIFICULDADES DAS COMPRAS CORPORATIVAS Compras Corporativas Planejamento Individualizado Resistência de ordem Cultural Especificidades de cada órgão Atendimento ao cronograma Estimativa imprecisa

5 PRINCIPAIS VANTAGENS DO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Sistema de Registro de Preços Fracionamento das despesas Maior agilidade nas aquisições Não obrigatoriedade de efetuar a compra Estoques menores e mais eficientes Preços unificados

6 PROCEDIMENTOS INICIAIS Identificação das principais despesas (Curva ABC) Identificação das principais despesas (Curva ABC) Identificação dos objetos enquadrados nas Compras Corporativas Elaboração de Cronograma de Realização das Compras Envio das informações às Entidades e Órgãos Levantamento realizado a partir dos valores liquidados por subelemento de despesa no exercício anterior Observando as compras realizadas no ano anterior, a validade das ARP’s e a necessidade das Entidades e Órgãos. Envio de Ofício Circular com o cronograma e principais informações

7 DETALHAMENTO DO PROCESSO: PRINCIPAIS ETAPAS Elaborar Termo de Referência Realizar Cotação de Preços Solicitar os quantitativos das Entidades e Órgãos Consolidar as demandas Envio de Ofício Circular Analisar processo, Elaborar e Publicar o Edital Realizar Licitação Gerar Ata de Registro de Preços Atividades descentralizadas: Entidades e Órgãos Elaborar e Assinar Contrato Obter produtos e serviços via ARP e realizar pagamento Atividades Centralizadas: GGLIC/SADGP

8 CASO PRÁTICO I OBJETO LICITADO: Serviços terceirizados de auxiliar de lavanderia, fiscal de serviços gerais, auxiliar de serviços gerais, oficial de controle animal, auxiliar de recepção, auxiliar de almoxarife, teleatendente, assistente técnico administrativo, artífice de órtese, telefonista e piscineiro. PROJEÇÃO DO GASTO TOTAL PARA 12 MESES R$ 67.603.037,79 Preço Antigo Equalizado x Quantidade Licitada R$ 60.486.901,77 Preço Novo Licitado x Quantidade Licitada R$ 7.116.135,42 (-11,76%) Diferença OBS: Para efeito de comparação o preço antigo foi equalizado e em ambos os cálculos foram utilizadas as quantidades da nova licitação (1907 postos).

9 CASO PRÁTICO I

10 CASO PRÁTICO II OBJETO LICITADO: Serviços terceirizados de auxiliar de portaria e auxiliar de serviços gerais. R$ 80.433.651,19 Preço Antigo Equalizado x Quantidade Licitada R$ 77.773.890,96 Preço Novo Licitado x Quantidade Licitada R$ 2.659.760,23 (-3,31%) Diferença PROJEÇÃO DO GASTO TOTAL PARA 12 MESES OBS: Para efeito de comparação o preço antigo foi equalizado e em ambos os cálculos foram utilizadas as quantidades da nova licitação (1907 postos).

11 CRONOGRAMA 2013 OBJETOHOMOLOGAÇÃOVALOR Serviço de Motofrete29/08R$ 2.540.400,00 Locação de Veículos26/07R$ 20.096.557,20 Combustível17/10R$ 11.846.878,37 Gêneros Alimentícios (Café, Água e Açúcar)25/09R$ 1.529.943,58 Material de Expediente, Informática, Copa e Limpeza 02/12R$ 2.232.007,64 Serviços Terceirizados (Educação)31/07R$ 77.773.890,96 Serviços Terceirizados (Saúde)30/09R$ 64.808.492,88 TOTAL R$ 180.828.170,63 COMPRAS CORPORATIVAS HOMOLOGADAS EM 2013

12 CRONOGRAMA 2014

13 George Pierre de Lima Souza Gerente Geral de Licitações e Compras Email: georgepierre@recife.pe.gov.brgeorgepierre@recife.pe.gov.br Telefone: (81) 3355-8216 TROCA DE EXPERIÊNCIAS E MELHORES PRÁTICAS: COMPRAS CORPORATIVAS UM PASSO EM BUSCA DA EFICIÊNCIA DO GASTO PÚBLICO


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