A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROEP INFRA ESTRUTURA EQUIPAMENTOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROEP INFRA ESTRUTURA EQUIPAMENTOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROEP INFRA ESTRUTURA EQUIPAMENTOS
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação PROEP INFRA ESTRUTURA EQUIPAMENTOS Március Di Pietro Nóbrega

2 OBJETIVO: Orientar e definir conceitos e procedimentos para confecção do termo de referência para licitação de Equipamentos.

3 Qual conhecimento é necessário para fazermos uma boa especificação técnica? 1) Ter conhecimento técnico na área. 2) Necessário conhecer algumas leis e decretos. 3) Conhecer o Mercado Fornecedor.

4 Analogia com o nosso cotidiano COMO COMPRAMOS UM TELEFONE CELULAR?
Pelo Estilo? Design? Cor? Formato? Pelo Preço? Condições de Pagamento? Descontos?

5 Analogia com o nosso cotidiano A principal análise não fazemos
As principais dificuldades encontradas são: 1) Como obter informações de “Especificações Técnicas”? 2) Muitas vezes o vendedor não conhece o produto ou não tem para fornecer.

6 ASPECTOS LEGAIS E PRINCíPIOS JURíDICOS
LEI 8666 de 21 de Junho de Licitação ART 7 §5o É vedada a realização de licitação cujo objeto inclua bens e serviços sem similaridade ou de marcas, características e especificações exclusivas, salvo nos casos em que for tecnicamente justificável, ou ainda quando o fornecimento de tais materiais e serviços for feito sob o regime de administração contratada, previsto e discriminado no ato convocatório. ART 15 §7o Nas compras deverão ser observadas, ainda: I - a especificação completa do bem a ser adquirido sem indicação de marca; II - a definição das unidades e das quantidades a serem adquiridas em função do consumo e utilização prováveis, cuja estimativa será obtida, sempre que possível, mediante adequadas técnicas quantitativas de estimação; III - as condições de guarda e armazenamento que não permitam a deterioração do material. LEI DE 17 DE Julho de 2002 – Pregão.

7 ASPECTOS LEGAIS E PRINCíPIOS JURíDICOS Decreto 5450 – de 31 de maio de Regulamenta o pregão na forma eletrônica. Decreto 5504 – de 05 de agosto de Estabelece a exigência de utilização do pregão, preferencialmente na forma eletrônica.

8 Princípios Jurídicos Legalidade Impessoalidade Moralidade Igualdade
Publicidade Eficiência Probidade administrativa Vinculação ao instrumento convocatório. Razoabilidade Competitividade Proporcionalidade. Isonomia Finalidade e a segurança da contratação

9 A necessidade de 03 orçamentos.
A PESQUISA DE MERCADO A necessidade de 03 orçamentos. Falta de compatibilidade técnica entre o item solicitado e o orçado. Deve ser avaliada de forma técnica e precisa.

10 COMPROMETIMENTO DA INSTITUIÇÃO
Importância do ensino tecnológico. São necessários equipamentos condizentes as exigências atuais. Cuidado com o grau de sofisticação. O custo de manutenção equivale a 1% (Um por cento) do custo do laboratório ou oficina, por mês.


Carregar ppt "PROEP INFRA ESTRUTURA EQUIPAMENTOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google