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Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.

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1 Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h

2 Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Orientadora: Profª. Dra. Giédre Berretin-Felix Discentes: Rudmila Carvalho – 4º ano Daniela Monfredini – 2º ano

3 Projeto Pedagógico Projeto Político Pedagógico Buscam a formação integral e adequada do estudante, através da articulação de ensino, pesquisa e a extensão/assistência. O adjetivo "político", é acrescentado, pois o projeto trata dos fins e valores referentes ao papel da universidade na análise crítica e na transformação social, a medida que estabelece relações entre conhecimento e estrutura de poder. HERRERA, 2014

4 http://www.fob.usp.br/pagina/336 Onde encontrá-lo?

5 COMISSÃO COORDENADORA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA Docentes representantes de conjunto de disciplinas Discentes Quem organiza?

6 CoC Teve sua implantação em 2007, como uma comissão assessora da comissão de graduação; Em 2009, criou-se a portaria que regulamentava as atividades da CoC; Toda universidade com dois ou mais cursos deve ter uma CoC. Projeto Político Pedagógico, 2015

7 Departamento de Ciências Biológicas

8 Disciplinas de Audiologia

9 Disciplinas de Linguagem Vice-Coordenadora

10 Disciplinas de Voz e Saúde Coletiva

11 Disciplinas de Motricidade Orofacial, Fissura e Anomalias Craniofaciais Coordenadora

12 Comissão de Graduação Titular - Thais de Oliveira - 3º ano Suplente - Bianca Gonçalves Alvarenga - 1º ano CoC-Fonoaudiologia Titular: Camila Oliveira e Souza - 3º ano Suplente: Brenda Catalani - 1º ano Conselho do Departamento de Fonoaudiologia Titular: Larissa Germminiani dos Santos (Mestrado) Suplente: Bruna Camilo Rosa - 1º ano Representação Discente Fonoaudiologia

13 Titular: Thais de Oliveira - 3º ano Suplente: Izabella Lima de Matos - 2º ano Congregação: Titular: Aline Azevedo dos Santos - 2º ano Conselho Técnico Administrativo: Titular: Rhaellen Cristine Sevilha Senis - 4º ano Comissão de Cultura e Extensão Titular: Luciana Alves Duarte - 1º ano (Fonoaudiologia) Suplente: Joice Aparecida Costa Bernardo - 1º ano Comissão de Ética no Ensino e Pesquisa em Animais Representação Discente Fonoaudiologia

14 Titular: Ana Carolina Ramos - 1º ano Suplente: Josiane da Silva Pereira - 1º ano Comissão de Biblioteca Titular: Sabrina Soares Donizette - 2º ano Suplente: Valeria Nicole Jurfest Teodovich - 1º ano Comissão Assessora de Relações Internacionais Suplente: Francielle Martins Ferreira - 4º ano Conselho Gestor do Campus Representação Discente Fonoaudiologia

15 O que contempla? http://www.fob.usp.br/pagina/336

16 O que contempla?

17 Desenvolver ensino, pesquisa e assistência especializada desde a atenção primária à saúde, diagnóstico e intervenção das alterações da audição, fala, linguagem, voz e funções orofaciais, buscando formar profissionais gabaritados e éticos, realizar pesquisa com compromisso social e oferecer serviços de qualidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Missão Projeto Político Pedagógico, 2015

18 O perfil do fonoaudiólogo formado pela FOB/USP é o de um profissional generalista, com capacidade de integrar as diferentes áreas de atuação, tendo uma visão do todo sobre o sujeito, considerando seu contexto social e familiar, e ainda, com capacidade de trabalhar em equipe. Projeto Político Pedagógico, 2015 Perfil do universitário

19 Estrutura do curso Projeto Político Pedagógico, 2015

20 A avaliação da aprendizagem do curso de Fonoaudiologia da FOB/USP envolve a avaliação do discente e do docente; A avaliação do corpo docente e das Disciplinas oferecidas junto ao curso de Fonoaudiologia ocorre semestralmente e desde 2013 vem sendo realizada por meio do sistema SIGA Unidades. Avaliação do curso Projeto Político Pedagógico, 2015

21 Avaliação do curso São aplicados questionários online elaborados pela Comissão de Graduação, com assessoria da CoC. As informações obtidas por meio do sistema SIGA resultam em importantes subsídios para que a CoC possa identificar pontos fortes e pontos fracos do processo ensino- aprendizagem. Projeto Político Pedagógico, 2015

22 SIGA Com a criação da Comissão Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia, na Faculdade de Odontologia de Bauru, os resultados destas avaliações semestrais de todas as Disciplinas, também passaram a ser de conhecimento do Coordenador do Curso, uma vez que são atribuições regimentais da CoC. http://siga.ciagri.usp.br/frmUndApresentacao.aspx?PG=INI

23 O acompanhamento dos egressos tem sido feito pela Comissão de Graduação com aplicação de um questionário-pesquisa, sendo aplicado em períodos pontuais. Além do questionário de acompanhamento de egressos, destaca-se o “Portal do Egresso”. Avaliação do curso - Egressos Projeto Político Pedagógico, 2015 https://uspdigital.usp.br/egressosusp/

24 Por que conhecer o PPP? Qual o papel do Universitário? Quais as necessidades levantadas a partir desse seminário? Discussão

25 Herrera, S. A. L.; Análise do processo de construção de projeto político pedagógico: avaliando o passado e o presente para definir o futuro; 2015. Projeto Político Pedagógico 2015; Seminário elaborado pela Profa Dra. Giedre Berretin-Felix coordenaora da CoC. Referências

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