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PublicouNina Viegas Alterado mais de 10 anos atrás
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MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação profissional em saúde. PROGRAMA DE INCENTIVO À PESQUISA NAS ESCOLAS TÉCNICAS EM SAÚDE NO ÂMBITO DO PROJETO PROFAE REUNIÃO RETSUS SANTA CATARINA, 04/2006
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OBJETIVO GERAL Fomentar e incentivar a produção científica docente e discente sobre educação profissional em saúde por meio de financiamento de projetos de pesquisa.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Fomentar e apoiar a elaboração e implementação de projetos de pesquisa e de sistematização de práticas de educação profissional voltada aos trabalhadores de nível técnico na área da saúde pelas Escolas Técnicas em Saúde; Incentivar a produção de conhecimentos sobre a educação profissional em saúde; Promover a articulação interinstitucional entre instituições de formação técnica, serviços de saúde, instâncias do controle social e gestão do SUS na produção de conhecimentos.
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RESULTADOS ESPERADOS Fortalecer a articulação da formação técnica com o processo de trabalho em saúde, no plano teórico-prático. Sintonizar a educação profissional com as mudanças e desafios gerados no mundo do trabalho atual, contemplando a ampliação das possibilidades de atuação e melhorando a qualidade dos processos formativos a partir da reflexão crítica sobre a realidade locorregional; Estimular a articulação entre os diferentes níveis de formação e pós-graduação em saúde, com vistas à consolidação dos novos paradigmas em saúde.
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OPERACIONALIZAÇÃO Divulgação na reunião da RETSUS no Acre;
Disponibilização pelo MS, de assessoria às escolas interessadas em participar do processo de seleção de pesquisas; Publicação da Chamada de Seleção Pública; Oficinas com assessores coordenadas pela EPSJV; Avaliação dos Projetos de Pesquisa Não Objeção do BID; Publicação dos Resultados; Contratação Seminário de Pesquisa 25,26 de Maio
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Qualidade científica do projeto Apresenta clareza na definição do objeto Apresenta coerência teórica metodológica Utiliza literatura atualizada e pertinente ao tema Apresenta coerência entre objetivo e metodologia O tema da pesquisa é relevante para a área de educação profissional em saúde
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Qualidade pedagógica do Plano de integração da comunidade escolar com a prática de pesquisa Apresenta estratégias de formação dos docentes e discentes para a prática da pesquisa (reuniões de estudo, reuniões de discussão da pesquisa, etc). Demonstra as contribuições dos docentes e discentes para desenvolvimento do projeto. Demonstra estratégias de participação da comunidade escolar durante o processo de formulação do projeto.
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Viabilidade da execução do Projeto Adequação do cronograma aos objetivos Adequação orçamentária para execução do projeto
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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Possibilidade de desdobramentos para fins de avanços no desenvolvimento de pesquisas e/ ou nos processos pedagógicos e/ ou das práticas de saúde Apresenta meios de verificação do cumprimento das atividades e do alcance dos resultados esperados
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PROJETOS SELECIONADOS NORDESTE
1. Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde “Dr. Manoel da Costa Souza” – Rio Grande do Norte “O TRABALHO COMO EIXO DA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE: O DESAFIO DE ARTICULAR TEORIA - PRÁTICA” 2. Escola de Formação Técnica em Saúde “Prof. Jorge Novis” – Bahia “A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO E NOS PROCESSOS DE TRABALHO DO TÉCNICO M SAÚDE: DESAFIOS DE UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGIO ORIENTADO PELA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO” 3.Escola Técnica de Saúde “Professora Valéria Hora” – Alagoas “ANÁLISE DA DEMANDA DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES NO CAMPO DA SAÚDE PÚBLICA NO ETADO DE ALAGOAS” 4. Escola Técnica de Saúde Pública de Pernambuco “PROBLEMATIZAÇÃO E ENSINO – SERVIÇO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: PERSPECTIVAS AVALIATIVAS NA ETESPPE” 5. Escola de Saúde Pública do Ceará “AVALIAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM/PROFAE PELOS EGRESSOS E SUPERVISORES NO ESTADO DO CEARÁ” 6. Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba “ETAPA FORMATIVA I DO CURSO TÉCNICO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES” 7. Escola Técnica do SUS do Estado do Maranhão “AVALIAÇÃO DS NECESSIDADES DE PROFISSIONALIZAÇÃO DOS TRABALHADORES DE NÍVEL MÉDIO DO SUS DO ESTADO DO MARANHÃO”
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PROJETOS SELECIONADOS NORTE
Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha – Acre “A PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO PARA OS POVOS DA FLORESTA” 2. Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra – Amazonas “NECESSIDADE DE IDENTIFICAR E ANALISAR OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICO/AUXILIAR OFERECIDOS PELA ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ENFERMEIRA SANITARISTA FRANCISCA SAAVEDRA”
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PROJETOS SELECIONADOS CENTRO OESTE
1. Escola de Saúde Pública de Mato Grosso “PERFIL DOS TRABALHADORES DE NÍVEL MÉDIO EM SAÚDE, VINCULADOS À SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO” 2. Centro de Educação Profissional de Saúde de Goiás “TÉCNICO DE HIGIENE DENTAL: UM NOVO OLHAR NA SUA FORMAÇÃO”
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PROJETOS SELECIONADOS SUDESTE
1.Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros – Minas Gerais “O TÉCNICO NAS EQUIPES DE SAÚDE: DESVELANDO RELAÇÕES COM O PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE” 2.Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Araraquara – São Paulo “A AÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ALÉM DAS FRONTEIRAS DA UNIDADE DE SAÚDE” 3.Escola de Saúde Pública de Minas Gerais “INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E A CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO THD” 4.Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Vila Mariana – São Paulo “A REPERCUSSÃO DA FORMAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE O PROCESSO DE TRABALHO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO APÓS A CONCLUSÃO DA ETAPA I FORMATIVA.” 5.Escola Técnica do SUS da Prefeitura de São Paulo “ANÁLISE DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA ESCOLA TÉCNICA DO SUS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO”
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PROJETOS SELECIONADOS SUL
1.Escola de Formação em Saúde de Santa Catarina “A FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO” 2.Escola Técnica de Saúde de Blumenau “ANÁLISES DO PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS, RISCOS E AGRAVOS”
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