A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014

2 Elementos básicos da formação inicial de professores Conhecimentos Disciplinares das Ciências de Referência (e afins) Conhecimentos Pedagógicos Gerais Conhecimentos Pedagógicos Específicos (ensino e aprendizagem da física na escola)

3 O PROBLEMA DOCENTE FUNDAMENTAL DADO UM CERTO CONTEXTO, ENSINAR ALGO A ALGUÉM, COM UMA CERTA FINALIDADE

4 3) O PROBLEMA FUNDAMENTAL DOCENTE* Dado um certo contexto, ensinar algo a alguém, com uma certa finalidade. (*) Cf. Abib (2011) COMUNIDADE ESCOLAR CONHECIMEN TO DE CONTEÚDO CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS, GRUPO, CULTURA, COMUNIDADE... OBJETIVO: PARA QUÊ ENSINAR ESSE CONTEÚDO?

5 SER DOCENTE: dimensões epistemológica, didática e axiológica PROFESSOR ALUNO CONTEXTO/FINALIDADE CONHECIMENTO

6 Questões essenciais Que contextos? Que alunos? Que finalidades? Que conteúdos? Que procedimentos?

7 O desenvolvimento dos conhecimentos profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA conhecimentos teóricos conhecimentos práticos conhecimentos profissionais

8 Estágio Investigativo: relações entre teorias e práticas docentes Problemas em investigação contexto social e cultural/escola conhecimentos (pessoais e da literatura) práticas docentes Problemas signiticativos/ investigação no estágio

9 DIMENSÃO INVESTIGATIVA  Solução de questão de pesquisa exploratória significativa... Desafio Motivação PÂNICO DESINTERESSE Conhecimento

10 Exemplos de problemas significativos  aulas de física motivantes e interessantes para os alunos?  como promover uma boa relação entre professor e alunos?  Que métodos pedagógicos são mais adequados?  Como utilizar os conhecimentos prévios dos alunos?  Como avaliar o que está sendo ensinado?

11 Exemplos de problemas significativos  Qual o papel do professor de física?  Como trabalhar os conteúdos de forma articulada entre si e com outras disciplinas?  Qual a melhor forma de conduzir uma aula?  É possível ensinar física sem cálculos?  Por que é importante ensinar física?


Carregar ppt "Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google