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Pesquisa Participativa

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Apresentação em tema: "Pesquisa Participativa"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa Participativa
Catia Joviane Ximena

2 Pesquisa Participativa
É definida como uma pesquisa da ação voltada para as necessidades básicas do indivíduo.

3 Pesquisa Participativa
Segundo Grossi (1981): "Pesquisa participante é um processo de pesquisa no qual a comunidade participa na análise de sua própria realidade, com vistas a promover uma transformação social em benefício dos participantes que são oprimidos.

4 Pesquisa Participativa
Para Brandão (1984) : Trata-se de um enfoque de investigação social por meio do qual se busca plena participação da comunidade na análise de sua própria realidade, com objetivo de promover a participação social para o benefício dos participantes da investigação.

5 Pesquisa Participativa
Lakatos e Marconi (1991) definem a pesquisa participante como um tipo de pesquisa que não possui um planejamento ou um projeto anterior à prática, sendo que o mesmo só será construído junto aos participantes (objetos de pesquisa).

6 Histórico Nos anos 60, a América vivia um contexto sócio-econômico em que a sociedade passava por processos de mudanças estruturais, várias experiências nas áreas de educação e ciências sociais surgiram neste período. Dentre outras, a "pesquisa participante" que visava maior aproximação entre o pesquisador e o objeto de sua pesquisa. Este trabalho social recebeu várias denominações, dependendo do país ou da área de conhecimento e atuação: se na educação ou nas ciências sociais, se no trabalho com alfabetização de camponeses ou trabalhadores urbanos, entre outros.

7 Segundo Gajardo, o termo "pesquisa participante" foi criado por pesquisadores norte-americanos e europeus envolvidos com projetos de intercâmbio com países do Terceiro Mundo, na área das ciências sociais.

8 Reinvidica-se a Paulo Freire o título de criador de um estilo alternativo de pesquisa e ação educativa, devido ao conjunto de experiências que sustentadas pela concepção conscientizadora de educação, desenvolvida em fins da década de 60, no âmbito das transformações agrárias operadas em alguns países da América do Sul (Chile e Peru são os casos mais significativos).

9 A experiência foi realizada no asentamiento El Recurso (Chile), idealizada e coordenada na sua primeira fase por Paulo Freire onde os camponeses de um assentamento foram convidados a participar de um estudo que possibilitaria uma programação de atividades educativas de acordo com suas necessidades e interesses.

10 Características SEGUNDO TANDON: É um processo de conhecer e agir
Gira em torno do problema existente Variável na extensão e natureza da participação, o ideal é que a população participe do processo inteiro. A população deve ter controle do processo Tenta reduzir as limitações dos processos tradicionais É um processo coletivo É uma experiência educativa

11 Modelo de pesquisa participante
1ª fase: Montagem Institucional e Metodológica da Pesquisa Participante. 2ª fase: Estudo Preliminar da Região e da População Envolvida 3ª fase: Análise crítica dos problemas considerados prioritários e que os participantes desejam estudar 4ª fase: Programação e Aplicação de um Plano de Ação (incluindo atividades educacionais) que Contribua para a Solução dos Problemas Encontrados

12 ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA PESQUISA PARTICIPANTE
Estabelecimento de programas públicos - plataformas políticas Elaboração de conteúdos programáticos Priorização e determinação de ações básicas de grupos de trabalho. ALGUNS EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DA PESQUISA PARTICIPANTE

13 Análise Ambiental e Pesquisa Participante no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba Marcelo Lourenço de Mendonça (1); Breno Henrique de Sousa (3); Raissa Dália Paulino (4) Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias/Departamento de Ciências Básicas e Sociais/Outros

14 Introdução A proposta de realizar atividades de análise ambiental em um centro universitário, envolvendo a comunidade e as escolas públicas, resulta no duplo desafio da escolha e instrumentos para esta análise e da metodologia adequada para envolver de forma eficiente o público nestas atividades.

15 PROBLEMA DE PESQUISA Quais fatores necessários para a Implantação de Um Jardim Botânico para Práticas de Educação e Gerenciamento Ambiental no Centro de Formação de Tecnólogos da UFPB.

16 OBJETIVOS DA PESQUISA A proposta de realizar atividades de análise ambiental em um centro universitário, envolvendo a comunidade e alunos das escolas públicas.

17 METODOLOGIA Mapeamento dos pontos limítrofes do Centro de Formação de Tecnólogos (CFT/UFPB) utilizando aparelho de GPS Softwares específicos foram utilizados para baixar dados coletados Pesquisa participativa, onde alunos, moradores e visitantes foram convidados a participar e visitar locais onde eram realizadas intervenções

18 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os alunos das escolas públicas que visitaram o projeto tiveram a oportunidade de identificar espécies junto com os professores e conhecer áreas de mata atlântica. Ao final da atividade era realizada uma discussão sobre os elementos e problemas observados durante a visita. Esta atividade funcionava como um feedback que ajudava a formar um novo olhar crítico sobre a problemática.

19 CONCLUSÃO Diante das atividades desenvolvidas percebe-se o potencial deste projeto para a construção de um conhecimento coletivo, por meio de uma metodologia participativa, criando espaços para que as diferentes lógicas – da empresa pública, da comunidade local e outras - possam ser compreendidas e colocadas em diálogo, mapeando os possíveis espaços de cooperação entre esses atores, contribuindo com importantes subsídios para a discussão, com a criação de uma grade analítica que considere as dimensões econômica, ambiental, social e política, vislumbrando a possibilidade da exploração eco-turística, contemplando e respeitando a Gestão Ambiental.

20 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GUARIENTE, M.H.D.de M.; BERBEL, N.A.N. A pesquisa participante na formação didático-pedagógica de professores de enfermagem. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p , abril 2000. BRANDÃO, C R. Repensando a Pesquisa Participante. São Paulo, Brasiliense,1985. _______________. Pesquisa Participante. São Paulo. Brasiliense,1986 EZPELETA, Justa; ROCKWELL, Elsie. Pesquisa Participante, São Paulo, Cortez, 1989 MINAYO, M C de S. Pesquisa Social. Petrópolis.Vozes, 2002 Análise Ambiental e Pesquisa Participante no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba Mendonça M. L de ; S Breno H. de ; Paulino R. D. Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias/Departamento de Ciências Básicas e Sociais/Outros < >Acesso em out.2002. < Acesso em out.2002


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