A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO DO PETRÓLEO Etimologia: Petra – “pedra”; Oleum – “óleo”.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO DO PETRÓLEO Etimologia: Petra – “pedra”; Oleum – “óleo”."— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO DO PETRÓLEO Etimologia: Petra – “pedra”; Oleum – “óleo”.
Estado Físico: Líquido viscoso e coloração escura(maioria dos casos). Ocorrência: Encontrado em poros de rochas, em terra firme ou sob o mar. Constituição: É constituído fundamentalmente por Hidrocarbonetos.

2 PETRÓLEO Combinação complexa de hidrocarbonetos; Composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio (N), oxigênio (O), compostos de enxofre (S) e metais, principalmente níquel (Ni) e vanádio (V).

3 Registros históricos da utilização do petróleo remontam a 4000 a.C.
Os povos da Mesopotâmia, do Egito, da Pérsia e da Judéia já utilizavam o betume (forma pastosa do petróleo encontrado a céu aberto) para pavimentação de estradas, calafetação de grandes construções, aquecimento e iluminação de casas; No início da era cristã, os árabes davam ao petróleo fins bélicos e de iluminação. Hoje extraem-se do petróleo centenas de produtos químicos e farmacêuticos.

4 MISTURA DE HIDROCARBONETOS DESTILAÇÃO FRACIONADA
PETRÓLEO MISTURA DE HIDROCARBONETOS DESTILAÇÃO FRACIONADA FRAÇÕES

5

6

7 ORIGEM Resultado de uma transformação da matéria orgânica acumulada no fundo dos oceanos e mares durante milhões de anos, sob pressão das camadas de sedimentos que foram se depositando e formando rochas sedimentares. O conjunto dos produtos provenientes desta degradação, hidrocarbonetos e compostos voláteis, misturados aos sedimentos e aos resíduos orgânicos, está contido na rocha-mãe; A partir daí o petróleo é expulso sob efeito da compactação provocada pela sedimentação, migrando para impregnar areias ou rochas mais porosas e mais permeáveis,tais como arenitos ou calcários.

8 JAZIDAS O petróleo ocorre sempre impregnando rochas sedimentares, como os arenitos. Como essas rochas são permeáveis, o óleo "migra" através delas pelo interior da crosta terrestre. Se for detido por rochas impermeáveis, acumula- se, formando então as jazidas. Das jazidas conhecidas, as mais importantes estão no Oriente Médio, Rússia, Estados Unidos, América Central e na região setentrional da América do Sul.

9 EXTRAÇÃO Iniciada em 1859 na Pensilvânia, a produção ainda era modesta em 1900; As vésperas da II guerra mundial (1920) era relativamente pequena; Houve um aumento entre 1960 e 1973, 47% do consumo energético mundial; No Brasil, o primeiro poço produtor foi aberto em 1939, em Lobato, próximo de Salvador; A prospecção e a produção foram intensificadas após as crises dos anos 70.

10 O sistema de extração do petróleo varia de acordo com a quantidade de gás acumulado na jazida.
Se a quantidade de gás for grande o suficiente, sua pressão pode expulsar por si mesma o óleo, com uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Se a pressão for fraca ou nula, será preciso ajuda de bombas de extração.

11 Do Poço a Refinaria EXTRAÇÃO EM TERRA Solo Cascalho Rocha impermeável
Rocha + gás natural PETRÓLEO

12 EXTRAÇÃO EM ÁGUAS PROFUNDAS Tecnologia no fundo do mar.

13 REFINAMENTO O petróleo bruto, tal como sai do poço, não tem aplicação direta; Para utilizá-lo, é preciso fracioná-lo em seus diversos componentes - chamado de refino ou destilação fracionada; Para isso, aproveitam-se os diferentes pontos de ebulição das substâncias que compõem o óleo, separando-as para que sejam convertidas em produtos finais.

14 O PROCESSO DE REFINO Dessalinização do petróleo bruto em que são eliminados os sais minerais; Óleo é aquecido a 320° C em fornos de fogo direto e passa para as unidades de fracionamento; O petróleo aquecido é introduzido na parte inferior da coluna junto com vapor de água para facilitar a destilação. Desta coluna surgem as frações ou extrações laterais, que ainda terão de ser transformadas para obter os produtos finais desejados; A maioria dos produtos é a seguir objetos de tratamentos suplementares para melhorar sua qualidade.

15

16 Constituintes da destilação do petróleo
Nas refinarias, o petróleo é submetido a uma destilação fracionada, sendo o resultado desse processo separado em grupos. Nesta destilação encontramos os seguintes componentes: De 20 a 60 graus Celsius -> éter de petróleo De 60 a 90 graus Celsius -> benzino De 90 a 120 graus Celsius -> nafta De 40 a 200 graus Celsius -> gasolina De 150 a 300 graus Celsius -> querosene De 250 a 350 graus Celsius -> gasóleo De 300 a 400 graus Celsius -> óleos lubrificantes Resíduos -> asfalto, piche e coque Subprodutos -> parafina e vaselina

17 FRAÇÃO GASOSA – Faixa de ebulição abaixo de 20ºC
FRAÇÃO GASOSA – Faixa de ebulição abaixo de 20ºC. Formada por metano, etano (principal componente do gás natural) propano e butano (componente do GLP)

18 FRAÇÃO GASOLINA - – Faixa de ebulição até 150ºC
FRAÇÃO GASOLINA - – Faixa de ebulição até 150ºC. Formada por éter de petróleo, constituída por pentanos e hexanos, utilizada como solvente. Gasolina, composta por hidrocarbonetos entre 6 e 10 carbonos, utilizada como combustível. Benzina, composta por octanos e nonanos, utilizada como solvente.

19 Representa apenas entre 7% e 15% do petróleo bruto
GASOLINA Representa apenas entre 7% e 15% do petróleo bruto CRACKING* C12H26 → C8H C2H4 (*) Quebra, por aquecimento (450oC – 700oC) de Hidrocarbonetos maiores (querosene / óleos lubrificantes) em cadeias menores (gasolina).

20 MOTOR A EXPLOSÃO

21 QUALIDADE DA GASOLINA Qualidade: maior resistência à compressão.
MENOS SUPORTA: n-heptano: H3C-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH3 MAIS SUPORTA: Isoctano: CH H | | H3C – C – C – C – CH3 | H2 | CH CH3

22 ANTIDETONANTES (a gasolina aditivada)
OCTANAGEM DA GASOLINA Escala para medir qualidade: Índice de Octanagem 0% % % 0% - Isoctano % - Isoctano 100% - n-heptano % - n-heptano ANTIDETONANTES (a gasolina aditivada)

23 FRAÇÃO QUEROSENE – Faixa de ebulição entre 150º e 300°C
FRAÇÃO QUEROSENE – Faixa de ebulição entre 150º e 300°C. Hidrocarbonetos entre 10 e 16 carbonos, utilizada como combustível. FRAÇÃO DIESEL – Faixa de ebulição entre 250º e 400°C. Hidrocarbonetos entre 12 e 20 carbonos, utilizada como combustível.

24 FRAÇÃO NAFTA – Intermediária entre as frações gasolina e querosene, utilizada na indústria petroquímica. FRAÇÃO ÓLEOS LUBRIFICANTES – Faixa de ebulição entre 300º e 400°C. Hidrocarbonetos entre 25 e 35 carbonos, utilizada na lubrificação de componentes mecânicos. FRAÇÃO RESÍDUOS – Hidrocarbonetos superiores acima de 35 carbonos. Empregada em vedações, graxas para sapatos, impermeabilização e pavimentação asfáltica.

25

26

27

28

29 Questões Políticas e Econômicas
O petróleo se tornou provavelmente a mais importante substância negociada entre países e corporações, e tem sido, a partir do século XX, um fator político importante e causador de crises entre governos; Entre os eventos históricos mais importantes que podem ser diretamente ou parcialmente ligados ao petróleo estão: A Crise do petróleo na década de 1970; A Primeira Guerra do Golfo; Diferentes guerras entre os países árabes, inclusive a Guerra Irã-Iraque; Guerra Iraque-Estados Unidos (Invasão do Iraque);

30 INDÚSTRIA PETROLÍFERA
EUA em 2015 ultrapassou Arábia Saudita → Maior produtor do mundo (Desde 1975). PETROBRÁS: 416ª no ranking das maiores do mundo, avaliada em 44,4 bilhões de dólares; Importa 430 mil barris/dia; (derivados) 1ª. em extração em águas profundas.

31 Principais países produtores de Petróleo
Valores de produção em 2015, em milhões de barris por dia: 1º Estados Unidos ,64 2º Arábia Saudita ,5 3º Rússia ,83 4º Canadá ,24 5º China ,13 . . . 13º Brasil ,998 Pré-sal 726,4 mil barris/dia 1 barril = 159 litros de óleo cru

32 Maiores Consumidores de Petróleo
Valores de consumo em 2013, em milhões de barris por dia: 1º Estados Unidos ,55 2º China ,22 3º Japão ,71 4º Índia ,65 5º Rússia ,17 6º Arábia Saudita ,93 7º Brasil ,80 8º Alemanha ,35


Carregar ppt "FORMAÇÃO DO PETRÓLEO Etimologia: Petra – “pedra”; Oleum – “óleo”."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google