A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A P OLUIÇÃO DA N UVEM D IGITAL Ana Paula Rezende Bárbara Vitória João Pedro Coimbra Mayara Sabadini Nayara Magalhães.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A P OLUIÇÃO DA N UVEM D IGITAL Ana Paula Rezende Bárbara Vitória João Pedro Coimbra Mayara Sabadini Nayara Magalhães."— Transcrição da apresentação:

1 A P OLUIÇÃO DA N UVEM D IGITAL Ana Paula Rezende Bárbara Vitória João Pedro Coimbra Mayara Sabadini Nayara Magalhães

2 “ S ALVE O MEIO AMBIENTE, NÃO IMPRIMA SEM NECESSIDADE.” Facebook, Youtube, twitter, Instagram são sistemas de plataformas eletrônicas, conhecidas como data centers é acionado. Essa infraestrutura é formada por dezenas de fileiras recheadas por servidores, que são sistemas de computação centralizadores que fornecem informações a laptops, tablets e celulares. Eles fazem basicamente a nuvem funcionar.

3 Em 2010 um estudo do Greenpeace estimulou que a demanda para a utilização da nuvem é de 623 bilhões de kWh. 2 bilhões de pessoas na internet consome mais energia do que grandes países como Brasil, Índia e Alemanha. 6 a 12 % de energia são usados para o processamento de dados, o restante serve para manter o sistema de sobreaviso para atender a picos de acessos e evitar interrupções no fluxo de dados.

4 45 % da matriz energética dos Estados Unidos, lar da maior parte dos mais de 30 milhões de data centers (CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS) do mundo, vem do carvão mineral queimado em usinas termelétricas, que emitem gás carbônico e contribuem para as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa. A internet pode continuar funcionando ( e crescendo) com menos poluição. E isso já esta acontecendo.

5 N AÇÃO I NTERNÉTICA “Se a internet é suja, a maior parte da culpa é das gigantes do setor que usam fontes de energia não renovável” Quão limpa é a sua nuvem? Facebook: 509 milhões de KWh = Maldivas Google: 2 bilhões de KWh = 700 ilhas das Bahamas Solução?

6 INOVAÇÃO VERDE R$ terrenos, incentivos fiscais e fontes de energia barata Clima e disponibilidade de água Data centers normalmente devem ser mantidos a 14° c, para evitar superaquecimento Facebook 2011: centro de dados que dispensa ar condicionado Facebook 2014: inauguração de megacentro de dados cerda de 100 km do círculo polar. Google 2011 _ fábrica de papel no litoral da Finlândia. Google constrói maior usina solar dos EUA.

7 O T AMANHO DA S UJEIRA Maiores consumidores de energia elétrica (em bilhões de kwh) 1 - EUA - 3 923 2 - China - 3 438 3 - Rússia - 1 023 4 - Japão - 925 5- Nuvem - 623 6- Brasil - 404

8 120 Wh por mês é quanto um usuário comum do Google consome. Isso equivale a uma lâmpada de 60 W ligada por 3 horas. O consumo total é de 2 bilhões de kWh por ano, o mesmo que Rondônia. O Facebook diz que um usuário do site gasta em um ano energia suficiente para esquentar uma xícara de café. Mais de 1 bilhão de usuários e consome quase um Acre de energia: 509 milhões de kWh.

9 E a Nuvem vai crescer: Em 5 anos o tráfego quadruplicará: 6,6 zettabyte ou 6,6 trilhões de gigabytes Em 2016 (7,5 bilhões de pessoas) vendo 2,5 horas de vídeo em HD na internet todos os dias do ano.

10 O Google, por ser um dos grandes consumidores de energia, tem buscado investir cada vez mais nesse setor. Um desses investimentos é a usina Ivanpah Solar Eletric Generating System, no deserto de Mojave que começou a funcionar no dia 13 de março deste ano. É considerada a maior do seu tipo em solo americano, podendo produzir sozinha energia para aproximadamente 140 mil residências. Será responsável por aumentar em mais de 60% a produção de energia solar nos EUA.

11 Os números da usina são: Custo de 2,2 bilhões de dólares Possui uma área equivalente a 1300 campos de futebol Possui 346 mil espelhos O principal impacto da obra é referente a um jabuti do deserto (Gopherus Agassizii) que corre risco de entrar em extinção devido à obra afetar seriamente o seu habitat natural.

12

13 “ Se alguma coisa vai revolucionar a geração de energia limpa são as tecnologias avançadas. E elas derivam de estudos, pesquisas e avanços computacionais que, evidentemente, consomem energia. Invista em ciência para fazer melhor uso de energia existente no planeta e alavancar o potencial da raça humana. Isso sim vai fazer a diferença em longo prazo.” (Futurista especializado em tecnologia Michell Zappa.)

14 Bibliografia: - Revista Superinteressante - Site : http://exame.abril.com.br/economia/noticias/maior-usina-solar-do-mundo- comeca-a-gerar-eletricidade


Carregar ppt "A P OLUIÇÃO DA N UVEM D IGITAL Ana Paula Rezende Bárbara Vitória João Pedro Coimbra Mayara Sabadini Nayara Magalhães."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google