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Formação sobre o Guia de preparação para a vida matrimonial

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Apresentação em tema: "Formação sobre o Guia de preparação para a vida matrimonial"— Transcrição da apresentação:

1 Formação sobre o Guia de preparação para a vida matrimonial
Esta apresentação é mais completa e visa servir de apoio aos formadores que falarão sobre o Guia de Preparação para a Vida Matrimonial. Regional Sul 1

2 O Setor Pré-matrimonial da Pastoral Familiar
Preâmbulo Nesta formação vamos fazer, a título de introdução, um brevissimo comentário sobre o encaixe da preparação ao sacramento do Matrimônio dentro do Setor Pré-matrimonial da Pastoral Familiar. Serve também para as situações onde as equipes de noivos não estão inseridas na Pastoral Familiar. O Setor Pré-matrimonial da Pastoral Familiar

3 Ação integrada da Igreja
BERÇÁRIO, CRECHE, MATERNAL ETC. AVÓ, TIAS, CUNHADAS, VIZINHAS ETC E UM POUCO COM OS PAIS! NASCEU PASTORAL FAMILIAR FOI BATIZADA 1ª EUCARISTIA CATEQUESE VAI PARA A ESCOLA PARA A ALFABETIZAÇÃO E INSERÇÃO NO SISTEMA FOI CRIANÇA FAMÍLIA Daí a necessidade de dar prioridade, nos programas pastorais, à valorização da Missa dominical. ENTRA NO ENSINO MÉDIO AUMENTA SUA INTEGRAÇÃO COM O MUNDO CRISMA “ADOLESCEU” GRUPOS DE JOVENS UNIVERSIDADE E TRABALHO “FICOU” JOVEM CASAMENTO Um esquemático pra ajudar na compreensão. Movimento 1: pensamos sempre no casamento, mas... Movimento 2: desconsideramos que existe uma história antes, durante (na mesma época) e depois desse momento, pois podemos dizer, que na mentalidade atual, o casamento é um instante da vida eternizado em fotos e vídeo. Movimento 3 e 4: para que isso aconteça (casamento), se é na Igreja, há duas preocupações: o civil e o religioso. (ainda na mentalidade do povo!) Com todos os seus processos e custos. “Casar custa caro!” vão dizer os noivos e as famílias. Movimento 5: No civil, o processo dura cerca de 20 dias e o ato público de celebração do contrato nupcial dura minutos. Movimento 6: No religioso é que a turma reclama! “?” porque não tem um padrão, uma unidade. Tem paróquia que faz em dois dias, seguindo a CNBB e a CNPF. Tem paróquia que faz em um mês, em quatro tardes de domingo. Tem paróquia de faz em três meses. (pedir que os presentes se manifestem para contar sua realidade)... E por isso é uma incógnita. Mas a verdade é que as pessoas sempre querem que seja em “zero horas”. E ainda perguntam: porque não é só fazer a papelada e se casar? (aqui perguntar para os presentes sobre o por que não ser assim. Obviamente esperamos que todos digam que é porque na Igreja o casamento é Matrimônio, ou seja, um sacramento, sinal sensível e perceptível da presença de Deus no mundo através do casal) Mas tem muito mais! O que a pessoa viveu até chegar ao casamento? Movimento 7, 8, 9 e 10: Nasceu e foi crescendo como pessoa, recebendo as influências da Igreja e da sociedade. Correto? Vamos ver, na realidade atual, quais são essas influências. Movimento 11: Foi batizada! Os pais fazem um “cursinho de batismo” de... Quantas horas mesmo? (pedir a interferência da assembleia) Movimento 12, 13, 14: Enquanto isso, a sociedade a trabalhou no berçário, na creche, no maternal, no pré-jardim etc. Às vezes ficou com a avó, ou com uma tia, com uma vizinha! E, de noite, quem sabe, com os pais (em sua grande maioria que não estão muito interessados na fé e no testemunho de valores cristãos). Perceba já aqui a diferença no tamanho dos quadros. Movimento 15, 16: Vamos ver aqui primeiro o que acontece com a criança mais crescidinha, aquelas que já tem 4, 5 e 6 anos. Vai para a escola. Aprende a ler a escrever. Entra no sistema de competição (avaliação por notas sem a devida avaliação de aptidão). Entra no sistema individualista da sociedade e do mundo como um todo, onde o conjunto é apenas para o controle social e não para o crescimento da pessoa. Lembra muito o desejo de DEUS no Primeiro Testamento, onde Ele deseja libertar seu “povo”, salvar seu “povo”. No Segundo Testamento, notadamente no Apocalipse, o “povo” ganha a forma que os profetas do Primeiro Testamento lhe deram: “esposa”. Ganha corpo único. DEUS o esposo (em Oséias era DEUS, no Apocalipse, Cristo será o esposo) e o “povo” sua esposa. Mas no mundo a esposa é um corpo de cânceres onde cada um por si e que o corpo padeça e morra. É assim o sistema social da escola, que prepara para o sistema do trabalho etc. Movimento 17: E na Igreja? Catequese de Primeira Eucaristia que dura de 2 a 4 anos, dependendo da estrutura da paróquia. É isso? Movimento 18: No mundo a coisa continua e o nosso adolescente começa a ter suas experiências de vida (em todos os sentidos – isso quando já não aconteceu na infância!) E cresce cada vez mais sua integração e interação com o mundo! Movimento 19: Na Igreja vem a Catequese de Crisma e os adolescentes... (pedir a interferência dos presentes). Percebe como nossa atuação é segmentada e sem continuidade? Movimento 20: Chega o tempo da universidade e da inserção no competitivo mundo do trabalho, onde encerra-se o ciclo de vida da pessoa antes de seu casamento. Claro que depois disso tudo ainda continua: estudos, formações diversas, atividades várias na sociedade, as viagens etc. Movimento 21: Nesta mesma fase o que oferecemos são os grupos de jovens e os movimentos. A tão desejada formação continuada da pessoa na fé acaba ficando “esburacada”, por assim dizer. E onde a família, atualmente, coloca sua maior atenção? Do lado religioso ou do lado civil? Verdinho ou azulzinho? (esperar a resposta do público) Movimento 22: Infelizmente é bem claro que a família coloca a sua maior atenção do lado civil, até por causa da sobrevivência da família diante de toda a necessidade que a economia, a política e a sociedade como um todo coloca sobre sua responsabilidade. Muitas vezes é necessário viver as “mentiras do mundo” e deixar de lado a Verdade de Deus, justificando essa sobrevivência. PORÉM EXISTEM SOLUÇÕES!!! Movimento 23: A comunidade e a Celebração Eucarística devem se tornar o centro da vida das pessoas, de suas comunidades e de suas famílias. Viver a Eucaristia como centro da vida é deixar que Jesus entre em cada casa na dimensão cotidiana, no falar, no trabalhar, no estudar etc. O estudo 104 (Comunidade de Comunidades) fala no nº 22: “Jesus recupera a dimensão caseira da fé. O ambiente da casa exerce um papel central na atividade de Jesus. Não se trata só da casa de tijolos nem só da família, mas, sobretudo, da comunidade. Durante os três anos em que andou pela Galileia, ele visitou as pessoas. Entrou na casa de Pedro (cf. Mt 8,14), de Mateus (cf. Mt 9,10), de Zaqueu (cf. Lc 19,5), entre outros. O povo procurava Jesus na sua casa (cf. Mt 9,28; Mc 1,33). Quando ia a Jerusalém, Jesus parava em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro (cf. Jo 11,3). Ao enviar os discípulos, deu- lhes a missão de entrar nas casas do povo e levar a paz (cf. Mt 10,12- 14).” A Igreja Comunidade de Comunidades precisa encontrar novamente seu lugar dentro da vida da família e da casa. Enfatizo aqui as iniciativas dos movimentos familiares e de espiritualidade e oração, que hoje já fazem um bom e magnífico trabalho. Mas é preciso encontrar na Celebração Eucarística os motivos da vida cotidiana e colocá-la como o centro da vida da família! E como fazer isso? Vivendo a vida pessoal e como casal de forma eucarística, levando a Igreja para casa e fazendo ali a Igreja Doméstica. É viver como Jesus viveu no dia a dia, apesar de nossas fraquezas, dificuldades e falhas. Conhecer a Verdade na Palavra para sermos libertos em Cristo. Assim se poderá testemunhar a fé. Ainda no Estudo 104, nº 147, e no Documento de Aparecida, nº 175, encontramos: “Na celebração eucarística, a comunidade renova sua vida em Cristo. A Eucaristia é escola de vida cristã. Isso se realiza também com a adoração do Santíssimo Sacramento que é o prolongamento da celebração eucarística.” E no nº 251 do Doc. Aparecida: “Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo”. E no discurso inaugural da Conferência de Aparecida, o papa emérito Bento XVI ressaltou: (Movimento 24) A Missa Dominical, centro da vida cristã “Daí a necessidade de dar prioridade, nos programas pastorais, à valorização da Missa dominical. Temos de motivar os cristãos para que participem dela ativamente e, se é possível, melhor ainda com a família. A assistência dos pais com seus filhos à celebração eucarística dominical é uma pedagogia eficaz para comunicar a fé e um estreito vínculo que mantém a unidade entre eles. O domingo significou, ao longo da vida da Igreja, o momento privilegiado do encontro das comunidades com o Senhor ressuscitado.” E como falamos de pastoral, lembro que os “buracos”, as lacunas dessa evangelização e dessa vida da pessoa pode e deve ser preenchida com ações de Pastoral Familiar (Movimento 25) e não somente do Setor Pré-Matrimonial que trata dos filhos, mas também do Setor Pós-matrimonial que trata dos casais. RELIGIOSO CIVIL Celebração Eucarística como centro da vida da comunidade e da família ? 20 dias

4 Documento de Aparecida
“Cremos que a «família é imagem de DEUS que em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família». Na comunhão de amor das três Pessoas divinas, nossas famílias têm sua origem, seu modelo perfeito, sua motivação mais bela e seu último destino.” (nº 434)

5 Sinodo dos Bispos “O matrimônio cristão é uma vocação que se recebe com uma adequada preparação num itinerário de fé, com discernimento maduro, e não deve ser considerado apenas como uma tradição cultural ou uma exigência social ou jurídica. Portanto, é preciso realizar percursos que acompanhem a pessoa e o casal, de modo que à comunicação dos conteúdos da fé se acrescente a experiência de vida de toda a comunidade eclesial.” 36. O matrimônio cristão é uma vocação que se recebe com uma adequada preparação num itinerário de fé, com discernimento maduro, e não deve ser considerado apenas como uma tradição cultural ou uma exigência social ou jurídica. Portanto, é preciso realizar percursos que acompanhem a pessoa e o casal, de modo que à comunicação dos conteúdos da fé se acrescente a experiência de vida de toda a comunidade eclesial.

6 Sinodo dos Bispos “À luz da parábola do semeador (cf. Mt 13,3), é nossa tarefa cooperar na semeadura: o restante é obra de Deus. Não é preciso nem mesmo esquecer que a Igreja que prega sobre a família é sinal de contradição.” (RS, 31) 31

7 INTRODUÇÃO – SETOR PÓS-MATRIMONIAL
O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: PRÉ MATRIMONIAL PÓS MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS

8 QUAL GRÁFICO MELHOR REPRESENTA O TRABALHO?
PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL 1) CONTINUIDADE PRÉ-MATRIMONIAL PÓS-MATRIMONIAL 2) PARALELISMO PRÉ MATRIM PÓS CÍCLICO 3)

9 O GRÁFICO QUE MELHOR REPRESENTA...
...é uma combinação dos três fatores apresentados: CÍCLICO PÓS PRÉ PARALELISMO CONTINUIDADE

10 Infância e adolescência
EXEMPLIFICANDO Infância e adolescência Dia do casamento Gestação 1ª infância Namoro e noivado Pré-matrimonial

11 A premissa do Pré-matrimonial é o trabalho com os FILHOS;
PREMISSA DO TRABALHO A premissa do Pré-matrimonial é o trabalho com os FILHOS; FILHOS que são dons de DEUS para cada casal; FILHOS que são queridos por DEUS e, portanto, devem também ser queridos pelos casais.

12 Problemática situacional
Sociedade Meios de comunicação Economia Política Campanhas Grupos

13 O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS?
“Você tem filhos? Eduque-os e ensine-os a obedecer desde a infância. Você tem filhas? Cuide do corpo delas, e não seja indulgente com elas. Arrume casamento para sua filha, e terá realizado uma grande tarefa, mas faça que ela se case com homem sensato.” (Eclo 7, 23-25)

14 O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS?
“Feliz quem teme a Javé e anda em seus caminhos! Você comerá do trabalho de suas próprias mãos, tranquilo e feliz. Sua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do seu lar. Seus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de sua mesa.” (Salmo 128)

15 O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS?
“Pais, não deem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor.” (Ef. 6, 4)

16 EXPLICANDO O trabalho com o Pré-matrimonial envolve toda a família, mas o foco do trabalho são os filhos. Os pais e toda a Igreja são agentes desse trabalho junto com os agentes de Pastoral Familiar. Os pais são os PRIMEIROS AGENTES desse Setor da Pastoral Familiar.

17 Integração dos trabalhos
Namorados noivos recém-casados PÓS-MATRIMONIAL PAIS PRÉ-MATRIMONIAL FILHOS

18 É contra isso que pregamos!

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21

22 Como viver o Matrimônio?

23 Sinal de Esperança “A diversidade das situações exige um discernimento atento; com efeito, falar de «nova evangelização» não significa que é necessário elaborar uma única fórmula igual para todas as circunstâncias. E, todavia, não é difícil compreender que aquilo de que têm necessidade todas as Igrejas que vivem em territórios tradicionalmente cristãos é um renovado impulso missionário, expressão de uma nova e generosa abertura ao dom da graça.”

24 Sinal de Esperança “Efetivamente, não podemos esquecer que a primeira tarefa consistirá sempre em ser dócil à obra gratuita do Espírito do Ressuscitado, que acompanha quantos são portadores do Evangelho e abre o coração daqueles que se põem à escuta. Para proclamar de modo fecundo a Palavra do Evangelho, exige-se sobretudo que se viva uma profunda experiência de Deus.” (Carta Apostólica UBICUMQUE ET SEMPER – institui o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova evangelização)

25 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO REMOTA
“A preparação remota é básica. Sobre ela se apoiam as posteriores. Abrange um período bastante grande da vida do ser humano como cidadão e como cristão. Tem seu início no seio da família e percorre o caminho da escola, da catequese da primeira eucaristia e crisma” nº 264

26 PRÉ-MATRIMONIAL 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA
Encontros com os pais da catequese (Pré+Pós) Apresentação de histórias e filmes educativos para crianças Auxílio na organização de atividades comunitárias como gincanas, etc. (Pré+Pós) Atuação junto às escolas públicas e particulares para organizar palestras e exibição de vídeos

27 PRÉ-MATRIMONIAL 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA
Palestras para a juventude com temas sobre relacionamento, sexualidade, vida familiar, etc. Organização de encontros sobre o namoro: Para quem ainda não namora “sério” Para namorados que já mantém relacionamento “firme” Critérios: tempo de relacionamento e faixa etária do casal

28 PRÉ-MATRIMÔNIO 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA
“Nesse período é muito significativo criar condições para a formação integral dos adolescentes e jovens para a educação da afetividade e da sexualidade humana. Também é importante aproveitar a oportunidade daqueles que já frequentam os movimentos e grupos da comunidade, para lhes oferecer um fundamento de preparação para o matrimônio.” nº 266

29 Sínodo dos Bispos O matrimônio cristão é uma vocação que se acolhe mediante uma preparação adequada ao longo de um itinerário de fé, através de um discernimento maduro, e não deve ser considerado unicamente uma tradição cultural, nem sequer uma exigência social ou jurídica. Portanto, é preciso realizar percursos que acompanhem a pessoa e o casal, de tal modo que à comunicação dos conteúdos da fé se una a experiência de vida oferecida por toda a comunidade eclesial. (RS, 36)

30 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Objetivo Geral O Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial tem como objetivo central sensibilizar os noivos para optarem livre e conscientemente pelo sacramento do matrimônio, baseados no amor conjugal cristão e buscando a evangelização da sua família.

31 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Entenderem o significado do amor conjugal cristão. Refletirem sobre o seu relacionamento pessoal e buscarem um melhor conhecimento do outro e de si mesmos. Despertarem para a importância do diálogo na vida conjugal.

32 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Conhecerem e entenderem o porquê dos ensinamentos da Igreja nos temas relacionados à sexualidade e à transmissão da vida. Compreenderem o significado do sacramento do matrimônio e suas conseqüências para a vida conjugal: fidelidade, indissolubilidade e fecundidade.

33 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Sentirem interesse em participar da vida da Igreja como casal cristão. Tomarem a decisão coerente de adiar ou até mesmo desistir do casamento, caso percebam não possuírem as disposições necessárias.

34 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA
Para tanto, apresenta como organizar o trabalho, orientando quanto: Às diretrizes gerais do trabalho; Ao espírito de formação das equipes; Aos temas essenciais e opcionais a serem considerados na preparação; À estruturação do encontro, referindo-se a horários, encadeamento de temas e outras sugestões como dinâmicas, conversas a dois, etc.

35 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA
Supõe-se que o casal tenha já feito a Preparação; É feita pelo padre; Momento propício para: Orientações sobre o sacramento; Confissão; Acolhimento do casal por aquele que é o pastor espiritual da comunidade

36 PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA
É também um ótimo momento para abordar temas essenciais à vida matrimonial como: Indissolubilidade; Fidelidade; Acolher os filhos como dons de DEUS; Tudo isso com linguagem clara, atual e viva que permita aos noivos um encontro pessoal com o Cristo Nºs 269 a 271

37 PRÉ-MATRIMONIAL DIA DO CASAMENTO
RECOMENDAÇÕES Acolher o casal – de preferência com uma equipe preparada para tanto; Conhecer a realidade de vida do casal; Celebrar o sacramento, de preferência dentro da Santa Missa;

38 Ação integrada da Igreja 2
BERÇÁRIO, CRECHE, MATERNAL ETC. AVÓ, TIAS, CUNHADAS, VIZINHAS ETC E UM POUCO COM OS PAIS! NASCEU PASTORAL FAMILIAR FOI BATIZADA 1ª EUCARISTIA CATEQUESE VAI PARA A ESCOLA PARA A ALFABETIZAÇÃO E INSERÇÃO NO SISTEMA FOI CRIANÇA FAMÍLIA ENTRA NO ENSINO MÉDIO AUMENTA SUA INTEGRAÇÃO COM O MUNDO CRISMA “ADOLESCEU” GRUPOS DE JOVENS UNIVERSIDADE E TRABALHO “FICOU” JOVEM CASAMENTO Lembram-se do slide lá do início? RELIGIOSO CIVIL Celebração Eucarística como centro da vida da comunidade e da família ?

39 Ação integrada da Igreja 2
ACOMPANHAMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA MATRIMONIAL

40 OS RECÉM-CASADOS O acompanhamento dos recém-casados inicia com a acolhida da equipe de preparação de noivos; “Estatísticas indicam que a maior parte dos divórcios ocorre na primeira década do casamento. Esse fato exige que a Pastoral Familiar acompanhe os casais especialmente nessa fase do seu desenvolvimento matrimonial.” DPF nº 279

41 DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
“Tem a responsabilidade de promover a formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária. Utiliza-se, para isso, de recursos diversos: Contatos individuais, Organização de eventos festivos Cursos, Ciclos de conferências, Encontros de reflexão e de trabalho, Grupos de estudo e apoio para a vida em família, Etc.” (DPF, 464)

42 Por quê trabalhar com os “Novos Casais”?
Urgência e necessidade de uma evangelização e catequese pré e pós-matrimoniais, feitas por toda a comunidade cristã. (cf Familiaris Consortio, 68) Olhar para as famílias jovens que vivem num contexto de novos valores e responsabilidades e estão mais expostas a eventuais dificuldades.”(cf. Familiaris Consortio, 69)

43 Por quê trabalhar com os “Novos Casais”?
É preciso construir uma comunidade paroquial viva, capaz de acolher os novos esposos e testemunhar os valores da família, com agentes de pastoral preparados. (cf. Diretório da Pastoral Familiar, 280)

44 Por quê trabalhar com os “Novos Casais”?
“A ação pastoral organize equipes de apoio para desencadear um processo pedagógico de aproximação ou manutenção do vínculo dos novos casais com a comunidade eclesial. Seja por meio de visitas domiciliares e conversas, seja por meio de reuniões de grupo, retiros e encontros.” (cf. Diretório da Pastoral Familiar, 282)

45 Por quê trabalhar com os “Novos Casais”?
5. Estimular projetos que promovam famílias evangelizadas e evangelizadoras. (item b) Estimular e promover a educação integral dos membros da família, (...) incluindo a dimensão do amor e da sexualidade. (item e) (cf. Documento de Aparecida, 437)

46 Por quê trabalhar com os “Novos Casais”?
Porque queremos que todos os jovens casais amadureçam juntos e vivam o Amor até que a morte os separe.

47 “Consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimônio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar.”

48 “Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimônio e da família. Dirige-se particularmente aos jovens, que estão para encetar o seu caminho para o matrimônio e para a família, abrindo-lhes novos horizontes, ajudando-os a descobrir a beleza e a grandeza da vocação ao amor e ao serviço da vida.” FC 1

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50 AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS!!
DEUS OS ABENÇOE E MANTENHA SEMPRE NA FÉ, NA ESPERANÇA E NO AMOR! GRAÇA E PAZ DE DEUS NOSSO PAI E DE JESUS CRISTO NOSSO SENHOR!

51 André e Ritinha


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