A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof Canaveira HSST ERGONOMIA. Prof Canaveira HSST A ERGONOMIA é o estudo das relações entre o trabalhador e a máquina, visando uma maior segurança e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof Canaveira HSST ERGONOMIA. Prof Canaveira HSST A ERGONOMIA é o estudo das relações entre o trabalhador e a máquina, visando uma maior segurança e."— Transcrição da apresentação:

1 Prof Canaveira HSST ERGONOMIA

2 Prof Canaveira HSST A ERGONOMIA é o estudo das relações entre o trabalhador e a máquina, visando uma maior segurança e eficiência A ERGONOMIA está relacionada com a satisfação e o conforto das pessoas, no local de trabalho.

3 Prof Canaveira HSST Aspectos relacionados com a ergonomia Características humanas: Dimensões do corpo, força, limitações físicas e psicológicas, vigor, aprendizagem percepção e reacção. Interface Homem-máquina: Visores, comandos comunicação e automatização. Factores ambientais: Temperatura, humidade, iluminação, ventilação,ruído e vibração.

4 Prof Canaveira HSST

5 Prof Canaveira HSST

6 Prof Canaveira HSST

7 Prof Canaveira HSST

8 Prof Canaveira HSST

9 Prof Canaveira HSST

10 Prof Canaveira HSST

11 Prof Canaveira HSST

12 Prof Canaveira HSST ERGONOMIA

13 Prof Canaveira HSST ERGONOMIA

14 Prof Canaveira HSST ERGONOMIA

15 Prof Canaveira HSST

16 Prof Canaveira HSST

17 Prof Canaveira HSST Os agentes ergonómicos presentes nos ambientes de trabalho estão relacionados com: exigência de esforço físico intenso levantamento e transporte manual de pesos postura inadequada no exercício das actividades exigências rigorosas de produtividade períodos de trabalho prolongadas ou em turnos actividades monótonas ou repetitivas

18 Prof Canaveira HSST Consequências dos desajustes ergonómicos Movimentos repetitivos dos dedos, das mãos, dos pés, da cabeça e do tronco produzem monotonia muscular e levam ao desenvolvimento de doenças inflamatórias, curáveis em estágios iniciais, mas complicadas quando não tratadas a tempo, chamadas genericamente de lesões por esforços repetitivos As doenças que se enquadram nesse grupo caracterizam-se por causar fadiga muscular, que gera fortes dores e dificuldade de movimentar os músculos atingidos.

19 Prof Canaveira HSST Há registos de que essas doenças já atacavam os escribas e notários, há séculos. Hoje afectam diversas categorias de profissionais como por exemplo: funcionários bancários Metalúrgicos costureiras pianistas telefonistas operadores informáticos empacotadores enfim, todos os profissionais que realizam movimentos automáticos e repetitivos.

20 Prof Canaveira HSST Contra os males provocados pelos agentes ergonómicos, a melhor arma, como sempre, é a prevenção, o que pode ser conseguido a partir de: Rotação do Pessoal Intervalos mais frequentes Exercícios compensatórios frequentes para trabalhos repetitivos Exames médicos periódicos Evitar esforços superiores a 25 kg para homens e 12 kg para mulheres Postura correcta sentado, em pé, ou carregando e levantando pesos

21 Prof Canaveira HSST Como realizar determinados esforços comuns sem prejudicar a saúde.

22 Prof Canaveira HSST LEVANTAR PESOS

23 Prof Canaveira HSST LEVANTAR PESOS

24 Prof Canaveira HSST EMPURRAR PESOS

25 Prof Canaveira HSST

26 Prof Canaveira HSST TRANSPORTAR OBJECTOS

27 Prof Canaveira HSST VÍDEO SOBRE A ERGONOMIA

28 Prof Canaveira HSST

29 Prof Canaveira HSST


Carregar ppt "Prof Canaveira HSST ERGONOMIA. Prof Canaveira HSST A ERGONOMIA é o estudo das relações entre o trabalhador e a máquina, visando uma maior segurança e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google